A humanização e a formação médica na perspectiva dos estudantes de medicina da UFRN-Natal-RN-Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Vera Maria da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/107595
Resumo: Este estudo, por meio de uma abor dagem qualitativa, busca compreender a per cepção dos estudantes de Medicina da Universida de Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) acer ca da humaniza ção no contexto da formação médica. Foi utilizada a técnica de grupo focal, envolvendo uma equipe multidisciplinar com profissionais das áreas de antropologia, psicologia e medicina, que estudou dois grupos de nove estudantes do último ano do curso. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo temática categorial, da qual emer giram três categorias: relação estudante-paciente, ensino-aprendizagem e relação estudante-professor. A primeira categoria permite identificar que a experiência do contato do estudante com o paciente é essencial à constru ção de uma identidade profissional humanizada. Em relação à segunda categoria, per cebe-se que professores sem capacitação nas práticas pedagógicas, inerentes à profissão de professor, e a dicotomia teoria-prática dificultam a formação autônoma do conhecimento e uma visão integral do indivíduo. Da ter ceira categoria emer giram duas subcategorias antagônicas (professor-modelo e relações assimétricas), que refletem a importância da postura ético-humanista do professor em detrimento de uma atitude autoritária para a constru ção da identidade profissional do estudante. Esses dados apontam aspectos da formação médica que podem respaldar uma discussão acer ca da humanização no contexto das novas diretrizes curriculares.
id UFRGS-2_8b69cec4f8721aba6505d20942cf4c15
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107595
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rocha, Vera Maria da2014-11-29T02:21:07Z20090100-5502http://hdl.handle.net/10183/107595000735234Este estudo, por meio de uma abor dagem qualitativa, busca compreender a per cepção dos estudantes de Medicina da Universida de Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) acer ca da humaniza ção no contexto da formação médica. Foi utilizada a técnica de grupo focal, envolvendo uma equipe multidisciplinar com profissionais das áreas de antropologia, psicologia e medicina, que estudou dois grupos de nove estudantes do último ano do curso. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo temática categorial, da qual emer giram três categorias: relação estudante-paciente, ensino-aprendizagem e relação estudante-professor. A primeira categoria permite identificar que a experiência do contato do estudante com o paciente é essencial à constru ção de uma identidade profissional humanizada. Em relação à segunda categoria, per cebe-se que professores sem capacitação nas práticas pedagógicas, inerentes à profissão de professor, e a dicotomia teoria-prática dificultam a formação autônoma do conhecimento e uma visão integral do indivíduo. Da ter ceira categoria emer giram duas subcategorias antagônicas (professor-modelo e relações assimétricas), que refletem a importância da postura ético-humanista do professor em detrimento de uma atitude autoritária para a constru ção da identidade profissional do estudante. Esses dados apontam aspectos da formação médica que podem respaldar uma discussão acer ca da humanização no contexto das novas diretrizes curriculares.This study used a qualitative approach to understand the perspective of medical students at the Federal University in Rio Grande do Norte, Brazil, concerning huma nization in the context of medical training. A focus group technique was used, involving a multidisciplinary team from anthropology, psycho logy, and medicine that studied two groups of nine students each from the last year of me di cal school. Data were submitted to categorical thematic content analysis, revealing three categories: the student-patient, teaching-lear ning, and student-professor relationships. The first category showed that the student’s experience of contact with patients is essential for constructing a huma nized professional identity. In the second category, professors with no training in inherent pedagogical practices, plus the dichotomy between theory and practice, hinder the autonomous formation of knowledge and a comprehensive view of the individual. Two opposing sub-categories emer ged from the third category (model professor and asymmetric relations) that reflect the importance of the professor’s ethical-humanist stance rather than an authoritarian attitude in the construction of the student’s professional identity. These data highlight aspects of medical training that can substantiate a discussion of humanization in the context of the new curricular guidelines.application/pdfporRevista Brasileira de Educação Médica. Rio de Janeiro. Vol. 33, no. 4 (out./dez. 2009), p. 555-561EstudantesMedicinaFormação profissionalMedical studentsMedical educationHumanizationQualitative researchA humanização e a formação médica na perspectiva dos estudantes de medicina da UFRN-Natal-RN-BrasilHumanization of undergraduate medical education from the perspective of medical students at the Federal University in Rio Grande do Norte, Brazil info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000735234.pdf000735234.pdfTexto completoapplication/pdf185341http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107595/1/000735234.pdf30ac82c256c61d9da472a11eb3d800e1MD51TEXT000735234.pdf.txt000735234.pdf.txtExtracted Texttext/plain30064http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107595/2/000735234.pdf.txta9e4db63d88597b92b4b2aa74d39a8dfMD52THUMBNAIL000735234.pdf.jpg000735234.