Super Trunfo dos Campos Sulinos : desenvolvimento de ferramenta pedagógica e de experiências sobre a flora nativa de uso popular do Sul do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rafael Barboza dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/251591
Resumo: No ensino de Ciências e Biologia, com ênfase em Botânica, o foco dado para a memorização superficial de termos e conceitos costuma distanciar estudantes de um efetivo entendimento prático. Com isso, professores e professoras, sem outros recursos, contribuem para um ensino de Botânica distante das e dos estudantes, uma vez que as suas experiências e saberes prévios, em relação à flora, normalmente não são valorizados no currículo escolar. A fim de superar a "cegueira botânica", através da valorização e da percepção das plantas no cotidiano e na vida escolar, a implementação de jogos pode atuar não somente como um instrumento pedagógico para o processo de ensino-aprendizagem, mas também como um recurso para auxiliar no planejamento das aulas. Dessa forma, este projeto de pesquisa consistiu em desenvolver uma ferramenta pedagógica para o ensino de Botânica referente à flora nativa dos Campos Sulinose o seu efetivo ou potencial uso pelas populações humanas. A realização desta pesquisa compreende as etapas de elaboração do jogo "Super Trunfo dos Campos Sulinos" e sua aplicação com as e os estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio de um Instituto Estadual no município de Guaíba, Rio Grande do Sul. Além disso, a abordagem desta pesquisa assume caráter qualitativo e de natureza descritiva. O jogo desenvolvido segue uma versão clássica do "Super Trunfo", o qual é composto por um baralho com 32 cartas, sendo apenas uma delas o super trunfo. Os dados obtidos, após a aplicação do jogo, demonstram o interesse das e dos estudantes em ter contato com conhecimentos botânicos de forma lúdica, através de jogos. Por isso, a incorporação deste jogo para o ensino contribui para a formação de cidadãos críticos e conscientes, servindo também como um recurso didático a ser utilizado para alertar sobre a importância da conservação dos ecossistemas campestres, principalmente dos Campos Sulinos, e informar sobre a biodiversidade da flora nativa intrínseca aos serviços ecossistêmicos.
id UFRGS-2_8b8eab22887b5cf65ee7aa070ddd222a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251591
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Rafael Barboza dosMenezes, Luciana da SilvaMoço, Maria Cecília de Chiara2022-11-18T04:55:57Z2022http://hdl.handle.net/10183/251591001152905No ensino de Ciências e Biologia, com ênfase em Botânica, o foco dado para a memorização superficial de termos e conceitos costuma distanciar estudantes de um efetivo entendimento prático. Com isso, professores e professoras, sem outros recursos, contribuem para um ensino de Botânica distante das e dos estudantes, uma vez que as suas experiências e saberes prévios, em relação à flora, normalmente não são valorizados no currículo escolar. A fim de superar a "cegueira botânica", através da valorização e da percepção das plantas no cotidiano e na vida escolar, a implementação de jogos pode atuar não somente como um instrumento pedagógico para o processo de ensino-aprendizagem, mas também como um recurso para auxiliar no planejamento das aulas. Dessa forma, este projeto de pesquisa consistiu em desenvolver uma ferramenta pedagógica para o ensino de Botânica referente à flora nativa dos Campos Sulinose o seu efetivo ou potencial uso pelas populações humanas. A realização desta pesquisa compreende as etapas de elaboração do jogo "Super Trunfo dos Campos Sulinos" e sua aplicação com as e os estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio de um Instituto Estadual no município de Guaíba, Rio Grande do Sul. Além disso, a abordagem desta pesquisa assume caráter qualitativo e de natureza descritiva. O jogo desenvolvido segue uma versão clássica do "Super Trunfo", o qual é composto por um baralho com 32 cartas, sendo apenas uma delas o super trunfo. Os dados obtidos, após a aplicação do jogo, demonstram o interesse das e dos estudantes em ter contato com conhecimentos botânicos de forma lúdica, através de jogos. Por isso, a incorporação deste jogo para o ensino contribui para a formação de cidadãos críticos e conscientes, servindo também como um recurso didático a ser utilizado para alertar sobre a importância da conservação dos ecossistemas campestres, principalmente dos Campos Sulinos, e informar sobre a biodiversidade da flora nativa intrínseca aos serviços ecossistêmicos.application/pdfporEnsino de ciênciasRecursos didáticosEtnobotânicaPampa, RegiãoSuper Trunfo dos Campos Sulinos : desenvolvimento de ferramenta pedagógica e de experiências sobre a flora nativa de uso popular do Sul do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2022Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001152905.pdf.txt001152905.pdf.txtExtracted Texttext/plain812http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251591/2/001152905.pdf.txt080683edc0f7ca33f970477aa6f374ddMD52ORIGINAL001152905.pdfTexto completoapplication/pdf14113298http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251591/1/001152905.pdfa66c7e9393e1072d73f43526c32df0f1MD5110183/2515912022-11-19 05:59:34.277821oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251591Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-19T07:59:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Super Trunfo dos Campos Sulinos : desenvolvimento de ferramenta pedagógica e de experiências sobre a flora nativa de uso popular do Sul do Brasil
