Sala de aula : repensando a relação entre o espaço, a aprendizagem e as mídias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Comin, Aline
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134003
Resumo: Repensar o espaço físico da sala de aula significa procurar compreender a relação deste espaço com aprendizagem. O intuito desta monografia é provocar uma reflexão nos alunos e nos professores acerca dos aspectos visuais da sala de aula e discutir sobre quais mídias são importantes para este espaço. Dessa forma, o objetivo geral é discutir sobre estes aspectos, bem como sobre a organização dos lugares dos professores e dos alunos, além dos materiais necessários a uma sala de aula produtiva no que se refere à aprendizagem, dando relevância sobre a utilização das mídias. A forma como a pesquisa foi conduzida baseia-se no método de pesquisa qualitativa, com estudo de caso; sendo assim, professores e alunos foram ouvidos a respeito de suas percepções e demandas sobre o espaço da sala de aula, sua organização e implicação na relação professor-aluno. É dada especial atenção sobre como veem e interpretam a presença das mídias no espaço da sala de aula. As atividades foram desenvolvidas em uma escola pública do município de Serafina Corrêa. Os principais autores que fundamentaram este trabalho são: Paulo Freire (1996), Andrade (2011), Júnior e Gartner (2012), Prensky (2010) e Moran (2014). As principais conclusões foram as de que as mídias são indispensáveis para um ambiente de sala de aula produtiva; que o espaço exerce influência sobre a aprendizagem e que a reflexão precisa se tornar uma prática cada vez mais comum em nossas escolas.
id UFRGS-2_8b9b351ff198a9ffcf74f27749b95421
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134003
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Comin, AlineSilveira, Paloma Dias2016-03-19T02:04:41Z2015http://hdl.handle.net/10183/134003000975864Repensar o espaço físico da sala de aula significa procurar compreender a relação deste espaço com aprendizagem. O intuito desta monografia é provocar uma reflexão nos alunos e nos professores acerca dos aspectos visuais da sala de aula e discutir sobre quais mídias são importantes para este espaço. Dessa forma, o objetivo geral é discutir sobre estes aspectos, bem como sobre a organização dos lugares dos professores e dos alunos, além dos materiais necessários a uma sala de aula produtiva no que se refere à aprendizagem, dando relevância sobre a utilização das mídias. A forma como a pesquisa foi conduzida baseia-se no método de pesquisa qualitativa, com estudo de caso; sendo assim, professores e alunos foram ouvidos a respeito de suas percepções e demandas sobre o espaço da sala de aula, sua organização e implicação na relação professor-aluno. É dada especial atenção sobre como veem e interpretam a presença das mídias no espaço da sala de aula. As atividades foram desenvolvidas em uma escola pública do município de Serafina Corrêa. Os principais autores que fundamentaram este trabalho são: Paulo Freire (1996), Andrade (2011), Júnior e Gartner (2012), Prensky (2010) e Moran (2014). As principais conclusões foram as de que as mídias são indispensáveis para um ambiente de sala de aula produtiva; que o espaço exerce influência sobre a aprendizagem e que a reflexão precisa se tornar uma prática cada vez mais comum em nossas escolas.Rethinking the physical space of the classroom means seeking to understand the relationship of this space with learning. The purpose of this paper is to provoke reflection on the students and teachers about the visual aspects of the classroom and discuss which media are important for this space. Thus, the overall objective is to discuss these issues as well as on the organization of places of teachers and students, in addition to materials for a productive classroom when it comes to learning, giving importance on the use of media. The way the research was conducted based on the qualitative research method, case study; therefore, teachers and students were heard about their perceptions and demands on the space of the classroom, their organization and involvement in student-teacher ratio. Special attention is given on how to see and interpret the presence of media in the classroom space. The curriculum was developed in a public school in the city of Serafina Corrêa. The main authors that supported this work are: Paulo Freire (in 1996), Andrade (2011), Junior and Gartner (2012), Prensky (2010) and Moran (2014). The main conclusions were that the media are essential to a productive classroom environment; the space has influence on learning and reflection have become an increasingly