Saúde mental coletiva nos cursos de engenharia: um trabalho de acompanhamento de alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/78016 |
Resumo: | Com a política de expansão da educação do Ensino Superior através do Projeto Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) houve a contratação de novos servidores entre docentes e técnicos em diversas áreas nas Instituições de Ensino Superior (IES). Desta forma, foi possível direcionar um olhar sobre os altos índices de reprovações em disciplinas e o extenso prazo para a conclusão do curso, que vem se repetindo ao longo dos anos. Com a contratação de novos servidores, surgiu na Escola de Engenharia de uma IES pública a possibilidade de realizar um trabalho de investigação dos motivos do baixo desempenho acadêmico dos alunos de graduação. O objetivo deste trabalho é realizar um levantamento e discussão das situações mais comuns enfrentadas pelos alunos que levam ao sofrimento psíquico podendo refletir no desempenho acadêmico, descrevendo suas possíveis causas e seu contexto. Estas informações poderão subsidiar a proposta de projetos para contribuir com a melhora das condições de saúde mental dos estudantes universitários através de ações conjuntas que integre todos os atores envolvidos nesta questão. |
id |
UFRGS-2_8b5082a5577e0f6b75955edc6fa04bf5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78016 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Yoshioka, AkieTschiedel, Rosemarie Gärtner2013-09-14T01:46:49Z2013http://hdl.handle.net/10183/78016000898020Com a política de expansão da educação do Ensino Superior através do Projeto Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) houve a contratação de novos servidores entre docentes e técnicos em diversas áreas nas Instituições de Ensino Superior (IES). Desta forma, foi possível direcionar um olhar sobre os altos índices de reprovações em disciplinas e o extenso prazo para a conclusão do curso, que vem se repetindo ao longo dos anos. Com a contratação de novos servidores, surgiu na Escola de Engenharia de uma IES pública a possibilidade de realizar um trabalho de investigação dos motivos do baixo desempenho acadêmico dos alunos de graduação. O objetivo deste trabalho é realizar um levantamento e discussão das situações mais comuns enfrentadas pelos alunos que levam ao sofrimento psíquico podendo refletir no desempenho acadêmico, descrevendo suas possíveis causas e seu contexto. Estas informações poderão subsidiar a proposta de projetos para contribuir com a melhora das condições de saúde mental dos estudantes universitários através de ações conjuntas que integre todos os atores envolvidos nesta questão.application/pdfporSaúde coletivaEnsino superiorSaúde mental coletiva nos cursos de engenharia: um trabalho de acompanhamento de alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Educação em Saúde Mental Coletivainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000898020.pdf000898020.pdfTexto completoapplication/pdf356874http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78016/1/000898020.pdf3f602e6054ff040bb580828e0d4144bdMD51TEXT000898020.pdf.txt000898020.pdf.txtExtracted Texttext/plain63344http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78016/2/000898020.pdf.txt908c9fd841cbc5cd587101bca0a9addfMD52THUMBNAIL000898020.pdf.jpg000898020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg932http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78016/3/000898020.pdf.jpg31357d2a414268b11eff65754e2c4952MD5310183/780162018-10-15 08:19:03.111oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78016Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:19:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Saúde mental coletiva nos cursos de engenharia: um trabalho de acompanhamento de alunos |
title |
Saúde mental coletiva nos cursos de engenharia: um trabalho de acompanhamento de alunos |
spellingShingle |
Saúde mental coletiva nos cursos de engenharia: um trabalho de acompanhamento de alunos Yoshioka, Akie Saúde coletiva Ensino superior |
title_short |
Saúde mental coletiva nos cursos de engenharia: um trabalho de acompanhamento de alunos |
title_full |
Saúde mental coletiva nos cursos de engenharia: um trabalho de acompanhamento de alunos |
title_fullStr |
Saúde mental coletiva nos cursos de engenharia: um trabalho de acompanhamento de alunos |
title_full_unstemmed |
Saúde mental coletiva nos cursos de engenharia: um trabalho de acompanhamento de alunos |
title_sort |
Saúde mental coletiva nos cursos de engenharia: um trabalho de acompanhamento de alunos |
author |
Yoshioka, Akie |
author_facet |
Yoshioka, Akie |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Yoshioka, Akie |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tschiedel, Rosemarie Gärtner |
contributor_str_mv |
Tschiedel, Rosemarie Gärtner |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde coletiva Ensino superior |
topic |
Saúde coletiva Ensino superior |
description |
Com a política de expansão da educação do Ensino Superior através do Projeto Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) houve a contratação de novos servidores entre docentes e técnicos em diversas áreas nas Instituições de Ensino Superior (IES). Desta forma, foi possível direcionar um olhar sobre os altos índices de reprovações em disciplinas e o extenso prazo para a conclusão do curso, que vem se repetindo ao longo dos anos. Com a contratação de novos servidores, surgiu na Escola de Engenharia de uma IES pública a possibilidade de realizar um trabalho de investigação dos motivos do baixo desempenho acadêmico dos alunos de graduação. O objetivo deste trabalho é realizar um levantamento e discussão das situações mais comuns enfrentadas pelos alunos que levam ao sofrimento psíquico podendo refletir no desempenho acadêmico, descrevendo suas possíveis causas e seu contexto. Estas informações poderão subsidiar a proposta de projetos para contribuir com a melhora das condições de saúde mental dos estudantes universitários através de ações conjuntas que integre todos os atores envolvidos nesta questão. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-09-14T01:46:49Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/78016 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000898020 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/78016 |
identifier_str_mv |
000898020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78016/1/000898020.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78016/2/000898020.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78016/3/000898020.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3f602e6054ff040bb580828e0d4144bd 908c9fd841cbc5cd587101bca0a9addf 31357d2a414268b11eff65754e2c4952 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224452790288384 |