Fatores motivacionais para a utilização do auto-atendimento na compra de ingressos de cinema

Bibliographic Details
Main Author: Silva, Gisele Miranda da
Publication Date: 2013
Format: Bachelor thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFRGS
Download full: http://hdl.handle.net/10183/97004
Summary: O mercado exibidor de cinema passou por várias mudanças estruturais nos últimos tempos. E, após uma retração entre os anos 2005 e 2008, voltou a crescer. Para acompanhar este cresci-mento, fizeram-se necessárias novas formas de atendimento, e com isso passou-se a utilizar também máquinas de autoatendimento para a venda de ingressos. Mas pesquisas revelam que apesar do aumento do uso de tecnologias, a utilização do autoatendimento é de apenas 30%. Por isso, o objetivo do presente estudo é identificar os fatores motivacionais que incentivam a utilização dos terminais de autoatendimento para a compra de ingressos de cinema. Para isso primeiramente foi realizada uma observação participante para descrever o funcionamento do serviço disponibilizado. Após, foram realizadas entrevistas em profundidade, que contaram com a participação de 13 pessoas. Para identificar os pontos relevantes das entrevistas, foi realizada uma análise de conteúdo que deu origem ao questionário objetivo. Este questionário teve a participação de 261 respondentes e seus resultados foram obtidos através de análises estatísticas (descritiva e inferencial). O resultado mostrou que os principais fatores motivacio-nais para a utilização do terminal de autoatendimento (ATM) são: as filas e lentidão do aten-dimento convencional ( = 4,5), a praticidade ( = 4,4), a facilidade de uso das máquinas ( = 4,3) e descontos e promoções ( = 4,5). Além disso, foi analisada a percepção do cliente quanto à qualidade do serviço de autoatendimento disponibilizado. Ficou evidente que a mai-or parte dos entrevistados não tem confiança de que caso venha a ocorrer algum problema durante a compra, esta vai ser resolvida com um atendimento imediato por parte dos funcioná-rios do cinema. Dessa forma, ficou claro que é de extrema importância que as empresas exibi-doras passem a dar maior atenção a seus clientes.
id UFRGS-2_8aab9ade3134e78f36b763730138d31d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/97004
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Gisele Miranda daBrei, Vinícius Andrade2014-06-28T02:08:58Z2013http://hdl.handle.net/10183/97004000918623O mercado exibidor de cinema passou por várias mudanças estruturais nos últimos tempos. E, após uma retração entre os anos 2005 e 2008, voltou a crescer. Para acompanhar este cresci-mento, fizeram-se necessárias novas formas de atendimento, e com isso passou-se a utilizar também máquinas de autoatendimento para a venda de ingressos. Mas pesquisas revelam que apesar do aumento do uso de tecnologias, a utilização do autoatendimento é de apenas 30%. Por isso, o objetivo do presente estudo é identificar os fatores motivacionais que incentivam a utilização dos terminais de autoatendimento para a compra de ingressos de cinema. Para isso primeiramente foi realizada uma observação participante para descrever o funcionamento do serviço disponibilizado. Após, foram realizadas entrevistas em profundidade, que contaram com a participação de 13 pessoas. Para identificar os pontos relevantes das entrevistas, foi realizada uma análise de conteúdo que deu origem ao questionário objetivo. Este questionário teve a participação de 261 respondentes e seus resultados foram obtidos através de análises estatísticas (descritiva e inferencial). O resultado mostrou que os principais fatores motivacio-nais para a utilização do terminal de autoatendimento (ATM) são: as filas e lentidão do aten-dimento convencional ( = 4,5), a praticidade ( = 4,4), a facilidade de uso das máquinas ( = 4,3) e descontos e promoções ( = 4,5). Além disso, foi analisada a percepção do cliente quanto à qualidade do serviço de autoatendimento disponibilizado. Ficou evidente que a mai-or parte dos entrevistados não tem confiança de que caso venha a ocorrer algum problema durante a compra, esta vai ser resolvida com um atendimento imediato por parte dos funcioná-rios do cinema. Dessa forma, ficou claro que é de extrema importância que as empresas exibi-doras passem a dar maior atenção a seus clientes.application/pdfporComércio eletrônicoAuto-atendimentoFatores motivacionaisFatores motivacionais para a utilização do auto-atendimento na compra de ingressos de cinemainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2013/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000918623.pdf000918623.pdfTexto completoapplication/pdf1871421http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97004/1/000918623.pdf57f7311e83e1903dcc53714a81aebc63MD51TEXT000918623.pdf.txt000918623.pdf.txtExtracted Texttext/plain146366http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97004/2/000918623.pdf.txt7df36b5293d042ce8aa84d709fabb49dMD52THUMBNAIL000918623.pdf.jpg000918623.