Super Trunfo dos Campos Sulinos : desenvolvimento de ferramenta pedagógica e de experiências sobre a flora nativa de uso popular do Sul do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/251591 |
Resumo: | No ensino de Ciências e Biologia, com ênfase em Botânica, o foco dado para a memorização superficial de termos e conceitos costuma distanciar estudantes de um efetivo entendimento prático. Com isso, professores e professoras, sem outros recursos, contribuem para um ensino de Botânica distante das e dos estudantes, uma vez que as suas experiências e saberes prévios, em relação à flora, normalmente não são valorizados no currículo escolar. A fim de superar a "cegueira botânica", através da valorização e da percepção das plantas no cotidiano e na vida escolar, a implementação de jogos pode atuar não somente como um instrumento pedagógico para o processo de ensino-aprendizagem, mas também como um recurso para auxiliar no planejamento das aulas. Dessa forma, este projeto de pesquisa consistiu em desenvolver uma ferramenta pedagógica para o ensino de Botânica referente à flora nativa dos Campos Sulinose o seu efetivo ou potencial uso pelas populações humanas. A realização desta pesquisa compreende as etapas de elaboração do jogo "Super Trunfo dos Campos Sulinos" e sua aplicação com as e os estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio de um Instituto Estadual no município de Guaíba, Rio Grande do Sul. Além disso, a abordagem desta pesquisa assume caráter qualitativo e de natureza descritiva. O jogo desenvolvido segue uma versão clássica do "Super Trunfo", o qual é composto por um baralho com 32 cartas, sendo apenas uma delas o super trunfo. Os dados obtidos, após a aplicação do jogo, demonstram o interesse das e dos estudantes em ter contato com conhecimentos botânicos de forma lúdica, através de jogos. Por isso, a incorporação deste jogo para o ensino contribui para a formação de cidadãos críticos e conscientes, servindo também como um recurso didático a ser utilizado para alertar sobre a importância da conservação dos ecossistemas campestres, principalmente dos Campos Sulinos, e informar sobre a biodiversidade da flora nativa intrínseca aos serviços ecossistêmicos. |
id |
UFRGS-2_8b8eab22887b5cf65ee7aa070ddd222a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251591 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Rafael Barboza dosMenezes, Luciana da SilvaMoço, Maria Cecília de Chiara2022-11-18T04:55:57Z2022http://hdl.handle.net/10183/251591001152905No ensino de Ciências e Biologia, com ênfase em Botânica, o foco dado para a memorização superficial de termos e conceitos costuma distanciar estudantes de um efetivo entendimento prático. Com isso, professores e professoras, sem outros recursos, contribuem para um ensino de Botânica distante das e dos estudantes, uma vez que as suas experiências e saberes prévios, em relação à flora, normalmente não são valorizados no currículo escolar. A fim de superar a "cegueira botânica", através da valorização e da percepção das plantas no cotidiano e na vida escolar, a implementação de jogos pode atuar não somente como um instrumento pedagógico para o processo de ensino-aprendizagem, mas também como um recurso para auxiliar no planejamento das aulas. Dessa forma, este projeto de pesquisa consistiu em desenvolver uma ferramenta pedagógica para o ensino de Botânica referente à flora nativa dos Campos Sulinose o seu efetivo ou potencial uso pelas populações humanas. A realização desta pesquisa compreende as etapas de elaboração do jogo "Super Trunfo dos Campos Sulinos" e sua aplicação com as e os estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio de um Instituto Estadual no município de Guaíba, Rio Grande do Sul. Além disso, a abordagem desta pesquisa assume caráter qualitativo e de natureza descritiva. O jogo desenvolvido segue uma versão clássica do "Super Trunfo", o qual é composto por um baralho com 32 cartas, sendo apenas uma delas o super trunfo. Os dados obtidos, após a aplicação do jogo, demonstram o interesse das e dos estudantes em ter contato com conhecimentos botânicos de forma lúdica, através de jogos. Por isso, a incorporação deste jogo para o ensino contribui para a formação de cidadãos críticos e conscientes, servindo também como um recurso didático a ser utilizado para alertar sobre a importância da conservação dos ecossistemas campestres, principalmente dos Campos Sulinos, e informar sobre a biodiversidade da flora nativa intrínseca aos serviços ecossistêmicos.application/pdfporEnsino de ciênciasRecursos didáticosEtnobotânicaPampa, RegiãoSuper Trunfo dos Campos Sulinos : desenvolvimento de ferramenta pedagógica e de experiências sobre a flora nativa de uso popular do Sul do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2022Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001152905.pdf.txt001152905.pdf.txtExtracted Texttext/plain812http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251591/2/001152905.pdf.txt080683edc0f7ca33f970477aa6f374ddMD52ORIGINAL001152905.pdfTexto completoapplication/pdf14113298http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251591/1/001152905.pdfa66c7e9393e1072d73f43526c32df0f1MD5110183/2515912022-11-19 05:59:34.277821oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251591Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-19T07:59:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Super Trunfo dos Campos Sulinos : desenvolvimento de ferramenta pedagógica e de experiências sobre a flora nativa de uso popular do Sul do Brasil |
