Fotografando multiplicidades : imaginando a vida da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Thiago Vinícius Silva da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/241694
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo pensar as multiplicidades que compõem uma escola. Para tal, realiza, primeiro, uma incursão nas discussões sobre Teorias de Currículo através de dois movimentos: a) didatização com auxílio de Tomaz Tadeu da Silva e b) movimento de embaralhamento de fronteiras, no qual a imagem do patchwork nos guia. Esse procedimento tem como fio condutor pensar sobre o que pode a educação. Após, para fazer proliferar as multiplicidades, apresenta um trabalho realizado com estudantes de duas turmas de segundo ano do Ensino Médio regular, de uma escola estadual do município de Porto Alegre, no qual esses sujeitos fotografaram sua escola tendo em mente a questão "Qual o significado que a escola tem para você?". Entre um procedimento e outro discussões sobre fotografia escolar, escola e vida vão compondo esse trabalho. Ao final, uma breve reflexão sobre docência é realizada.
id UFRGS-2_8bb77f3defc5e33c787acf73f00bb2f0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241694
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Luz, Thiago Vinícius Silva daSoares, Rosângela de Fátima Rodrigues2022-07-05T05:06:25Z2019http://hdl.handle.net/10183/241694001143047O presente trabalho tem como objetivo pensar as multiplicidades que compõem uma escola. Para tal, realiza, primeiro, uma incursão nas discussões sobre Teorias de Currículo através de dois movimentos: a) didatização com auxílio de Tomaz Tadeu da Silva e b) movimento de embaralhamento de fronteiras, no qual a imagem do patchwork nos guia. Esse procedimento tem como fio condutor pensar sobre o que pode a educação. Após, para fazer proliferar as multiplicidades, apresenta um trabalho realizado com estudantes de duas turmas de segundo ano do Ensino Médio regular, de uma escola estadual do município de Porto Alegre, no qual esses sujeitos fotografaram sua escola tendo em mente a questão "Qual o significado que a escola tem para você?". Entre um procedimento e outro discussões sobre fotografia escolar, escola e vida vão compondo esse trabalho. Ao final, uma breve reflexão sobre docência é realizada.application/pdfporMultiplicidadeEscolaCurrículo escolarEnsino médioDocênciaFotografando multiplicidades : imaginando a vida da escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2019Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001143047.pdf.txt001143047.pdf.txtExtracted Texttext/plain86469http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241694/2/001143047.pdf.txt0da31d4fa5766b945884e64a2f2eb0c4MD52ORIGINAL001143047.pdfTexto completoapplication/pdf2320116http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241694/1/001143047.pdf9062de8769c48d05191ad35e0dfdd675MD5110183/2416942022-08-06 04:42:45.440146oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241694Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:42:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fotografando multiplicidades : imaginando a vida da escola
title Fotografando multiplicidades : imaginando a vida da escola
spellingShingle Fotografando multiplicidades : imaginando a vida da escola
Luz, Thiago Vinícius Silva da
Multiplicidade
Escola
Currículo escolar
Ensino médio
Docência
title_short Fotografando multiplicidades : imaginando a vida da escola
title_full Fotografando multiplicidades : imaginando a vida da escola
title_fullStr Fotografando multiplicidades : imaginando a vida da escola
title_full_unstemmed Fotografando multiplicidades : imaginando a vida da escola
title_sort Fotografando multiplicidades : imaginando a vida da escola
author Luz, Thiago Vinícius Silva da
author_facet Luz, Thiago Vinícius Silva da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Thiago Vinícius Silva da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues
contributor_str_mv Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Multiplicidade
Escola
Currículo escolar
Ensino médio
Docência
topic Multiplicidade
Escola
Currículo escolar
Ensino médio
Docência
description O presente trabalho tem como objetivo pensar as multiplicidades que compõem uma escola. Para tal, realiza, primeiro, uma incursão nas discussões sobre Teorias de Currículo através de dois movimentos: a) didatização com auxílio de Tomaz Tadeu da Silva e b) movimento de embaralhamento de fronteiras, no qual a imagem do patchwork nos guia. Esse procedimento tem como fio condutor pensar sobre o que pode a educação. Após, para fazer proliferar as multiplicidades, apresenta um trabalho realizado com estudantes de duas turmas de segundo ano do Ensino Médio regular, de uma escola estadual do município de Porto Alegre, no qual esses sujeitos fotografaram sua escola tendo em mente a questão "Qual o significado que a escola tem para você?". Entre um procedimento e outro discussões sobre fotografia escolar, escola e vida vão compondo esse trabalho. Ao final, uma breve reflexão sobre docência é realizada.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-05T05:06:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/241694
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001143047
url http://hdl.handle.net/10183/241694
identifier_str_mv 001143047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241694/2/001143047.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241694/1/001143047.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0da31d4fa5766b945884e64a2f2eb0c4
9062de8769c48d05191ad35e0dfdd675
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224636823764992