A organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Madalena
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Reis, Maria Filomena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/3300
Resumo: As exigências do ensino implicam com frequência que os alunos permaneçam muitas horas na sala de aula, local onde escrevem, escutam, refletem, interagem com os seus colegas, aprendem. É importante melhorá-la, transformando-a num ambiente de conforto e bem-estar, permitindo a interação e onde seja agradável trabalhar. Por esta razão, este texto pretende promover momentos de reflexão e de questionamento sobre a organização do espaço na sala de aula, tendo em conta autores como Filomena Silvano e Robert Slavin.
id RCAP_a1368170fa5ff3f671d06de2c5cb08c7
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3300
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativasala de aulaorganização do espaçoaprendizagem cooperativaestratégias de aprendizagemclassroomorganization of spacecooperative learninglearning strategiesAs exigências do ensino implicam com frequência que os alunos permaneçam muitas horas na sala de aula, local onde escrevem, escutam, refletem, interagem com os seus colegas, aprendem. É importante melhorá-la, transformando-a num ambiente de conforto e bem-estar, permitindo a interação e onde seja agradável trabalhar. Por esta razão, este texto pretende promover momentos de reflexão e de questionamento sobre a organização do espaço na sala de aula, tendo em conta autores como Filomena Silvano e Robert Slavin.The demands of teaching frequently require students to remain long hours in the classroom, place where they write, listen, reflect, interact with their colleagues, and learn. It is important to improve it, transforming it into an environment of comfort and well-being, allowing the interaction and where it is pleasant to work. For this reason, this study intends to promote moments of reflection and questioning on the organization of the space in the classroom, taking into account authors like Filomena Silvano and Robert Slavin.Faculdade CesgranrioRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémTeixeira, MadalenaReis, Maria Filomena2021-02-06T16:39:13Z2012-082012-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3300porTeixeira, M., & Reis, F. (2012, ago). A organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Revista Meta: Avaliação, 4 (11), 162-187. Rio de Janeiro: Revista do Mestrado Profissional em Avaliação da Fundação Cesgranrio. ISSN: 2175-2753. (referee) (http://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/138/pdf). Indexação: Ibict, DOAJ, Latindex, OEI, RCCAP, Sumarios.org, LivRe!, Qualis/CAPES.2175-2753info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:34:58Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3300Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:06.679877Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa
title A organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa
spellingShingle A organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa
Teixeira, Madalena
sala de aula
organização do espaço
aprendizagem cooperativa
estratégias de aprendizagem
classroom
organization of space
cooperative learning
learning strategies
title_short A organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa
title_full A organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa
title_fullStr A organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa
title_full_unstemmed A organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa
title_sort A organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa
author Teixeira, Madalena
author_facet Teixeira, Madalena
Reis, Maria Filomena
author_role author
author2 Reis, Maria Filomena
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Madalena
Reis, Maria Filomena
dc.subject.por.fl_str_mv sala de aula
organização do espaço
aprendizagem cooperativa
estratégias de aprendizagem
classroom
organization of space
cooperative learning
learning strategies
topic sala de aula
organização do espaço
aprendizagem cooperativa
estratégias de aprendizagem
classroom
organization of space
cooperative learning
learning strategies
description As exigências do ensino implicam com frequência que os alunos permaneçam muitas horas na sala de aula, local onde escrevem, escutam, refletem, interagem com os seus colegas, aprendem. É importante melhorá-la, transformando-a num ambiente de conforto e bem-estar, permitindo a interação e onde seja agradável trabalhar. Por esta razão, este texto pretende promover momentos de reflexão e de questionamento sobre a organização do espaço na sala de aula, tendo em conta autores como Filomena Silvano e Robert Slavin.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08
2012-08-01T00:00:00Z
2021-02-06T16:39:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/3300
url http://hdl.handle.net/10400.15/3300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Teixeira, M., & Reis, F. (2012, ago). A organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Revista Meta: Avaliação, 4 (11), 162-187. Rio de Janeiro: Revista do Mestrado Profissional em Avaliação da Fundação Cesgranrio. ISSN: 2175-2753. (referee) (http://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/138/pdf). Indexação: Ibict, DOAJ, Latindex, OEI, RCCAP, Sumarios.org, LivRe!, Qualis/CAPES.
2175-2753
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137040264069120