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1099http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97004/3/000918623.pdf.jpgcb1d9d2511caf1398d95fb511b7adeb3MD5310183/970042018-10-18 08:45:38.151oai:www.lume.ufrgs.br:10183/97004Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:45:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fatores motivacionais para a utilização do auto-atendimento na compra de ingressos de cinema
title Fatores motivacionais para a utilização do auto-atendimento na compra de ingressos de cinema
spellingShingle Fatores motivacionais para a utilização do auto-atendimento na compra de ingressos de cinema
Silva, Gisele Miranda da
Comércio eletrônico
Auto-atendimento
Fatores motivacionais
title_short Fatores motivacionais para a utilização do auto-atendimento na compra de ingressos de cinema
title_full Fatores motivacionais para a utilização do auto-atendimento na compra de ingressos de cinema
title_fullStr Fatores motivacionais para a utilização do auto-atendimento na compra de ingressos de cinema
title_full_unstemmed Fatores motivacionais para a utilização do auto-atendimento na compra de ingressos de cinema
title_sort Fatores motivacionais para a utilização do auto-atendimento na compra de ingressos de cinema
author Silva, Gisele Miranda da
author_facet Silva, Gisele Miranda da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gisele Miranda da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brei, Vinícius Andrade
contributor_str_mv Brei, Vinícius Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio eletrônico
Auto-atendimento
Fatores motivacionais
topic Comércio eletrônico
Auto-atendimento
Fatores motivacionais
description O mercado exibidor de cinema passou por várias mudanças estruturais nos últimos tempos. E, após uma retração entre os anos 2005 e 2008, voltou a crescer. Para acompanhar este cresci-mento, fizeram-se necessárias novas formas de atendimento, e com isso passou-se a utilizar também máquinas de autoatendimento para a venda de ingressos. Mas pesquisas revelam que apesar do aumento do uso de tecnologias, a utilização do autoatendimento é de apenas 30%. Por isso, o objetivo do presente estudo é identificar os fatores motivacionais que incentivam a utilização dos terminais de autoatendimento para a compra de ingressos de cinema. Para isso primeiramente foi realizada uma observação participante para descrever o funcionamento do serviço disponibilizado. Após, foram realizadas entrevistas em profundidade, que contaram com a participação de 13 pessoas. Para identificar os pontos relevantes das entrevistas, foi realizada uma análise de conteúdo que deu origem ao questionário objetivo. Este questionário teve a participação de 261 respondentes e seus resultados foram obtidos através de análises estatísticas (descritiva e inferencial). O resultado mostrou que os principais fatores motivacio-nais para a utilização do terminal de autoatendimento (ATM) são: as filas e lentidão do aten-dimento convencional ( = 4,5), a praticidade ( = 4,4), a facilidade de uso das máquinas ( = 4,3) e descontos e promoções ( = 4,5). Além disso, foi analisada a percepção do cliente quanto à qualidade do serviço de autoatendimento disponibilizado. Ficou evidente que a mai-or parte dos entrevistados não tem confiança de que caso venha a ocorrer algum problema durante a compra, esta vai ser resolvida com um atendimento imediato por parte dos funcioná-rios do cinema. Dessa forma, ficou claro que é de extrema importância que as empresas exibi-doras passem a dar maior atenção a seus clientes.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-28T02:08:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/97004
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000918623
url http://hdl.handle.net/10183/97004
identifier_str_mv 000918623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97004/1/000918623.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97004/2/000918623.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97004/3/000918623.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 57f7311e83e1903dcc53714a81aebc63
7df36b5293d042ce8aa84d709fabb49d
cb1d9d2511caf1398d95fb511b7adeb3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486793776005120