title |
Super Trunfo dos Campos Sulinos : desenvolvimento de ferramenta pedagógica e de experiências sobre a flora nativa de uso popular do Sul do Brasil |
spellingShingle |
Super Trunfo dos Campos Sulinos : desenvolvimento de ferramenta pedagógica e de experiências sobre a flora nativa de uso popular do Sul do Brasil Santos, Rafael Barboza dos Ensino de ciências Recursos didáticos Etnobotânica Pampa, Região |
title_short |
Super Trunfo dos Campos Sulinos : desenvolvimento de ferramenta pedagógica e de experiências sobre a flora nativa de uso popular do Sul do Brasil |
title_full |
Super Trunfo dos Campos Sulinos : desenvolvimento de ferramenta pedagógica e de experiências sobre a flora nativa de uso popular do Sul do Brasil |
title_fullStr |
Super Trunfo dos Campos Sulinos : desenvolvimento de ferramenta pedagógica e de experiências sobre a flora nativa de uso popular do Sul do Brasil |
title_full_unstemmed |
Super Trunfo dos Campos Sulinos : desenvolvimento de ferramenta pedagógica e de experiências sobre a flora nativa de uso popular do Sul do Brasil |
title_sort |
Super Trunfo dos Campos Sulinos : desenvolvimento de ferramenta pedagógica e de experiências sobre a flora nativa de uso popular do Sul do Brasil |
author |
Santos, Rafael Barboza dos |
author_facet |
Santos, Rafael Barboza dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Rafael Barboza dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Menezes, Luciana da Silva |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Moço, Maria Cecília de Chiara |
contributor_str_mv |
Menezes, Luciana da Silva Moço, Maria Cecília de Chiara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Recursos didáticos Etnobotânica Pampa, Região |
topic |
Ensino de ciências Recursos didáticos Etnobotânica Pampa, Região |
description |
No ensino de Ciências e Biologia, com ênfase em Botânica, o foco dado para a memorização superficial de termos e conceitos costuma distanciar estudantes de um efetivo entendimento prático. Com isso, professores e professoras, sem outros recursos, contribuem para um ensino de Botânica distante das e dos estudantes, uma vez que as suas experiências e saberes prévios, em relação à flora, normalmente não são valorizados no currículo escolar. A fim de superar a "cegueira botânica", através da valorização e da percepção das plantas no cotidiano e na vida escolar, a implementação de jogos pode atuar não somente como um instrumento pedagógico para o processo de ensino-aprendizagem, mas também como um recurso para auxiliar no planejamento das aulas. Dessa forma, este projeto de pesquisa consistiu em desenvolver uma ferramenta pedagógica para o ensino de Botânica referente à flora nativa dos Campos Sulinose o seu efetivo ou potencial uso pelas populações humanas. A realização desta pesquisa compreende as etapas de elaboração do jogo "Super Trunfo dos Campos Sulinos" e sua aplicação com as e os estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio de um Instituto Estadual no município de Guaíba, Rio Grande do Sul. Além disso, a abordagem desta pesquisa assume caráter qualitativo e de natureza descritiva. O jogo desenvolvido segue uma versão clássica do "Super Trunfo", o qual é composto por um baralho com 32 cartas, sendo apenas uma delas o super trunfo. Os dados obtidos, após a aplicação do jogo, demonstram o interesse das e dos estudantes em ter contato com conhecimentos botânicos de forma lúdica, através de jogos. Por isso, a incorporação deste jogo para o ensino contribui para a formação de cidadãos críticos e conscientes, servindo também como um recurso didático a ser utilizado para alertar sobre a importância da conservação dos ecossistemas campestres, principalmente dos Campos Sulinos, e informar sobre a biodiversidade da flora nativa intrínseca aos serviços ecossistêmicos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-18T04:55:57Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/251591 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001152905 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/251591 |
identifier_str_mv |
001152905 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251591/2/001152905.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251591/1/001152905.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
080683edc0f7ca33f970477aa6f374dd a66c7e9393e1072d73f43526c32df0f1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447322827423744 |