Fotografando multiplicidades : imaginando a vida da escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/241694 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo pensar as multiplicidades que compõem uma escola. Para tal, realiza, primeiro, uma incursão nas discussões sobre Teorias de Currículo através de dois movimentos: a) didatização com auxílio de Tomaz Tadeu da Silva e b) movimento de embaralhamento de fronteiras, no qual a imagem do patchwork nos guia. Esse procedimento tem como fio condutor pensar sobre o que pode a educação. Após, para fazer proliferar as multiplicidades, apresenta um trabalho realizado com estudantes de duas turmas de segundo ano do Ensino Médio regular, de uma escola estadual do município de Porto Alegre, no qual esses sujeitos fotografaram sua escola tendo em mente a questão "Qual o significado que a escola tem para você?". Entre um procedimento e outro discussões sobre fotografia escolar, escola e vida vão compondo esse trabalho. Ao final, uma breve reflexão sobre docência é realizada. |
id |
UFRGS-2_8bb77f3defc5e33c787acf73f00bb2f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241694 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Luz, Thiago Vinícius Silva daSoares, Rosângela de Fátima Rodrigues2022-07-05T05:06:25Z2019http://hdl.handle.net/10183/241694001143047O presente trabalho tem como objetivo pensar as multiplicidades que compõem uma escola. Para tal, realiza, primeiro, uma incursão nas discussões sobre Teorias de Currículo através de dois movimentos: a) didatização com auxílio de Tomaz Tadeu da Silva e b) movimento de embaralhamento de fronteiras, no qual a imagem do patchwork nos guia. Esse procedimento tem como fio condutor pensar sobre o que pode a educação. Após, para fazer proliferar as multiplicidades, apresenta um trabalho realizado com estudantes de duas turmas de segundo ano do Ensino Médio regular, de uma escola estadual do município de Porto Alegre, no qual esses sujeitos fotografaram sua escola tendo em mente a questão "Qual o significado que a escola tem para você?". Entre um procedimento e outro discussões sobre fotografia escolar, escola e vida vão compondo esse trabalho. Ao final, uma breve reflexão sobre docência é realizada.application/pdfporMultiplicidadeEscolaCurrículo escolarEnsino médioDocênciaFotografando multiplicidades : imaginando a vida da escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2019Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001143047.pdf.txt001143047.pdf.txtExtracted Texttext/plain86469http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241694/2/001143047.pdf.txt0da31d4fa5766b945884e64a2f2eb0c4MD52ORIGINAL001143047.pdfTexto completoapplication/pdf2320116http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241694/1/001143047.pdf9062de8769c48d05191ad35e0dfdd675MD5110183/2416942022-08-06 04:42:45.440146oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241694Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:42:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Fotografando multiplicidades : imaginando a vida da escola |
title |
Fotografando multiplicidades : imaginando a vida da escola |
spellingShingle |
Fotografando multiplicidades : imaginando a vida da escola Luz, Thiago Vinícius Silva da Multiplicidade Escola Currículo escolar Ensino médio Docência |
title_short |
Fotografando multiplicidades : imaginando a vida da escola |
title_full |
Fotografando multiplicidades : imaginando a vida da escola |
title_fullStr |
Fotografando multiplicidades : imaginando a vida da escola |
title_full_unstemmed |
Fotografando multiplicidades : imaginando a vida da escola |
title_sort |
Fotografando multiplicidades : imaginando a vida da escola |
author |
Luz, Thiago Vinícius Silva da |
author_facet |
Luz, Thiago Vinícius Silva da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luz, Thiago Vinícius Silva da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues |
contributor_str_mv |
Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multiplicidade Escola Currículo escolar Ensino médio Docência |
topic |
Multiplicidade Escola Currículo escolar Ensino médio Docência |
description |
O presente trabalho tem como objetivo pensar as multiplicidades que compõem uma escola. Para tal, realiza, primeiro, uma incursão nas discussões sobre Teorias de Currículo através de dois movimentos: a) didatização com auxílio de Tomaz Tadeu da Silva e b) movimento de embaralhamento de fronteiras, no qual a imagem do patchwork nos guia. Esse procedimento tem como fio condutor pensar sobre o que pode a educação. Após, para fazer proliferar as multiplicidades, apresenta um trabalho realizado com estudantes de duas turmas de segundo ano do Ensino Médio regular, de uma escola estadual do município de Porto Alegre, no qual esses sujeitos fotografaram sua escola tendo em mente a questão "Qual o significado que a escola tem para você?". Entre um procedimento e outro discussões sobre fotografia escolar, escola e vida vão compondo esse trabalho. Ao final, uma breve reflexão sobre docência é realizada. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-05T05:06:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/241694 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001143047 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/241694 |
identifier_str_mv |
001143047 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241694/2/001143047.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241694/1/001143047.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0da31d4fa5766b945884e64a2f2eb0c4 9062de8769c48d05191ad35e0dfdd675 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224636823764992 |