A influência dos valores pessoais no comportamento socialmente responsável
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/29670 |
Resumo: | O consumidor socialmente responsável é aquele que compra produtos e serviços percebidos como tendo um impacto positivo (ou menos negativo) sobre o ambiente físico ou sobre a sociedade ou aquele que utiliza do poder de compra para demonstrar suas preocupações sociais e ambientais. Mas, será que o consumo socialmente responsável é afetado pelos valores pessoais, aqueles que podem guiar a ação, desenvolver e manter atitudes em relação a objetos e situações relevantes? Este é o objetivo deste trabalho, verificar se os valores pessoais impactam na adoção do consumo socialmente responsável. Para alcançá-lo, utilizou-se duas escalas para operacionalizar estas variáveis: a escala de Vallette-Florence (2004) em relação à variável consumo socialmente responsável e a escala de Rokeach (1973) em relação à variável valores pessoais. Optouse por uma pesquisa quantitativa, na qual foram questionados 221 estudantes universitários em relação a essas variáveis. Os achados demonstram que aquelas pessoas que buscam em sua vida reconhecimento social e uma vida próspera, ou aquele que é ambicioso, que busca ser competente e eficaz para cumprir a sua tarefa, não se correlacionam positivamente em relação à dimensão de consumo socialmente responsável. Os resultados encontrados também mostram que há uma busca da redução do volume de consumo pelos universalistas, aqueles que se preocupam com um mundo de paz, que tem a mente aberta, que buscam a igualdade. |
id |
UFRGS-2_da61c73b113dce3fc465741e0eb04aea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29670 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Campos, Rogério EstrelaNique, Walter Meucci2011-06-21T05:59:56Z2010http://hdl.handle.net/10183/29670000769549O consumidor socialmente responsável é aquele que compra produtos e serviços percebidos como tendo um impacto positivo (ou menos negativo) sobre o ambiente físico ou sobre a sociedade ou aquele que utiliza do poder de compra para demonstrar suas preocupações sociais e ambientais. Mas, será que o consumo socialmente responsável é afetado pelos valores pessoais, aqueles que podem guiar a ação, desenvolver e manter atitudes em relação a objetos e situações relevantes? Este é o objetivo deste trabalho, verificar se os valores pessoais impactam na adoção do consumo socialmente responsável. Para alcançá-lo, utilizou-se duas escalas para operacionalizar estas variáveis: a escala de Vallette-Florence (2004) em relação à variável consumo socialmente responsável e a escala de Rokeach (1973) em relação à variável valores pessoais. Optouse por uma pesquisa quantitativa, na qual foram questionados 221 estudantes universitários em relação a essas variáveis. Os achados demonstram que aquelas pessoas que buscam em sua vida reconhecimento social e uma vida próspera, ou aquele que é ambicioso, que busca ser competente e eficaz para cumprir a sua tarefa, não se correlacionam positivamente em relação à dimensão de consumo socialmente responsável. Os resultados encontrados também mostram que há uma busca da redução do volume de consumo pelos universalistas, aqueles que se preocupam com um mundo de paz, que tem a mente aberta, que buscam a igualdade.The socially responsible consumer who buys products and services perceived as having a positive impact (or less negative) on the physical environment or on society or one that uses the purchasing power to demonstrate their social and environmental concerns. But is that socially responsible consumption is affected by personal values, those that can guide action, developing and maintaining attitudes toward relevant objects or situations? This is the objective of this work, verify that the personal values impact the adoption of socially responsible consumption. To achieve this, we used two scales to operationalize these variables: the scale of Vallette-Florence (2004) in relation to the variable and socially responsible consumption scale Rokeach (1973) in relation to the variable values. We chose a quantitative survey in which 221 students were questioned in relation to these variables. The findings showed that those who seek social recognition in life and a prosperous life, or one who is ambitious, seeking to be competent and effective to accomplish its task, do not correlate positively on the extent of socially responsible consumption. The results also show that there is help reduce the volume of consumption by universalists, those who worry about a world of peace, which has an open mind, seeking equality.application/pdfporValores pessoaisConsumo responsávelSocially responsible consumptionPersonal valuesA influência dos valores pessoais no comportamento socialmente responsávelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000769549.pdf.txt000769549.pdf.txtExtracted Texttext/plain149558http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29670/2/000769549.pdf.txtd69eb0c0822c6d736f732dcc2844a787MD52ORIGINAL000769549.pdf000769549.pdfTexto completoapplication/pdf620541http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29670/1/000769549.pdf0b0ffddcf94971f0253b9cb964c2e4faMD51THUMBNAIL000769549.pdf.jpg000769549.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg928http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29670/3/000769549.pdf.jpge304b9dc58366399ff45164c80d53c18MD5310183/296702018-10-09 09:20:55.724oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29670Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:20:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A influência dos valores pessoais no comportamento socialmente responsável |
title |
A influência dos valores pessoais no comportamento socialmente responsável |
spellingShingle |
A influência dos valores pessoais no comportamento socialmente responsável Campos, Rogério Estrela Valores pessoais Consumo responsável Socially responsible consumption Personal values |
title_short |
A influência dos valores pessoais no comportamento socialmente responsável |
title_full |
A influência dos valores pessoais no comportamento socialmente responsável |
title_fullStr |
A influência dos valores pessoais no comportamento socialmente responsável |
title_full_unstemmed |
A influência dos valores pessoais no comportamento socialmente responsável |
title_sort |
A influência dos valores pessoais no comportamento socialmente responsável |
author |
Campos, Rogério Estrela |
author_facet |
Campos, Rogério Estrela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Rogério Estrela |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nique, Walter Meucci |
contributor_str_mv |
Nique, Walter Meucci |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Valores pessoais Consumo responsável |
topic |
Valores pessoais Consumo responsável Socially responsible consumption Personal values |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Socially responsible consumption Personal values |
description |
O consumidor socialmente responsável é aquele que compra produtos e serviços percebidos como tendo um impacto positivo (ou menos negativo) sobre o ambiente físico ou sobre a sociedade ou aquele que utiliza do poder de compra para demonstrar suas preocupações sociais e ambientais. Mas, será que o consumo socialmente responsável é afetado pelos valores pessoais, aqueles que podem guiar a ação, desenvolver e manter atitudes em relação a objetos e situações relevantes? Este é o objetivo deste trabalho, verificar se os valores pessoais impactam na adoção do consumo socialmente responsável. Para alcançá-lo, utilizou-se duas escalas para operacionalizar estas variáveis: a escala de Vallette-Florence (2004) em relação à variável consumo socialmente responsável e a escala de Rokeach (1973) em relação à variável valores pessoais. Optouse por uma pesquisa quantitativa, na qual foram questionados 221 estudantes universitários em relação a essas variáveis. Os achados demonstram que aquelas pessoas que buscam em sua vida reconhecimento social e uma vida próspera, ou aquele que é ambicioso, que busca ser competente e eficaz para cumprir a sua tarefa, não se correlacionam positivamente em relação à dimensão de consumo socialmente responsável. Os resultados encontrados também mostram que há uma busca da redução do volume de consumo pelos universalistas, aqueles que se preocupam com um mundo de paz, que tem a mente aberta, que buscam a igualdade. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-06-21T05:59:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/29670 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000769549 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/29670 |
identifier_str_mv |
000769549 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29670/2/000769549.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29670/1/000769549.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29670/3/000769549.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d69eb0c0822c6d736f732dcc2844a787 0b0ffddcf94971f0253b9cb964c2e4fa e304b9dc58366399ff45164c80d53c18 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447059188154368 |