A humanização e a formação médica na perspectiva dos estudantes de medicina da UFRN-Natal-RN-Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Vera Maria da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/107595
Resumo: Este estudo, por meio de uma abor dagem qualitativa, busca compreender a per cepção dos estudantes de Medicina da Universida de Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) acer ca da humaniza ção no contexto da formação médica. Foi utilizada a técnica de grupo focal, envolvendo uma equipe multidisciplinar com profissionais das áreas de antropologia, psicologia e medicina, que estudou dois grupos de nove estudantes do último ano do curso. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo temática categorial, da qual emer giram três categorias: relação estudante-paciente, ensino-aprendizagem e relação estudante-professor. A primeira categoria permite identificar que a experiência do contato do estudante com o paciente é essencial à constru ção de uma identidade profissional humanizada. Em relação à segunda categoria, per cebe-se que professores sem capacitação nas práticas pedagógicas, inerentes à profissão de professor, e a dicotomia teoria-prática dificultam a formação autônoma do conhecimento e uma visão integral do indivíduo. Da ter ceira categoria emer giram duas subcategorias antagônicas (professor-modelo e relações assimétricas), que refletem a importância da postura ético-humanista do professor em detrimento de uma atitude autoritária para a constru ção da identidade profissional do estudante. Esses dados apontam aspectos da formação médica que podem respaldar uma discussão acer ca da humanização no contexto das novas diretrizes curriculares.
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