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1729http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107595/3/000735234.pdf.jpga3828e4a2ed997873da88d5b71a98e6dMD5310183/1075952018-10-22 08:22:08.533oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107595Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:22:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A humanização e a formação médica na perspectiva dos estudantes de medicina da UFRN-Natal-RN-Brasil
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Humanization of undergraduate medical education from the perspective of medical students at the Federal University in Rio Grande do Norte, Brazil
title A humanização e a formação médica na perspectiva dos estudantes de medicina da UFRN-Natal-RN-Brasil
spellingShingle A humanização e a formação médica na perspectiva dos estudantes de medicina da UFRN-Natal-RN-Brasil
Rocha, Vera Maria da
Estudantes
Medicina
Formação profissional
Medical students
Medical education
Humanization
Qualitative research
title_short A humanização e a formação médica na perspectiva dos estudantes de medicina da UFRN-Natal-RN-Brasil
title_full A humanização e a formação médica na perspectiva dos estudantes de medicina da UFRN-Natal-RN-Brasil
title_fullStr A humanização e a formação médica na perspectiva dos estudantes de medicina da UFRN-Natal-RN-Brasil
title_full_unstemmed A humanização e a formação médica na perspectiva dos estudantes de medicina da UFRN-Natal-RN-Brasil
title_sort A humanização e a formação médica na perspectiva dos estudantes de medicina da UFRN-Natal-RN-Brasil
author Rocha, Vera Maria da
author_facet Rocha, Vera Maria da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Vera Maria da
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes
Medicina
Formação profissional
topic Estudantes
Medicina
Formação profissional
Medical students
Medical education
Humanization
Qualitative research
dc.subject.eng.fl_str_mv Medical students
Medical education
Humanization
Qualitative research
description Este estudo, por meio de uma abor dagem qualitativa, busca compreender a per cepção dos estudantes de Medicina da Universida de Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) acer ca da humaniza ção no contexto da formação médica. Foi utilizada a técnica de grupo focal, envolvendo uma equipe multidisciplinar com profissionais das áreas de antropologia, psicologia e medicina, que estudou dois grupos de nove estudantes do último ano do curso. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo temática categorial, da qual emer giram três categorias: relação estudante-paciente, ensino-aprendizagem e relação estudante-professor. A primeira categoria permite identificar que a experiência do contato do estudante com o paciente é essencial à constru ção de uma identidade profissional humanizada. Em relação à segunda categoria, per cebe-se que professores sem capacitação nas práticas pedagógicas, inerentes à profissão de professor, e a dicotomia teoria-prática dificultam a formação autônoma do conhecimento e uma visão integral do indivíduo. Da ter ceira categoria emer giram duas subcategorias antagônicas (professor-modelo e relações assimétricas), que refletem a importância da postura ético-humanista do professor em detrimento de uma atitude autoritária para a constru ção da identidade profissional do estudante. Esses dados apontam aspectos da formação médica que podem respaldar uma discussão acer ca da humanização no contexto das novas diretrizes curriculares.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-11-29T02:21:07Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/107595
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-5502
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000735234
identifier_str_mv 0100-5502
000735234
url http://hdl.handle.net/10183/107595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica. Rio de Janeiro. Vol. 33, no. 4 (out./dez. 2009), p. 555-561
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107595/1/000735234.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107595/2/000735234.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107595/3/000735234.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 30ac82c256c61d9da472a11eb3d800e1
a9e4db63d88597b92b4b2aa74d39a8df
a3828e4a2ed997873da88d5b71a98e6d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447568214130688