A relação de Werner Herzog com a imagem: uma análise do filme A Caverna dos Sonhos Esquecidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, João Pedro Motta
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157316
Resumo: Esta monografia tem como objetivo estudar a relação de Werner Herzog com a imagem a partir da análise do documentário A Caverna dos Sonhos Esquecidos (2010), onde o cineasta alemão demonstra uma conexão singular com as pinturas rupestres. Dessa forma, o trabalho foi divido em três momentos: no primeiro, com apoio de Nagib (1991) e Cronin (2002), apresentamos a trajetória de Herzog, levantando questões sobre sua vida, suas concepções artísticas, seus principais filmes e o contexto do Cinema Novo Alemão, no qual se insere. No segundo momento abordamos sua faceta de documentarista e introduzimos pontos importantes para se pensar sua arte, como seu olhar para as paisagens e sua constante busca por imagens frescas. Por fim, na terceira parte produzimos uma análise de A Caverna dos Sonhos Esquecidos, observando como aparecem no documentário aspectos anteriormente discutidos sobre a obra de Herzog e como o cineasta vê as imagens rupestres como uma forma de produzir um encontro entre presente e passado; para isso utilizamos Machado (1997), Ames (2009 e 2012) e Wachtel (1993).
id UFRGS-2_8bebe1bd34e3553c08aeadac4c2afc66
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157316
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Teixeira, João Pedro MottaRossini, Miriam de SouzaMarconi, Dieison2017-05-04T02:35:42Z2016http://hdl.handle.net/10183/157316001013350Esta monografia tem como objetivo estudar a relação de Werner Herzog com a imagem a partir da análise do documentário A Caverna dos Sonhos Esquecidos (2010), onde o cineasta alemão demonstra uma conexão singular com as pinturas rupestres. Dessa forma, o trabalho foi divido em três momentos: no primeiro, com apoio de Nagib (1991) e Cronin (2002), apresentamos a trajetória de Herzog, levantando questões sobre sua vida, suas concepções artísticas, seus principais filmes e o contexto do Cinema Novo Alemão, no qual se insere. No segundo momento abordamos sua faceta de documentarista e introduzimos pontos importantes para se pensar sua arte, como seu olhar para as paisagens e sua constante busca por imagens frescas. Por fim, na terceira parte produzimos uma análise de A Caverna dos Sonhos Esquecidos, observando como aparecem no documentário aspectos anteriormente discutidos sobre a obra de Herzog e como o cineasta vê as imagens rupestres como uma forma de produzir um encontro entre presente e passado; para isso utilizamos Machado (1997), Ames (2009 e 2012) e Wachtel (1993).This monography has as objective to study the relationship between Werner Herzog and the image based on the analysis of the documentary Cave of Forgotten Dreams (2010), in which the german filmmaker shows a singular connection with the rock paintings. Thus, the paper was divided in three sections: in the first, having Nagib (1991) and Cronin (2002) as a starting point, we introduce Herzog's trajectory, bringing in questions about his life, his artistic conceptions, his main movies and the context of the New German Cinema. In the second moment, we approach his documentarist side and introduce relevant points to understand his art, like the way he shoots landscapes and his persistent search for fresh images. At last, in the third part we produce the analysis of Cave of Forgotten Dreams, noticing how the previously discussed aspects of Herzog's work are shown in this documentary, and also the way how the filmmaker sees the rock paintings as a way to make the present meet the past; in that way, we use the works of Machado (1997), Ames (2009 and 2012) and Wachtel (1993).application/pdfporCinema alemãoHerzog, Werner, 1942-A Caverna dos Sonhos Esquecidos (Filme documentário)CinemaDocumentaryRock artGerman cinemaImageA relação de Werner Herzog com a imagem: uma análise do filme A Caverna dos Sonhos Esquecidosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Comunicação Social: Habilitação em Jornalismograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013350.pdf001013350.pdfTexto completoapplication/pdf1747105http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157316/1/001013350.pdf3b867d46988cc798321d3e7bb9a340a7MD51TEXT001013350.pdf.txt001013350.pdf.txtExtracted Texttext/plain151342http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157316/2/001013350.pdf.txtf3cfdefa75db77624ab5dcde3d877a2eMD52THUMBNAIL001013350.pdf.jpg001013350.