common practice in our schools.application/pdfporSala de aulaEspaço físicoMídiaAprendizagemSpaceClassroomMediaSala de aula : repensando a relação entre o espaço, a aprendizagem e as mídiasClassroom : rethinking the physical space of the classroom related to the learning process and mediasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000975864.pdf000975864.pdfTexto completoapplication/pdf1417190http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134003/1/000975864.pdf73014ac6726fbcf7300f693698243e43MD51TEXT000975864.pdf.txt000975864.pdf.txtExtracted Texttext/plain89110http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134003/2/000975864.pdf.txtf0bf8cc7a8332a8cfabb0a15895bf88fMD52THUMBNAIL000975864.pdf.jpg000975864.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1048http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134003/3/000975864.pdf.jpg44c2b803debfb26cf95b7488c1976d46MD5310183/1340032018-10-29 07:45:18.965oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134003Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:45:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sala de aula : repensando a relação entre o espaço, a aprendizagem e as mídias
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Classroom : rethinking the physical space of the classroom related to the learning process and medias
title Sala de aula : repensando a relação entre o espaço, a aprendizagem e as mídias
spellingShingle Sala de aula : repensando a relação entre o espaço, a aprendizagem e as mídias
Comin, Aline
Sala de aula
Espaço físico
Mídia
Aprendizagem
Space
Classroom
Media
title_short Sala de aula : repensando a relação entre o espaço, a aprendizagem e as mídias
title_full Sala de aula : repensando a relação entre o espaço, a aprendizagem e as mídias
title_fullStr Sala de aula : repensando a relação entre o espaço, a aprendizagem e as mídias
title_full_unstemmed Sala de aula : repensando a relação entre o espaço, a aprendizagem e as mídias
title_sort Sala de aula : repensando a relação entre o espaço, a aprendizagem e as mídias
author Comin, Aline
author_facet Comin, Aline
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Comin, Aline
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira, Paloma Dias
contributor_str_mv Silveira, Paloma Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Sala de aula
Espaço físico
Mídia
Aprendizagem
topic Sala de aula
Espaço físico
Mídia
Aprendizagem
Space
Classroom
Media
dc.subject.eng.fl_str_mv Space
Classroom
Media
description Repensar o espaço físico da sala de aula significa procurar compreender a relação deste espaço com aprendizagem. O intuito desta monografia é provocar uma reflexão nos alunos e nos professores acerca dos aspectos visuais da sala de aula e discutir sobre quais mídias são importantes para este espaço. Dessa forma, o objetivo geral é discutir sobre estes aspectos, bem como sobre a organização dos lugares dos professores e dos alunos, além dos materiais necessários a uma sala de aula produtiva no que se refere à aprendizagem, dando relevância sobre a utilização das mídias. A forma como a pesquisa foi conduzida baseia-se no método de pesquisa qualitativa, com estudo de caso; sendo assim, professores e alunos foram ouvidos a respeito de suas percepções e demandas sobre o espaço da sala de aula, sua organização e implicação na relação professor-aluno. É dada especial atenção sobre como veem e interpretam a presença das mídias no espaço da sala de aula. As atividades foram desenvolvidas em uma escola pública do município de Serafina Corrêa. Os principais autores que fundamentaram este trabalho são: Paulo Freire (1996), Andrade (2011), Júnior e Gartner (2012), Prensky (2010) e Moran (2014). As principais conclusões foram as de que as mídias são indispensáveis para um ambiente de sala de aula produtiva; que o espaço exerce influência sobre a aprendizagem e que a reflexão precisa se tornar uma prática cada vez mais comum em nossas escolas.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-19T02:04:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134003
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000975864
url http://hdl.handle.net/10183/134003
identifier_str_mv 000975864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134003/1/000975864.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134003/2/000975864.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134003/3/000975864.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 73014ac6726fbcf7300f693698243e43
f0bf8cc7a8332a8cfabb0a15895bf88f
44c2b803debfb26cf95b7488c1976d46
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224500818214912