title Super Trunfo dos Campos Sulinos : desenvolvimento de ferramenta pedagógica e de experiências sobre a flora nativa de uso popular do Sul do Brasil
spellingShingle Super Trunfo dos Campos Sulinos : desenvolvimento de ferramenta pedagógica e de experiências sobre a flora nativa de uso popular do Sul do Brasil
Santos, Rafael Barboza dos
Ensino de ciências
Recursos didáticos
Etnobotânica
Pampa, Região
title_short Super Trunfo dos Campos Sulinos : desenvolvimento de ferramenta pedagógica e de experiências sobre a flora nativa de uso popular do Sul do Brasil
title_full Super Trunfo dos Campos Sulinos : desenvolvimento de ferramenta pedagógica e de experiências sobre a flora nativa de uso popular do Sul do Brasil
title_fullStr Super Trunfo dos Campos Sulinos : desenvolvimento de ferramenta pedagógica e de experiências sobre a flora nativa de uso popular do Sul do Brasil
title_full_unstemmed Super Trunfo dos Campos Sulinos : desenvolvimento de ferramenta pedagógica e de experiências sobre a flora nativa de uso popular do Sul do Brasil
title_sort Super Trunfo dos Campos Sulinos : desenvolvimento de ferramenta pedagógica e de experiências sobre a flora nativa de uso popular do Sul do Brasil
author Santos, Rafael Barboza dos
author_facet Santos, Rafael Barboza dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rafael Barboza dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Menezes, Luciana da Silva
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Moço, Maria Cecília de Chiara
contributor_str_mv Menezes, Luciana da Silva
Moço, Maria Cecília de Chiara
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Recursos didáticos
Etnobotânica
Pampa, Região
topic Ensino de ciências
Recursos didáticos
Etnobotânica
Pampa, Região
description No ensino de Ciências e Biologia, com ênfase em Botânica, o foco dado para a memorização superficial de termos e conceitos costuma distanciar estudantes de um efetivo entendimento prático. Com isso, professores e professoras, sem outros recursos, contribuem para um ensino de Botânica distante das e dos estudantes, uma vez que as suas experiências e saberes prévios, em relação à flora, normalmente não são valorizados no currículo escolar. A fim de superar a "cegueira botânica", através da valorização e da percepção das plantas no cotidiano e na vida escolar, a implementação de jogos pode atuar não somente como um instrumento pedagógico para o processo de ensino-aprendizagem, mas também como um recurso para auxiliar no planejamento das aulas. Dessa forma, este projeto de pesquisa consistiu em desenvolver uma ferramenta pedagógica para o ensino de Botânica referente à flora nativa dos Campos Sulinose o seu efetivo ou potencial uso pelas populações humanas. A realização desta pesquisa compreende as etapas de elaboração do jogo "Super Trunfo dos Campos Sulinos" e sua aplicação com as e os estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio de um Instituto Estadual no município de Guaíba, Rio Grande do Sul. Além disso, a abordagem desta pesquisa assume caráter qualitativo e de natureza descritiva. O jogo desenvolvido segue uma versão clássica do "Super Trunfo", o qual é composto por um baralho com 32 cartas, sendo apenas uma delas o super trunfo. Os dados obtidos, após a aplicação do jogo, demonstram o interesse das e dos estudantes em ter contato com conhecimentos botânicos de forma lúdica, através de jogos. Por isso, a incorporação deste jogo para o ensino contribui para a formação de cidadãos críticos e conscientes, servindo também como um recurso didático a ser utilizado para alertar sobre a importância da conservação dos ecossistemas campestres, principalmente dos Campos Sulinos, e informar sobre a biodiversidade da flora nativa intrínseca aos serviços ecossistêmicos.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-18T04:55:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/251591
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001152905
url http://hdl.handle.net/10183/251591
identifier_str_mv 001152905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251591/2/001152905.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251591/1/001152905.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 080683edc0f7ca33f970477aa6f374dd
a66c7e9393e1072d73f43526c32df0f1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447322827423744