"A gente faz de tudo pra dar o melhor pra ele" : Reciprocidade, redes de apoio e percurso escolar na periferia de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Patrick Dias
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/258944
Resumo: O presente artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada para fins de obtenção do título de licenciado em Ciências Sociais. O tema escolhido possui relação direta com a trajetória pessoal e profissional do autor e ficou conhecido na literatura especializada como "relação família-escola". Através de pesquisa de campo, em que foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas e feito a observação do contexto em que elas eram realizadas, buscou-se seguir as pistas que uma família da periferia da cidade de Porto Alegre deixa ao ser observada e ouvida, para então falar sobre como encaram a escolaridade de um de seus filhos e como se organizam em função disso. Tratou-se de, em um contexto urbano periférico, constatar modos concretos de funcionamento e de arranjos familiares e suas relações com a vida escolar de seus filhos. Das referências teórico-metodológicas utilizadas, destaca-se as reflexões e contribuições de autores como Bernard Lahire, Écio Portes e Nadir Zago, como centrais para a articulação entre os dados construídos em campo e sua análise. Das categorias utilizadas, "relações de interdependência", "circunstâncias atuantes" e "configurações familiares" contribuíram para que as informações obtidas fizessem sentido ante o objetivo estipulado. Dessa maneira, foi possível, ainda que em seus primeiros contornos, reconstruir as relações de interdependência do nosso interlocutor e verificar os elementos de maior influência em sua trajetória escolar, descrevendo, assim, sua configuração familiar específica.
id UFRGS-2_8b2c5bb43cb515dca1e43f03fd17ab9c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258944
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gomes, Patrick DiasPinheiro, Leandro Rogério2023-06-12T03:25:27Z2023http://hdl.handle.net/10183/258944001171032O presente artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada para fins de obtenção do título de licenciado em Ciências Sociais. O tema escolhido possui relação direta com a trajetória pessoal e profissional do autor e ficou conhecido na literatura especializada como "relação família-escola". Através de pesquisa de campo, em que foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas e feito a observação do contexto em que elas eram realizadas, buscou-se seguir as pistas que uma família da periferia da cidade de Porto Alegre deixa ao ser observada e ouvida, para então falar sobre como encaram a escolaridade de um de seus filhos e como se organizam em função disso. Tratou-se de, em um contexto urbano periférico, constatar modos concretos de funcionamento e de arranjos familiares e suas relações com a vida escolar de seus filhos. Das referências teórico-metodológicas utilizadas, destaca-se as reflexões e contribuições de autores como Bernard Lahire, Écio Portes e Nadir Zago, como centrais para a articulação entre os dados construídos em campo e sua análise. Das categorias utilizadas, "relações de interdependência", "circunstâncias atuantes" e "configurações familiares" contribuíram para que as informações obtidas fizessem sentido ante o objetivo estipulado. Dessa maneira, foi possível, ainda que em seus primeiros contornos, reconstruir as relações de interdependência do nosso interlocutor e verificar os elementos de maior influência em sua trajetória escolar, descrevendo, assim, sua configuração familiar específica.application/pdfporTrajetoria escolarRelação família-escolaTrajetoria escolarFamília : Aspectos sociais"A gente faz de tudo pra dar o melhor pra ele" : Reciprocidade, redes de apoio e percurso escolar na periferia de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2023Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171032.pdf.txt001171032.pdf.txtExtracted Texttext/plain64764http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258944/2/001171032.pdf.txt8b5c13e73474bf23a203780c48d715f8MD52ORIGINAL001171032.pdfTexto completoapplication/pdf503737http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258944/1/001171032.pdff0e407a1d4ac08480f019c14dd79a8f3MD5110183/2589442023-06-13 03:27:21.45639oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258944Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-13T06:27:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "A gente faz de tudo pra dar o melhor pra ele" : Reciprocidade, redes de apoio e percurso escolar na periferia de Porto Alegre
title "A gente faz de tudo pra dar o melhor pra ele" : Reciprocidade, redes de apoio e percurso escolar na periferia de Porto Alegre
spellingShingle "A gente faz de tudo pra dar o melhor pra ele" : Reciprocidade, redes de apoio e percurso escolar na periferia de Porto Alegre
Gomes, Patrick Dias
Trajetoria escolar
Relação família-escola
Trajetoria escolar
Família : Aspectos sociais
title_short "A gente faz de tudo pra dar o melhor pra ele" : Reciprocidade, redes de apoio e percurso escolar na periferia de Porto Alegre
title_full "A gente faz de tudo pra dar o melhor pra ele" : Reciprocidade, redes de apoio e percurso escolar na periferia de Porto Alegre
title_fullStr "A gente faz de tudo pra dar o melhor pra ele" : Reciprocidade, redes de apoio e percurso escolar na periferia de Porto Alegre
title_full_unstemmed "A gente faz de tudo pra dar o melhor pra ele" : Reciprocidade, redes de apoio e percurso escolar na periferia de Porto Alegre
title_sort "A gente faz de tudo pra dar o melhor pra ele" : Reciprocidade, redes de apoio e percurso escolar na periferia de Porto Alegre
author Gomes, Patrick Dias
author_facet Gomes, Patrick Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Patrick Dias
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pinheiro, Leandro Rogério
contributor_str_mv Pinheiro, Leandro Rogério
dc.subject.por.fl_str_mv Trajetoria escolar
Relação família-escola
Trajetoria escolar
Família : Aspectos sociais
topic Trajetoria escolar
Relação família-escola
Trajetoria escolar
Família : Aspectos sociais
description O presente artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada para fins de obtenção do título de licenciado em Ciências Sociais. O tema escolhido possui relação direta com a trajetória pessoal e profissional do autor e ficou conhecido na literatura especializada como "relação família-escola". Através de pesquisa de campo, em que foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas e feito a observação do contexto em que elas eram realizadas, buscou-se seguir as pistas que uma família da periferia da cidade de Porto Alegre deixa ao ser observada e ouvida, para então falar sobre como encaram a escolaridade de um de seus filhos e como se organizam em função disso. Tratou-se de, em um contexto urbano periférico, constatar modos concretos de funcionamento e de arranjos familiares e suas relações com a vida escolar de seus filhos. Das referências teórico-metodológicas utilizadas, destaca-se as reflexões e contribuições de autores como Bernard Lahire, Écio Portes e Nadir Zago, como centrais para a articulação entre os dados construídos em campo e sua análise. Das categorias utilizadas, "relações de interdependência", "circunstâncias atuantes" e "configurações familiares" contribuíram para que as informações obtidas fizessem sentido ante o objetivo estipulado. Dessa maneira, foi possível, ainda que em seus primeiros contornos, reconstruir as relações de interdependência do nosso interlocutor e verificar os elementos de maior influência em sua trajetória escolar, descrevendo, assim, sua configuração familiar específica.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-12T03:25:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/258944
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001171032
url http://hdl.handle.net/10183/258944
identifier_str_mv 001171032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258944/2/001171032.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258944/1/001171032.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8b5c13e73474bf23a203780c48d715f8
f0e407a1d4ac08480f019c14dd79a8f3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447342316257280