"A gente faz de tudo pra dar o melhor pra ele" : Reciprocidade, redes de apoio e percurso escolar na periferia de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/258944 |
Resumo: | O presente artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada para fins de obtenção do título de licenciado em Ciências Sociais. O tema escolhido possui relação direta com a trajetória pessoal e profissional do autor e ficou conhecido na literatura especializada como "relação família-escola". Através de pesquisa de campo, em que foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas e feito a observação do contexto em que elas eram realizadas, buscou-se seguir as pistas que uma família da periferia da cidade de Porto Alegre deixa ao ser observada e ouvida, para então falar sobre como encaram a escolaridade de um de seus filhos e como se organizam em função disso. Tratou-se de, em um contexto urbano periférico, constatar modos concretos de funcionamento e de arranjos familiares e suas relações com a vida escolar de seus filhos. Das referências teórico-metodológicas utilizadas, destaca-se as reflexões e contribuições de autores como Bernard Lahire, Écio Portes e Nadir Zago, como centrais para a articulação entre os dados construídos em campo e sua análise. Das categorias utilizadas, "relações de interdependência", "circunstâncias atuantes" e "configurações familiares" contribuíram para que as informações obtidas fizessem sentido ante o objetivo estipulado. Dessa maneira, foi possível, ainda que em seus primeiros contornos, reconstruir as relações de interdependência do nosso interlocutor e verificar os elementos de maior influência em sua trajetória escolar, descrevendo, assim, sua configuração familiar específica. |
id |
UFRGS-2_8b2c5bb43cb515dca1e43f03fd17ab9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258944 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gomes, Patrick DiasPinheiro, Leandro Rogério2023-06-12T03:25:27Z2023http://hdl.handle.net/10183/258944001171032O presente artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada para fins de obtenção do título de licenciado em Ciências Sociais. O tema escolhido possui relação direta com a trajetória pessoal e profissional do autor e ficou conhecido na literatura especializada como "relação família-escola". Através de pesquisa de campo, em que foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas e feito a observação do contexto em que elas eram realizadas, buscou-se seguir as pistas que uma família da periferia da cidade de Porto Alegre deixa ao ser observada e ouvida, para então falar sobre como encaram a escolaridade de um de seus filhos e como se organizam em função disso. Tratou-se de, em um contexto urbano periférico, constatar modos concretos de funcionamento e de arranjos familiares e suas relações com a vida escolar de seus filhos. Das referências teórico-metodológicas utilizadas, destaca-se as reflexões e contribuições de autores como Bernard Lahire, Écio Portes e Nadir Zago, como centrais para a articulação entre os dados construídos em campo e sua análise. Das categorias utilizadas, "relações de interdependência", "circunstâncias atuantes" e "configurações familiares" contribuíram para que as informações obtidas fizessem sentido ante o objetivo estipulado. Dessa maneira, foi possível, ainda que em seus primeiros contornos, reconstruir as relações de interdependência do nosso interlocutor e verificar os elementos de maior influência em sua trajetória escolar, descrevendo, assim, sua configuração familiar específica.application/pdfporTrajetoria escolarRelação família-escolaTrajetoria escolarFamília : Aspectos sociais"A gente faz de tudo pra dar o melhor pra ele" : Reciprocidade, redes de apoio e percurso escolar na periferia de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2023Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171032.pdf.txt001171032.pdf.txtExtracted Texttext/plain64764http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258944/2/001171032.pdf.txt8b5c13e73474bf23a203780c48d715f8MD52ORIGINAL001171032.pdfTexto completoapplication/pdf503737http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258944/1/001171032.pdff0e407a1d4ac08480f019c14dd79a8f3MD5110183/2589442023-06-13 03:27:21.45639oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258944Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-13T06:27:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
"A gente faz de tudo pra dar o melhor pra ele" : Reciprocidade, redes de apoio e percurso escolar na periferia de Porto Alegre |
title |
"A gente faz de tudo pra dar o melhor pra ele" : Reciprocidade, redes de apoio e percurso escolar na periferia de Porto Alegre |
spellingShingle |
"A gente faz de tudo pra dar o melhor pra ele" : Reciprocidade, redes de apoio e percurso escolar na periferia de Porto Alegre Gomes, Patrick Dias Trajetoria escolar Relação família-escola Trajetoria escolar Família : Aspectos sociais |
title_short |
"A gente faz de tudo pra dar o melhor pra ele" : Reciprocidade, redes de apoio e percurso escolar na periferia de Porto Alegre |
title_full |
"A gente faz de tudo pra dar o melhor pra ele" : Reciprocidade, redes de apoio e percurso escolar na periferia de Porto Alegre |
title_fullStr |
"A gente faz de tudo pra dar o melhor pra ele" : Reciprocidade, redes de apoio e percurso escolar na periferia de Porto Alegre |
title_full_unstemmed |
"A gente faz de tudo pra dar o melhor pra ele" : Reciprocidade, redes de apoio e percurso escolar na periferia de Porto Alegre |
title_sort |
"A gente faz de tudo pra dar o melhor pra ele" : Reciprocidade, redes de apoio e percurso escolar na periferia de Porto Alegre |
author |
Gomes, Patrick Dias |
author_facet |
Gomes, Patrick Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Patrick Dias |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pinheiro, Leandro Rogério |
contributor_str_mv |
Pinheiro, Leandro Rogério |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trajetoria escolar Relação família-escola Trajetoria escolar Família : Aspectos sociais |
topic |
Trajetoria escolar Relação família-escola Trajetoria escolar Família : Aspectos sociais |
description |
O presente artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada para fins de obtenção do título de licenciado em Ciências Sociais. O tema escolhido possui relação direta com a trajetória pessoal e profissional do autor e ficou conhecido na literatura especializada como "relação família-escola". Através de pesquisa de campo, em que foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas e feito a observação do contexto em que elas eram realizadas, buscou-se seguir as pistas que uma família da periferia da cidade de Porto Alegre deixa ao ser observada e ouvida, para então falar sobre como encaram a escolaridade de um de seus filhos e como se organizam em função disso. Tratou-se de, em um contexto urbano periférico, constatar modos concretos de funcionamento e de arranjos familiares e suas relações com a vida escolar de seus filhos. Das referências teórico-metodológicas utilizadas, destaca-se as reflexões e contribuições de autores como Bernard Lahire, Écio Portes e Nadir Zago, como centrais para a articulação entre os dados construídos em campo e sua análise. Das categorias utilizadas, "relações de interdependência", "circunstâncias atuantes" e "configurações familiares" contribuíram para que as informações obtidas fizessem sentido ante o objetivo estipulado. Dessa maneira, foi possível, ainda que em seus primeiros contornos, reconstruir as relações de interdependência do nosso interlocutor e verificar os elementos de maior influência em sua trajetória escolar, descrevendo, assim, sua configuração familiar específica. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-12T03:25:27Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/258944 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001171032 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/258944 |
identifier_str_mv |
001171032 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258944/2/001171032.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258944/1/001171032.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8b5c13e73474bf23a203780c48d715f8 f0e407a1d4ac08480f019c14dd79a8f3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447342316257280 |