Saude coletiva e aptdão fisica de escolares de segundo grau : estudo a partis do Colegio Tecnico Industrial - UNESP, Bauru

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Henrique Luiz
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580425
Resumo: Orientador: Aguinaldo Gonçalves
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spelling Saude coletiva e aptdão fisica de escolares de segundo grau : estudo a partis do Colegio Tecnico Industrial - UNESP, BauruAptidão física em criançasSaúde escolarEducação física para criançasOrientador: Aguinaldo GonçalvesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: Observa-se na literatura técnica pertinente que o termo Aptidão Física relaciona-se fortemente com o de Saúde. Neste sentido, empreende-se introdutoriamente, revisão de alguns de seus conceitos e características básicas e procura-se construir tipologia das principais vertentes de pesquisa na área, identificadas em quatro diferentes correntes. Desta forma, pretende-se explorar os possíveis efeitos de variáveis relacionadas à saúde sobre os padrões de aptidão física no segundo grau. Mais especificamente, interessa saber como estes se apresentam em relação a diferentes moda1idades esportivas, parâmetros de desenvolvimento pubertário e aspectos sócio-culturais. Para tanto, recorreu-se a metodologia de intervenção, aplicada a 87 alunos do sexo masculino na faixa etária entre 14 e 18 anos, distribuídos em cinco diferentes grupos. Foram controlados, nos momentos pré e pós-teste, peso e estatura e aplicados cinco testes para avaliar força, resistência muscular localizada, velocidade, agilidade e resistência aeróbica. Em seguida, o mesmo grupo foi reestratificado segundo período de freqüência às aulas, seriação, tipo de formação e faixa etária. Nos resultados, nota-se que o efeito de exposição. Atua de forma significativa em quase todos os grupos estudados, com exceção do teste de salto em extensão, em relação a modalidades esportivas e período de freqüência às aulas. Perfis não paralelos e não coincidentes são observados nos diferentes parâmetros postos a estudo, a depender da variável considerada, indicando tendências de variabilidade de algumas qualidades físicas em função da forma como a população se estratificou. Na dinâmica da relação Saúde - Atividade Física, faixa etária e seriação foram tomadas como parâmetros de crescimento; evidenciaram aumento da força muscular atrelada ao desenvolvimento das variáveis peso e estatura. A altura dos alunos de menor idade foi maior que as obtidas como referência, porém, em relação à estatura final parecem não diferir muito. Na exploração dos fatores ligados ao contexto sócio-cultural, tipo de formação e período de freqüência às aulas apontaram variabilidade nos testes destinados a avaliar agilidade, velocidade e resistência aeróbica. Os indivíduos que optaram por atividades artesanais se mostraram menos ágeis e velozes, quando comparados aos de informática; e os do noturno não evoluíram significativamente em relação aos momentos inicial e final. Na interação destas diferentes variáveis na relação Saúde Coletiva-Aptidão Física, as informações encontradas na literatura revelaram-se contraditórias especialmente quando se referem à realidade latino-americanaAbstract: It can be observed in the pertinent technical literature that the term Physical Fitness is strongly related to Health. For this purpose, a review of some basic concepts and characteristics is undertaken first and the typology of the main research sources in the area is tried to be formed, identified in four different tendencies. In this way, possible effects related to health are intended to be explored concern1ng physical fitness standard in secondary school. More specifically concerning their apresentation in relation to different sports parameters of pubescent development and sociocultural features. Therefore, a methodology of intervention was used, applied to 87 male students in age of 14-18 years old, distributed into five different groups. Weight and height were controled before and after tests, and five tests were applied to evaluate strengh, located muscular endurance, speed, agility and aerobic capacity. Afterwards, the same group was stratified again in conformity to period of class frequency, seriation, age and education type. As results it can be noted that effect of expositionprogress significantly in almost all the groups studied, excerting the horizontal jump test in relation to different sports and class frequency period. Non parallel and non coincident profiles are observed 1n the different parameters studied, depending on considered variant, indicating variability tendencies of some physical qualities due to way the population was stratified. Age and seriation taken as parameters of growing, proved increase of muscular strength connected to development of weight and height variants. Height of the younger students was higher than that obtained as rererence, fowever, in relation to final height they don't seem to differ very much. Education type showed inrfuences connected to cu1tural context in tests for evaluating agility and speed. Subjects that chose workmanship showed less agility and speed, when compared to the ones who chose computing. Concerning the relation Health - Physical. Education, raised inrormation seems contradictory specially when it refers to Latin-American realityMestradoMestre em Educação Física[s.n.]Gonçalves, Aguinaldo, 1949-Carvalheiro, Clarisse Dulce GardonyiBramante, Antonio CarlosUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMonteiro, Henrique Luiz19931993-02-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf86f. : il.(Enc.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580425MONTEIRO, Henrique Luiz. Saude coletiva e aptdão fisica de escolares de segundo grau: estudo a partis do Colegio Tecnico Industrial - UNESP, Bauru. 1993. 86f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580425. 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