Retenção e evasão em cursos de engenharia : uso de tecnologia para proporcionar a aprendizagem social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canto Filho, Alberto Bastos do
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Valle, Edson Cordeiro do, Araújo, Leandro Langie, Pietta, Enzo Victor Zucchetti, Patrício, Laura Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/249701
Resumo: Tendo em vista as altas taxas de evasão nos Cursos de Engenharia, principalmente no Brasil, e poucos estudos com propostas efetivamente postas em prática que combatam esse problema, este artigo apresenta e analisa a implementação de um método de ensino e aprendizagem do qual faz uso intensivo de tecnologia e aprendizagem social como solução para a evasão nos cursos de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Durante o período de interrupção das atividades presenciais foi realizado um projeto denominado PreparaEng no qual estudantes dos cursos de Engenharia atuaram como tutores para pessoas interessadas em cursar Engenharia e forneceram o preparo necessário para eles darem início ao curso. A fim de comprovar a eficiência deste projeto, neste estudo é analisado o desempenho dos participantes que ingressarem e cursaram a disciplina de Física I, tendo como resultados indícios da efetividade da metodologia adotada.
id UFRGS-2_8bb5e143e38109293369448bf0820176
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249701
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Canto Filho, Alberto Bastos doValle, Edson Cordeiro doAraújo, Leandro LangiePietta, Enzo Victor ZucchettiPatrício, Laura Gonçalves2022-10-04T05:01:50Z20221679-1916http://hdl.handle.net/10183/249701001149775Tendo em vista as altas taxas de evasão nos Cursos de Engenharia, principalmente no Brasil, e poucos estudos com propostas efetivamente postas em prática que combatam esse problema, este artigo apresenta e analisa a implementação de um método de ensino e aprendizagem do qual faz uso intensivo de tecnologia e aprendizagem social como solução para a evasão nos cursos de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Durante o período de interrupção das atividades presenciais foi realizado um projeto denominado PreparaEng no qual estudantes dos cursos de Engenharia atuaram como tutores para pessoas interessadas em cursar Engenharia e forneceram o preparo necessário para eles darem início ao curso. A fim de comprovar a eficiência deste projeto, neste estudo é analisado o desempenho dos participantes que ingressarem e cursaram a disciplina de Física I, tendo como resultados indícios da efetividade da metodologia adotada.Considering the high dropout rates in Engineering Courses, mainly in Brazil, and few studies with proposals effectively put into practice to combat this problem, this article presents and analyzes the implementation of a teaching and learning method that makes intensive use of technology and social learning as a solution for evasion in Engineering courses at the Federal University of Rio Grande do Sul. During the period of interruption of classroom activities, a project called PreparaEngwas carried out in which students from Engineering courses acted as tutors for people interested in studying Engineering and provided the necessary preparation for them to start the course. In order to prove the efficiency of this project, this study analyzes the performanceof the participants who entered and attended the discipline of Physics I, having as results evidence of the effectiveness of the adopted methodology.application/pdfporRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 20, n.1 (2022), p. 273-283Ensino de engenhariaTecnologia educacionalEvasão escolarTechnology in EducationEvasionEngineeringSocial learningRetenção e evasão em cursos de engenharia : uso de tecnologia para proporcionar a aprendizagem socialRetention and evasion in engineering courses : sing technology in social learninginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001149775.pdf.txt001149775.pdf.txtExtracted Texttext/plain32835http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249701/2/001149775.pdf.txta435c515ee729f987d56fda2d0552ea9MD52ORIGINAL001149775.pdfTexto completoapplication/pdf1898147http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249701/1/001149775.pdfbcd87f3d678d9bd29e9c08db2478085eMD5110183/2497012023-07-13 03:35:09.349274oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249701Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-13T06:35:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Retenção e evasão em cursos de engenharia : uso de tecnologia para proporcionar a aprendizagem social
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Retention and evasion in engineering courses : sing technology in social learning
title Retenção e evasão em cursos de engenharia : uso de tecnologia para proporcionar a aprendizagem social
spellingShingle Retenção e evasão em cursos de engenharia : uso de tecnologia para proporcionar a aprendizagem social
Canto Filho, Alberto Bastos do
Ensino de engenharia
Tecnologia educacional
Evasão escolar
Technology in Education
Evasion
Engineering
Social learning
title_short Retenção e evasão em cursos de engenharia : uso de tecnologia para proporcionar a aprendizagem social
title_full Retenção e evasão em cursos de engenharia : uso de tecnologia para proporcionar a aprendizagem social
title_fullStr Retenção e evasão em cursos de engenharia : uso de tecnologia para proporcionar a aprendizagem social
title_full_unstemmed Retenção e evasão em cursos de engenharia : uso de tecnologia para proporcionar a aprendizagem social
title_sort Retenção e evasão em cursos de engenharia : uso de tecnologia para proporcionar a aprendizagem social
author Canto Filho, Alberto Bastos do
author_facet Canto Filho, Alberto Bastos do
Valle, Edson Cordeiro do
Araújo, Leandro Langie
Pietta, Enzo Victor Zucchetti
Patrício, Laura Gonçalves
author_role author
author2 Valle, Edson Cordeiro do
Araújo, Leandro Langie
Pietta, Enzo Victor Zucchetti
Patrício, Laura Gonçalves
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canto Filho, Alberto Bastos do
Valle, Edson Cordeiro do
Araújo, Leandro Langie
Pietta, Enzo Victor Zucchetti
Patrício, Laura Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de engenharia
Tecnologia educacional
Evasão escolar
topic Ensino de engenharia
Tecnologia educacional
Evasão escolar
Technology in Education
Evasion
Engineering
Social learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Technology in Education
Evasion
Engineering
Social learning
description Tendo em vista as altas taxas de evasão nos Cursos de Engenharia, principalmente no Brasil, e poucos estudos com propostas efetivamente postas em prática que combatam esse problema, este artigo apresenta e analisa a implementação de um método de ensino e aprendizagem do qual faz uso intensivo de tecnologia e aprendizagem social como solução para a evasão nos cursos de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Durante o período de interrupção das atividades presenciais foi realizado um projeto denominado PreparaEng no qual estudantes dos cursos de Engenharia atuaram como tutores para pessoas interessadas em cursar Engenharia e forneceram o preparo necessário para eles darem início ao curso. A fim de comprovar a eficiência deste projeto, neste estudo é analisado o desempenho dos participantes que ingressarem e cursaram a disciplina de Física I, tendo como resultados indícios da efetividade da metodologia adotada.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-04T05:01:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/249701
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001149775
identifier_str_mv 1679-1916
001149775
url http://hdl.handle.net/10183/249701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 20, n.1 (2022), p. 273-283
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249701/2/001149775.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249701/1/001149775.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a435c515ee729f987d56fda2d0552ea9
bcd87f3d678d9bd29e9c08db2478085e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225071130312704