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1116http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157316/3/001013350.pdf.jpg4ed31a814cbecd5675e34460181da168MD5310183/1573162018-10-29 08:59:20.14oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157316Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:59:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A relação de Werner Herzog com a imagem: uma análise do filme A Caverna dos Sonhos Esquecidos
title A relação de Werner Herzog com a imagem: uma análise do filme A Caverna dos Sonhos Esquecidos
spellingShingle A relação de Werner Herzog com a imagem: uma análise do filme A Caverna dos Sonhos Esquecidos
Teixeira, João Pedro Motta
Cinema alemão
Herzog, Werner, 1942-
A Caverna dos Sonhos Esquecidos (Filme documentário)
Cinema
Documentary
Rock art
German cinema
Image
title_short A relação de Werner Herzog com a imagem: uma análise do filme A Caverna dos Sonhos Esquecidos
title_full A relação de Werner Herzog com a imagem: uma análise do filme A Caverna dos Sonhos Esquecidos
title_fullStr A relação de Werner Herzog com a imagem: uma análise do filme A Caverna dos Sonhos Esquecidos
title_full_unstemmed A relação de Werner Herzog com a imagem: uma análise do filme A Caverna dos Sonhos Esquecidos
title_sort A relação de Werner Herzog com a imagem: uma análise do filme A Caverna dos Sonhos Esquecidos
author Teixeira, João Pedro Motta
author_facet Teixeira, João Pedro Motta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, João Pedro Motta
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rossini, Miriam de Souza
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Marconi, Dieison
contributor_str_mv Rossini, Miriam de Souza
Marconi, Dieison
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema alemão
Herzog, Werner, 1942-
A Caverna dos Sonhos Esquecidos (Filme documentário)
topic Cinema alemão
Herzog, Werner, 1942-
A Caverna dos Sonhos Esquecidos (Filme documentário)
Cinema
Documentary
Rock art
German cinema
Image
dc.subject.eng.fl_str_mv Cinema
Documentary
Rock art
German cinema
Image
description Esta monografia tem como objetivo estudar a relação de Werner Herzog com a imagem a partir da análise do documentário A Caverna dos Sonhos Esquecidos (2010), onde o cineasta alemão demonstra uma conexão singular com as pinturas rupestres. Dessa forma, o trabalho foi divido em três momentos: no primeiro, com apoio de Nagib (1991) e Cronin (2002), apresentamos a trajetória de Herzog, levantando questões sobre sua vida, suas concepções artísticas, seus principais filmes e o contexto do Cinema Novo Alemão, no qual se insere. No segundo momento abordamos sua faceta de documentarista e introduzimos pontos importantes para se pensar sua arte, como seu olhar para as paisagens e sua constante busca por imagens frescas. Por fim, na terceira parte produzimos uma análise de A Caverna dos Sonhos Esquecidos, observando como aparecem no documentário aspectos anteriormente discutidos sobre a obra de Herzog e como o cineasta vê as imagens rupestres como uma forma de produzir um encontro entre presente e passado; para isso utilizamos Machado (1997), Ames (2009 e 2012) e Wachtel (1993).
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-04T02:35:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/157316
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001013350
url http://hdl.handle.net/10183/157316
identifier_str_mv 001013350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157316/1/001013350.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157316/2/001013350.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157316/3/001013350.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3b867d46988cc798321d3e7bb9a340a7
f3cfdefa75db77624ab5dcde3d877a2e
4ed31a814cbecd5675e34460181da168
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224529049026560