Caracterização de ambientes urbanos em livros didáticos de biologia do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Leonardo Machado
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/109903
Resumo: O presente estudo visa caracterizar a forma como os livros didáticos de biologia expõem o ambiente urbano. A motivação para a pesquisa surgiu da aparente ausência de uma abordagem das cidades dentro da esfera ecológica. A recomendação de que os conteúdos devem ser ministrados com um enfoque no cotidiano dos alunos também justifica esse trabalho. Para tanto foram examinados seis dos oito livros didáticos de biologia do Ensino Médio estabelecidos pelo Guia do Programa Nacional dos Livros Didáticos 2012, especificamente a unidade de Ecologia. Cada menção ao ambiente urbano de texto ou imagem foi selecionada e analisada. Foi constatado que as cidades, lugar em que grande parte dos professores e alunos vivem, é descrito de uma forma pessimista, praticamente só a partir dos problemas ambientais. Em 48% das menções, os textos e imagens relacionavam o ambiente urbano à poluição. Os estudantes urbanos veem seu ambiente retratado pelos livros didáticos de forma negativa e não encontram, ao menos na mesma fonte, as maneiras de se engajar em projetos e iniciativas que busquem a mudança dos problemas ambientais e sociais presentes e futuros.
id UFRGS-2_8aee5799828508ddb16941f5c2e75482
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109903
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Duarte, Leonardo MachadoRosa, Russel Teresinha Dutra da2015-02-10T02:17:31Z2014http://hdl.handle.net/10183/109903000948883O presente estudo visa caracterizar a forma como os livros didáticos de biologia expõem o ambiente urbano. A motivação para a pesquisa surgiu da aparente ausência de uma abordagem das cidades dentro da esfera ecológica. A recomendação de que os conteúdos devem ser ministrados com um enfoque no cotidiano dos alunos também justifica esse trabalho. Para tanto foram examinados seis dos oito livros didáticos de biologia do Ensino Médio estabelecidos pelo Guia do Programa Nacional dos Livros Didáticos 2012, especificamente a unidade de Ecologia. Cada menção ao ambiente urbano de texto ou imagem foi selecionada e analisada. Foi constatado que as cidades, lugar em que grande parte dos professores e alunos vivem, é descrito de uma forma pessimista, praticamente só a partir dos problemas ambientais. Em 48% das menções, os textos e imagens relacionavam o ambiente urbano à poluição. Os estudantes urbanos veem seu ambiente retratado pelos livros didáticos de forma negativa e não encontram, ao menos na mesma fonte, as maneiras de se engajar em projetos e iniciativas que busquem a mudança dos problemas ambientais e sociais presentes e futuros.The present study aimed to characterize the way in which biology textbooks expose the urban environment. The motivation of this study arose from the apparent absence of a approach to cities within ecological realm. The recommendation that the content should be taught with a focus on the daily life of students justifies this job. For this were examined for six of the eight textbooks in High School biology established by the Guia do Programa Nacional dos Livros Didáticos 2012, specifically Ecology unit. Each mention of text or image to the urban environment was then compiled and analyzed. It was found that the urban environment, in place most teachers and students live, is described in a pessimistic way, almost exclusively from environmental problems. In 48% of mentions texts and images related environment urban and pollution. The students see their environment portrayed negatively by the textbooks and are not (at least in the same source) ways of to engage in projects and initiatives that seek changing environmental and social problems present and future.application/pdfporLivro didáticoEnsino de biologiaUrban environmentTextbookTeaching of biologyEducationCitizenshipCaracterização de ambientes urbanos em livros didáticos de biologia do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2014Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000948883.pdf.txt000948883.pdf.txtExtracted Texttext/plain56531http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109903/2/000948883.pdf.txtb27b3ed25e352e9add348f7634bbedd5MD52ORIGINAL000948883.pdf000948883.pdfTexto completoapplication/pdf2633453http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109903/1/000948883.pdf9a4ad964f4b899439f992298987e5586MD51THUMBNAIL000948883.pdf.jpg000948883.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1130http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109903/3/000948883.pdf.jpgcd26ee5d2aaf75a553c9de78e01bfc28MD5310183/1099032018-10-24 09:02:05.488oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109903Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:02:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Caracterização de ambientes urbanos em livros didáticos de biologia do ensino médio
title Caracterização de ambientes urbanos em livros didáticos de biologia do ensino médio
spellingShingle Caracterização de ambientes urbanos em livros didáticos de biologia do ensino médio
Duarte, Leonardo Machado
Livro didático
Ensino de biologia
Urban environment
Textbook
Teaching of biology
Education
Citizenship
title_short Caracterização de ambientes urbanos em livros didáticos de biologia do ensino médio
title_full Caracterização de ambientes urbanos em livros didáticos de biologia do ensino médio
title_fullStr Caracterização de ambientes urbanos em livros didáticos de biologia do ensino médio
title_full_unstemmed Caracterização de ambientes urbanos em livros didáticos de biologia do ensino médio
title_sort Caracterização de ambientes urbanos em livros didáticos de biologia do ensino médio
author Duarte, Leonardo Machado
author_facet Duarte, Leonardo Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Leonardo Machado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosa, Russel Teresinha Dutra da
contributor_str_mv Rosa, Russel Teresinha Dutra da
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Ensino de biologia
topic Livro didático
Ensino de biologia
Urban environment
Textbook
Teaching of biology
Education
Citizenship
dc.subject.eng.fl_str_mv Urban environment
Textbook
Teaching of biology
Education
Citizenship
description O presente estudo visa caracterizar a forma como os livros didáticos de biologia expõem o ambiente urbano. A motivação para a pesquisa surgiu da aparente ausência de uma abordagem das cidades dentro da esfera ecológica. A recomendação de que os conteúdos devem ser ministrados com um enfoque no cotidiano dos alunos também justifica esse trabalho. Para tanto foram examinados seis dos oito livros didáticos de biologia do Ensino Médio estabelecidos pelo Guia do Programa Nacional dos Livros Didáticos 2012, especificamente a unidade de Ecologia. Cada menção ao ambiente urbano de texto ou imagem foi selecionada e analisada. Foi constatado que as cidades, lugar em que grande parte dos professores e alunos vivem, é descrito de uma forma pessimista, praticamente só a partir dos problemas ambientais. Em 48% das menções, os textos e imagens relacionavam o ambiente urbano à poluição. Os estudantes urbanos veem seu ambiente retratado pelos livros didáticos de forma negativa e não encontram, ao menos na mesma fonte, as maneiras de se engajar em projetos e iniciativas que busquem a mudança dos problemas ambientais e sociais presentes e futuros.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-10T02:17:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/109903
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000948883
url http://hdl.handle.net/10183/109903
identifier_str_mv 000948883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109903/2/000948883.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109903/1/000948883.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109903/3/000948883.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b27b3ed25e352e9add348f7634bbedd5
9a4ad964f4b899439f992298987e5586
cd26ee5d2aaf75a553c9de78e01bfc28
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224477991763968