O estado da arte do currículo integrado do PROEJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aristimunha, Priscila Costa da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/103341
Resumo: O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), implantado a partir do Decreto nº 5840 de 13 de julho de 2006 vem inserindo alunas e alunos da EJA na rede federal de Educação Profissional e Tecnológica, integrando a educação profissional à educação básica. Desde então, está sendo construído um currículo o qual integre conhecimentos técnicos e específicos aliados aos conhecimentos exigidos pela formação geral. Dada tamanha relevância da temática currículo integrado do PROEJA, o presente trabalho tem por objetivo compreender os movimentos de construção desta proposta de educação em teses e dissertações inseridas nos repositórios digitais de universidades federais e de algumas da rede particular de ensino. A investigação, vinculada à bolsa de iniciação científica, compõe um recorte da pesquisa denominada: Do Inédito ao Aleatório: o currículo integrado do PROEJA. A metodologia envolve levantamento bibliográfico, realizando o mapeamento e a análise das produções acadêmicas que abordam o tema escolhido, tentando responder que aspectos vêm sendo destacados e estudados nos diferentes tempos e espaços desde a conformação do PROEJA em 2006.
id UFRGS-2_8c150f440069c347e2ec6716e79811f0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103341
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Aristimunha, Priscila Costa da SilvaSantos, Simone Valdete dos2014-09-17T02:12:05Z2014http://hdl.handle.net/10183/103341000936979O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), implantado a partir do Decreto nº 5840 de 13 de julho de 2006 vem inserindo alunas e alunos da EJA na rede federal de Educação Profissional e Tecnológica, integrando a educação profissional à educação básica. Desde então, está sendo construído um currículo o qual integre conhecimentos técnicos e específicos aliados aos conhecimentos exigidos pela formação geral. Dada tamanha relevância da temática currículo integrado do PROEJA, o presente trabalho tem por objetivo compreender os movimentos de construção desta proposta de educação em teses e dissertações inseridas nos repositórios digitais de universidades federais e de algumas da rede particular de ensino. A investigação, vinculada à bolsa de iniciação científica, compõe um recorte da pesquisa denominada: Do Inédito ao Aleatório: o currículo integrado do PROEJA. A metodologia envolve levantamento bibliográfico, realizando o mapeamento e a análise das produções acadêmicas que abordam o tema escolhido, tentando responder que aspectos vêm sendo destacados e estudados nos diferentes tempos e espaços desde a conformação do PROEJA em 2006.application/pdfporCurrículo integradoEstado da arteEducação de jovens e adultosO estado da arte do currículo integrado do PROEJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000936979.pdf000936979.pdfTexto completoapplication/pdf475730http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103341/1/000936979.pdf8c626594922aba39ad3c6c589918132eMD51TEXT000936979.pdf.txt000936979.pdf.txtExtracted Texttext/plain88906http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103341/2/000936979.pdf.txt9cd9fdbdcff159839f7eec18904761b7MD52THUMBNAIL000936979.pdf.jpg000936979.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg944http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103341/3/000936979.pdf.jpg194f41178271387ff2a46c124d39773eMD5310183/1033412018-10-24 08:53:26.848oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103341Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T11:53:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O estado da arte do currículo integrado do PROEJA
title O estado da arte do currículo integrado do PROEJA
spellingShingle O estado da arte do currículo integrado do PROEJA
Aristimunha, Priscila Costa da Silva
Currículo integrado
Estado da arte
Educação de jovens e adultos
title_short O estado da arte do currículo integrado do PROEJA
title_full O estado da arte do currículo integrado do PROEJA
title_fullStr O estado da arte do currículo integrado do PROEJA
title_full_unstemmed O estado da arte do currículo integrado do PROEJA
title_sort O estado da arte do currículo integrado do PROEJA
author Aristimunha, Priscila Costa da Silva
author_facet Aristimunha, Priscila Costa da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aristimunha, Priscila Costa da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Simone Valdete dos
contributor_str_mv Santos, Simone Valdete dos
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo integrado
Estado da arte
Educação de jovens e adultos
topic Currículo integrado
Estado da arte
Educação de jovens e adultos
description O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), implantado a partir do Decreto nº 5840 de 13 de julho de 2006 vem inserindo alunas e alunos da EJA na rede federal de Educação Profissional e Tecnológica, integrando a educação profissional à educação básica. Desde então, está sendo construído um currículo o qual integre conhecimentos técnicos e específicos aliados aos conhecimentos exigidos pela formação geral. Dada tamanha relevância da temática currículo integrado do PROEJA, o presente trabalho tem por objetivo compreender os movimentos de construção desta proposta de educação em teses e dissertações inseridas nos repositórios digitais de universidades federais e de algumas da rede particular de ensino. A investigação, vinculada à bolsa de iniciação científica, compõe um recorte da pesquisa denominada: Do Inédito ao Aleatório: o currículo integrado do PROEJA. A metodologia envolve levantamento bibliográfico, realizando o mapeamento e a análise das produções acadêmicas que abordam o tema escolhido, tentando responder que aspectos vêm sendo destacados e estudados nos diferentes tempos e espaços desde a conformação do PROEJA em 2006.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-17T02:12:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/103341
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000936979
url http://hdl.handle.net/10183/103341
identifier_str_mv 000936979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103341/1/000936979.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103341/2/000936979.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103341/3/000936979.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8c626594922aba39ad3c6c589918132e
9cd9fdbdcff159839f7eec18904761b7
194f41178271387ff2a46c124d39773e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447134241030144