A utilização de contestes para avaliação da aptdão física na educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/18887 |
Resumo: | Esse estudo de caso partiu da necessidade de avaliar a aptidão física de alunos da educação infantil tendo em vista duas de minhas preocupações: o aumento do sedentarismo infantil e a utilização de testes de aptidão física adaptados a esse nível de ensino. Desta forma, este trabalho teve como objetivo analisar diferenças de resultados de uma bateria de testes de aptidão física realizada de duas formas: individual e na forma de conteste. Trata-se de um relato de experiência tendo em vista que este estudo foi desenvolvido a partir da minha atuação docente enquanto estagiário atuante numa escola de ensino infantil em turmas com alunos de 5 a 6 anos de idade. Para a coleta de dados baseei-me no Projeto Esporte Brasil e realizei adaptação de três testes: teste de velocidade (corrida de 10 metros), teste de forca de potencia de membros inferiores (salto horizontal) e teste de força explosiva de membros superiores (arremesso de um saquinho de 500g, similar ao utilizado na brincadeira “cinco marias”). Para análise dos dados foi utilizado o teste t pareado adotando-se o nível de significância de 0,05. Os dados foram analisados no programa SPSS, versão 13. Os resultados obtidos sugerem que não há diferenças no desempenho das crianças quando comparados os resultados obtidos nas duas formas de aplicação dos testes. A utilização de testes adaptados pode ser mais uma ferramenta de avaliação na educação infantil, contribuindo para que esse processo seja mais concreto e menos subjetivo, envolvendo variáveis que estão presentes no cotidiano de brincadeiras e atividades das crianças. Além disso, os alunos mostraram prazer em realizar os testes na maioria dos casos o que leva a considerar as atividades propostas como adequadas para o contexto da educação infantil. |
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Severo, Augusto MânicaCardoso, Lisiane Torres e2010-03-26T04:16:23Z2009http://hdl.handle.net/10183/18887000732032Esse estudo de caso partiu da necessidade de avaliar a aptidão física de alunos da educação infantil tendo em vista duas de minhas preocupações: o aumento do sedentarismo infantil e a utilização de testes de aptidão física adaptados a esse nível de ensino. Desta forma, este trabalho teve como objetivo analisar diferenças de resultados de uma bateria de testes de aptidão física realizada de duas formas: individual e na forma de conteste. Trata-se de um relato de experiência tendo em vista que este estudo foi desenvolvido a partir da minha atuação docente enquanto estagiário atuante numa escola de ensino infantil em turmas com alunos de 5 a 6 anos de idade. Para a coleta de dados baseei-me no Projeto Esporte Brasil e realizei adaptação de três testes: teste de velocidade (corrida de 10 metros), teste de forca de potencia de membros inferiores (salto horizontal) e teste de força explosiva de membros superiores (arremesso de um saquinho de 500g, similar ao utilizado na brincadeira “cinco marias”). Para análise dos dados foi utilizado o teste t pareado adotando-se o nível de significância de 0,05. Os dados foram analisados no programa SPSS, versão 13. Os resultados obtidos sugerem que não há diferenças no desempenho das crianças quando comparados os resultados obtidos nas duas formas de aplicação dos testes. A utilização de testes adaptados pode ser mais uma ferramenta de avaliação na educação infantil, contribuindo para que esse processo seja mais concreto e menos subjetivo, envolvendo variáveis que estão presentes no cotidiano de brincadeiras e atividades das crianças. Além disso, os alunos mostraram prazer em realizar os testes na maioria dos casos o que leva a considerar as atividades propostas como adequadas para o contexto da educação infantil.application/pdfporAptidão físicaA utilização de contestes para avaliação da aptdão física na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RSEducação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000732032.pdf000732032.pdfTexto completoapplication/pdf63325http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18887/1/000732032.pdf8d773ccedf24e355f83fd5baee3daf05MD51TEXT000732032.pdf.txt000732032.pdf.txtExtracted Texttext/plain31880http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18887/2/000732032.pdf.txt1f5289c83ef47106370fd78693e48790MD52THUMBNAIL000732032.pdf.jpg000732032.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg994http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18887/3/000732032.pdf.jpg720a37eda2bc2353c7b6367e2755744aMD5310183/188872018-10-17 07:46:16.598oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18887Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:46:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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