A representação feminina na coleção Cercanía: o papel social de gênero nas aulas de espanhol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Jéssika Cunha
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/182785
Resumo: Cada sociedade apresenta determinadas funções/obrigações aos gêneros desde o momento em que nascem. A esse tipo de atribuições se chama papel social de gênero e é possível encontrá-lo em todas as esferas de nossa sociedade. A mulher é quem mais sofre com o papel social de gênero, pois sua participação na sociedade está subjugada ao papel masculino, já que vivemos em uma sociedade machista e patriarcal. Sua participação é baseada no papel materno, ou seja, espera-se que cumpra funções associadas à maternidade, que tenha filhos e que não seja vista como ser humano independente. A partir da análise da coleção Cercanía e da pergunta de pesquisa motivadora (“de que forma a mulher é representada no livro didático Cercanía, utilizado na rede municipal de Porto Alegre?”), este trabalho propõe-se a pensar a representação feminina nas aulas de Espanhol e sua importância para a construção da cidadania e da autoestima de meninas em idade escolar. A análise do livro foi feita através das atividades e das imagens propostas por ele. Foram utilizados como aporte teórico: os PCNs, que indicam que a diversidade cultural e social devem ser apresentadas e respeitadas em sala de aula; bem como a Constituição brasileira, que garante os direitos e a igualdade a todos os seres, independente de sexo, raça, cor, etc.; as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que defendem o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas e a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola; como também fez-se um breve recorrido do ensino de espanhol no Brasil.
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