Educação Integrada e PROEJA: diálogos possíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Castro, Mad´Ana Desirée Ribeiro
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Machado, Maria Margarida, Vitorette, Jacqueline Maria Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11026
Resumo: RESUMO:Educação Integrada e PROEJA: diálogos possíveis. O presente artigo busca retomar o desenvolvimento lógico e histórico da Educação Integrada, a partir de reflexões teórico-práticas desenvolvidas na Educação Profissional e Tecnológica e na Educação de Jovens e Adultos no Brasil. A reflexão pauta-se pela retomada do referencial teórico-conceitual de Trabalho, como princípio educativo, matriz do campo da Educação Profissional e Tecnológica, numa perspectiva emancipatória, bem como pelo referencial freiriano de Educação de Jovens e Adultos, mediada pelo diálogo e pela construção coletiva de conhecimento. Por fim, a escolha deste caminho reflexivo quer destacar que a Educação Integrada, na efetivação do PROEJA em Goiás, é ao mesmo tempo conceito, experiência histórica e intencionalidade que se faz e se refaz e que faz e refaz os processos educativos empreendidos pela sociedade.
id UFRGS-9_9134e87f0d70e964b7b029f2d1225221
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/11026
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Educação Integrada e PROEJA: diálogos possíveisEducação de Jovens e Adultos. Educação Profissional. Currículo Integrado.RESUMO:Educação Integrada e PROEJA: diálogos possíveis. O presente artigo busca retomar o desenvolvimento lógico e histórico da Educação Integrada, a partir de reflexões teórico-práticas desenvolvidas na Educação Profissional e Tecnológica e na Educação de Jovens e Adultos no Brasil. A reflexão pauta-se pela retomada do referencial teórico-conceitual de Trabalho, como princípio educativo, matriz do campo da Educação Profissional e Tecnológica, numa perspectiva emancipatória, bem como pelo referencial freiriano de Educação de Jovens e Adultos, mediada pelo diálogo e pela construção coletiva de conhecimento. Por fim, a escolha deste caminho reflexivo quer destacar que a Educação Integrada, na efetivação do PROEJA em Goiás, é ao mesmo tempo conceito, experiência histórica e intencionalidade que se faz e se refaz e que faz e refaz os processos educativos empreendidos pela sociedade. FACED - UFRGS2010-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11026Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 35 No. 1 (2010)Educação & Realidade; v. 35 n. 1 (2010)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11026/7187de Castro, Mad´Ana Desirée RibeiroMachado, Maria MargaridaVitorette, Jacqueline Maria Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-01-16T13:21:59Zoai:seer.ufrgs.br:article/11026Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2012-01-16T13:21:59Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Integrada e PROEJA: diálogos possíveis
title Educação Integrada e PROEJA: diálogos possíveis
spellingShingle Educação Integrada e PROEJA: diálogos possíveis
de Castro, Mad´Ana Desirée Ribeiro
Educação de Jovens e Adultos. Educação Profissional. Currículo Integrado.
title_short Educação Integrada e PROEJA: diálogos possíveis
title_full Educação Integrada e PROEJA: diálogos possíveis
title_fullStr Educação Integrada e PROEJA: diálogos possíveis
title_full_unstemmed Educação Integrada e PROEJA: diálogos possíveis
title_sort Educação Integrada e PROEJA: diálogos possíveis
author de Castro, Mad´Ana Desirée Ribeiro
author_facet de Castro, Mad´Ana Desirée Ribeiro
Machado, Maria Margarida
Vitorette, Jacqueline Maria Barbosa
author_role author
author2 Machado, Maria Margarida
Vitorette, Jacqueline Maria Barbosa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Castro, Mad´Ana Desirée Ribeiro
Machado, Maria Margarida
Vitorette, Jacqueline Maria Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos. Educação Profissional. Currículo Integrado.
topic Educação de Jovens e Adultos. Educação Profissional. Currículo Integrado.
description RESUMO:Educação Integrada e PROEJA: diálogos possíveis. O presente artigo busca retomar o desenvolvimento lógico e histórico da Educação Integrada, a partir de reflexões teórico-práticas desenvolvidas na Educação Profissional e Tecnológica e na Educação de Jovens e Adultos no Brasil. A reflexão pauta-se pela retomada do referencial teórico-conceitual de Trabalho, como princípio educativo, matriz do campo da Educação Profissional e Tecnológica, numa perspectiva emancipatória, bem como pelo referencial freiriano de Educação de Jovens e Adultos, mediada pelo diálogo e pela construção coletiva de conhecimento. Por fim, a escolha deste caminho reflexivo quer destacar que a Educação Integrada, na efetivação do PROEJA em Goiás, é ao mesmo tempo conceito, experiência histórica e intencionalidade que se faz e se refaz e que faz e refaz os processos educativos empreendidos pela sociedade.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11026
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11026/7187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 35 No. 1 (2010)
Educação & Realidade; v. 35 n. 1 (2010)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984077869056