Retenção e evasão em cursos de engenharia : uso de tecnologia para proporcionar a aprendizagem social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/249701 |
Resumo: | Tendo em vista as altas taxas de evasão nos Cursos de Engenharia, principalmente no Brasil, e poucos estudos com propostas efetivamente postas em prática que combatam esse problema, este artigo apresenta e analisa a implementação de um método de ensino e aprendizagem do qual faz uso intensivo de tecnologia e aprendizagem social como solução para a evasão nos cursos de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Durante o período de interrupção das atividades presenciais foi realizado um projeto denominado PreparaEng no qual estudantes dos cursos de Engenharia atuaram como tutores para pessoas interessadas em cursar Engenharia e forneceram o preparo necessário para eles darem início ao curso. A fim de comprovar a eficiência deste projeto, neste estudo é analisado o desempenho dos participantes que ingressarem e cursaram a disciplina de Física I, tendo como resultados indícios da efetividade da metodologia adotada. |
id |
UFRGS-2_8bb5e143e38109293369448bf0820176 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249701 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Canto Filho, Alberto Bastos doValle, Edson Cordeiro doAraújo, Leandro LangiePietta, Enzo Victor ZucchettiPatrício, Laura Gonçalves2022-10-04T05:01:50Z20221679-1916http://hdl.handle.net/10183/249701001149775Tendo em vista as altas taxas de evasão nos Cursos de Engenharia, principalmente no Brasil, e poucos estudos com propostas efetivamente postas em prática que combatam esse problema, este artigo apresenta e analisa a implementação de um método de ensino e aprendizagem do qual faz uso intensivo de tecnologia e aprendizagem social como solução para a evasão nos cursos de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Durante o período de interrupção das atividades presenciais foi realizado um projeto denominado PreparaEng no qual estudantes dos cursos de Engenharia atuaram como tutores para pessoas interessadas em cursar Engenharia e forneceram o preparo necessário para eles darem início ao curso. A fim de comprovar a eficiência deste projeto, neste estudo é analisado o desempenho dos participantes que ingressarem e cursaram a disciplina de Física I, tendo como resultados indícios da efetividade da metodologia adotada.Considering the high dropout rates in Engineering Courses, mainly in Brazil, and few studies with proposals effectively put into practice to combat this problem, this article presents and analyzes the implementation of a teaching and learning method that makes intensive use of technology and social learning as a solution for evasion in Engineering courses at the Federal University of Rio Grande do Sul. During the period of interruption of classroom activities, a project called PreparaEngwas carried out in which students from Engineering courses acted as tutors for people interested in studying Engineering and provided the necessary preparation for them to start the course. In order to prove the efficiency of this project, this study analyzes the performanceof the participants who entered and attended the discipline of Physics I, having as results evidence of the effectiveness of the adopted methodology.application/pdfporRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 20, n.1 (2022), p. 273-283Ensino de engenhariaTecnologia educacionalEvasão escolarTechnology in EducationEvasionEngineeringSocial learningRetenção e evasão em cursos de engenharia : uso de tecnologia para proporcionar a aprendizagem socialRetention and evasion in engineering courses : sing technology in social learninginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001149775.pdf.txt001149775.pdf.txtExtracted Texttext/plain32835http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249701/2/001149775.pdf.txta435c515ee729f987d56fda2d0552ea9MD52ORIGINAL001149775.pdfTexto completoapplication/pdf1898147http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249701/1/001149775.pdfbcd87f3d678d9bd29e9c08db2478085eMD5110183/2497012023-07-13 03:35:09.349274oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249701Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-13T06:35:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Retenção e evasão em cursos de engenharia : uso de tecnologia para proporcionar a aprendizagem social |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Retention and evasion in engineering courses : sing technology in social learning |
title |
Retenção e evasão em cursos de engenharia : uso de tecnologia para proporcionar a aprendizagem social |
spellingShingle |
Retenção e evasão em cursos de engenharia : uso de tecnologia para proporcionar a aprendizagem social Canto Filho, Alberto Bastos do Ensino de engenharia Tecnologia educacional Evasão escolar Technology in Education Evasion Engineering Social learning |
title_short |
Retenção e evasão em cursos de engenharia : uso de tecnologia para proporcionar a aprendizagem social |
title_full |
Retenção e evasão em cursos de engenharia : uso de tecnologia para proporcionar a aprendizagem social |
title_fullStr |
Retenção e evasão em cursos de engenharia : uso de tecnologia para proporcionar a aprendizagem social |
title_full_unstemmed |
Retenção e evasão em cursos de engenharia : uso de tecnologia para proporcionar a aprendizagem social |
title_sort |
Retenção e evasão em cursos de engenharia : uso de tecnologia para proporcionar a aprendizagem social |
author |
Canto Filho, Alberto Bastos do |
author_facet |
Canto Filho, Alberto Bastos do Valle, Edson Cordeiro do Araújo, Leandro Langie Pietta, Enzo Victor Zucchetti Patrício, Laura Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Valle, Edson Cordeiro do Araújo, Leandro Langie Pietta, Enzo Victor Zucchetti Patrício, Laura Gonçalves |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canto Filho, Alberto Bastos do Valle, Edson Cordeiro do Araújo, Leandro Langie Pietta, Enzo Victor Zucchetti Patrício, Laura Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de engenharia Tecnologia educacional Evasão escolar |
topic |
Ensino de engenharia Tecnologia educacional Evasão escolar Technology in Education Evasion Engineering Social learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Technology in Education Evasion Engineering Social learning |
description |
Tendo em vista as altas taxas de evasão nos Cursos de Engenharia, principalmente no Brasil, e poucos estudos com propostas efetivamente postas em prática que combatam esse problema, este artigo apresenta e analisa a implementação de um método de ensino e aprendizagem do qual faz uso intensivo de tecnologia e aprendizagem social como solução para a evasão nos cursos de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Durante o período de interrupção das atividades presenciais foi realizado um projeto denominado PreparaEng no qual estudantes dos cursos de Engenharia atuaram como tutores para pessoas interessadas em cursar Engenharia e forneceram o preparo necessário para eles darem início ao curso. A fim de comprovar a eficiência deste projeto, neste estudo é analisado o desempenho dos participantes que ingressarem e cursaram a disciplina de Física I, tendo como resultados indícios da efetividade da metodologia adotada. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-04T05:01:50Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/249701 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001149775 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001149775 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/249701 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 20, n.1 (2022), p. 273-283 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249701/2/001149775.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249701/1/001149775.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a435c515ee729f987d56fda2d0552ea9 bcd87f3d678d9bd29e9c08db2478085e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447808486932480 |