Saúde mental coletiva nos cursos de engenharia: um trabalho de acompanhamento de alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yoshioka, Akie
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/78016
Resumo: Com a política de expansão da educação do Ensino Superior através do Projeto Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) houve a contratação de novos servidores entre docentes e técnicos em diversas áreas nas Instituições de Ensino Superior (IES). Desta forma, foi possível direcionar um olhar sobre os altos índices de reprovações em disciplinas e o extenso prazo para a conclusão do curso, que vem se repetindo ao longo dos anos. Com a contratação de novos servidores, surgiu na Escola de Engenharia de uma IES pública a possibilidade de realizar um trabalho de investigação dos motivos do baixo desempenho acadêmico dos alunos de graduação. O objetivo deste trabalho é realizar um levantamento e discussão das situações mais comuns enfrentadas pelos alunos que levam ao sofrimento psíquico podendo refletir no desempenho acadêmico, descrevendo suas possíveis causas e seu contexto. Estas informações poderão subsidiar a proposta de projetos para contribuir com a melhora das condições de saúde mental dos estudantes universitários através de ações conjuntas que integre todos os atores envolvidos nesta questão.
id UFRGS-2_8b5082a5577e0f6b75955edc6fa04bf5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78016
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Yoshioka, AkieTschiedel, Rosemarie Gärtner2013-09-14T01:46:49Z2013http://hdl.handle.net/10183/78016000898020Com a política de expansão da educação do Ensino Superior através do Projeto Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) houve a contratação de novos servidores entre docentes e técnicos em diversas áreas nas Instituições de Ensino Superior (IES). Desta forma, foi possível direcionar um olhar sobre os altos índices de reprovações em disciplinas e o extenso prazo para a conclusão do curso, que vem se repetindo ao longo dos anos. Com a contratação de novos servidores, surgiu na Escola de Engenharia de uma IES pública a possibilidade de realizar um trabalho de investigação dos motivos do baixo desempenho acadêmico dos alunos de graduação. O objetivo deste trabalho é realizar um levantamento e discussão das situações mais comuns enfrentadas pelos alunos que levam ao sofrimento psíquico podendo refletir no desempenho acadêmico, descrevendo suas possíveis causas e seu contexto. Estas informações poderão subsidiar a proposta de projetos para contribuir com a melhora das condições de saúde mental dos estudantes universitários através de ações conjuntas que integre todos os atores envolvidos nesta questão.application/pdfporSaúde coletivaEnsino superiorSaúde mental coletiva nos cursos de engenharia: um trabalho de acompanhamento de alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Educação em Saúde Mental Coletivainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000898020.pdf000898020.pdfTexto completoapplication/pdf356874http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78016/1/000898020.pdf3f602e6054ff040bb580828e0d4144bdMD51TEXT000898020.pdf.txt000898020.pdf.txtExtracted Texttext/plain63344http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78016/2/000898020.pdf.txt908c9fd841cbc5cd587101bca0a9addfMD52THUMBNAIL000898020.pdf.jpg000898020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg932http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78016/3/000898020.pdf.jpg31357d2a414268b11eff65754e2c4952MD5310183/780162018-10-15 08:19:03.111oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78016Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:19:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Saúde mental coletiva nos cursos de engenharia: um trabalho de acompanhamento de alunos
title Saúde mental coletiva nos cursos de engenharia: um trabalho de acompanhamento de alunos
spellingShingle Saúde mental coletiva nos cursos de engenharia: um trabalho de acompanhamento de alunos
Yoshioka, Akie
Saúde coletiva
Ensino superior
title_short Saúde mental coletiva nos cursos de engenharia: um trabalho de acompanhamento de alunos
title_full Saúde mental coletiva nos cursos de engenharia: um trabalho de acompanhamento de alunos
title_fullStr Saúde mental coletiva nos cursos de engenharia: um trabalho de acompanhamento de alunos
title_full_unstemmed Saúde mental coletiva nos cursos de engenharia: um trabalho de acompanhamento de alunos
title_sort Saúde mental coletiva nos cursos de engenharia: um trabalho de acompanhamento de alunos
author Yoshioka, Akie
author_facet Yoshioka, Akie
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Yoshioka, Akie
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tschiedel, Rosemarie Gärtner
contributor_str_mv Tschiedel, Rosemarie Gärtner
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde coletiva
Ensino superior
topic Saúde coletiva
Ensino superior
description Com a política de expansão da educação do Ensino Superior através do Projeto Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) houve a contratação de novos servidores entre docentes e técnicos em diversas áreas nas Instituições de Ensino Superior (IES). Desta forma, foi possível direcionar um olhar sobre os altos índices de reprovações em disciplinas e o extenso prazo para a conclusão do curso, que vem se repetindo ao longo dos anos. Com a contratação de novos servidores, surgiu na Escola de Engenharia de uma IES pública a possibilidade de realizar um trabalho de investigação dos motivos do baixo desempenho acadêmico dos alunos de graduação. O objetivo deste trabalho é realizar um levantamento e discussão das situações mais comuns enfrentadas pelos alunos que levam ao sofrimento psíquico podendo refletir no desempenho acadêmico, descrevendo suas possíveis causas e seu contexto. Estas informações poderão subsidiar a proposta de projetos para contribuir com a melhora das condições de saúde mental dos estudantes universitários através de ações conjuntas que integre todos os atores envolvidos nesta questão.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-09-14T01:46:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/78016
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000898020
url http://hdl.handle.net/10183/78016
identifier_str_mv 000898020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78016/1/000898020.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78016/2/000898020.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78016/3/000898020.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3f602e6054ff040bb580828e0d4144bd
908c9fd841cbc5cd587101bca0a9addf
31357d2a414268b11eff65754e2c4952
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224452790288384