Música como (in)formação : competências informacionais para a composição musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schiavo, Rosangela Portella
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/54251
Resumo: Através de uma pesquisa bibliográfica que abordou temas como letramento informacional, letramento musical, múltiplas linguagens e competência informacional pretendi investigar a forma de utilização de fontes informacionais, por parte dos compositores da música regional gaúcha. Foi investigado de que forma aconteceu o aprendizado musical, e em que fase do desenvolvimento dos indivíduos isso ocorreu; intentando investigar se há uma relação na forma de utilização de fontes de informação em períodos distintos. Ao identificar as formas de letramento musical dos indivíduos, busquei também as fontes utilizadas tanto no processo formativo do indivíduo, quanto no seu processo de criação musical. A partir das respostas obtidas através de uma entrevista gravada e, posteriormente, transcrita, traçei um roteiro das formas de composição, da utilização de fontes de informação na composição e de que forma esses indivíduos identificam se essas fontes são confiáveis. Essa forma de análise das fontes de informação está relacionada à competência informacional, adquirida pelos indivíduos durante seu processo de letramento musical. Busquei elaborar um fluxo de trabalho, a partir do uso das fontes, no processo de criação musical. Foram investigados, também, padrões na utilização dos recursos obtidos pelos indivíduos da pesquisa. A eficiência das informações obtidas através das fontes de informação foi analisada através das diretrizes publicadas pela ALA. Os resultados da pesquisa indicaram que as fontes pessoais foram fundamentais no processo de letramento musical dos indivíduos. No que tange ao fluxo de informação percebeu-se que os indivíduos utilizam a informação de forma sistemática, mesmo que esta seja obtida através de sua vivencia pessoal.
id UFRGS-2_8c7ed941d1c2ddaa30841703ccf861b6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/54251
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schiavo, Rosangela PortellaSousa, Rodrigo Silva Caxias de2012-08-21T01:35:46Z2012http://hdl.handle.net/10183/54251000855811Através de uma pesquisa bibliográfica que abordou temas como letramento informacional, letramento musical, múltiplas linguagens e competência informacional pretendi investigar a forma de utilização de fontes informacionais, por parte dos compositores da música regional gaúcha. Foi investigado de que forma aconteceu o aprendizado musical, e em que fase do desenvolvimento dos indivíduos isso ocorreu; intentando investigar se há uma relação na forma de utilização de fontes de informação em períodos distintos. Ao identificar as formas de letramento musical dos indivíduos, busquei também as fontes utilizadas tanto no processo formativo do indivíduo, quanto no seu processo de criação musical. A partir das respostas obtidas através de uma entrevista gravada e, posteriormente, transcrita, traçei um roteiro das formas de composição, da utilização de fontes de informação na composição e de que forma esses indivíduos identificam se essas fontes são confiáveis. Essa forma de análise das fontes de informação está relacionada à competência informacional, adquirida pelos indivíduos durante seu processo de letramento musical. Busquei elaborar um fluxo de trabalho, a partir do uso das fontes, no processo de criação musical. Foram investigados, também, padrões na utilização dos recursos obtidos pelos indivíduos da pesquisa. A eficiência das informações obtidas através das fontes de informação foi analisada através das diretrizes publicadas pela ALA. Os resultados da pesquisa indicaram que as fontes pessoais foram fundamentais no processo de letramento musical dos indivíduos. No que tange ao fluxo de informação percebeu-se que os indivíduos utilizam a informação de forma sistemática, mesmo que esta seja obtida através de sua vivencia pessoal.Through a literature search that addressed topics such as information literacy, musical literacy, information literacy and multiple languages intended to investigate how to use informational sources, by the composers of the regional music Gaucho. We investigated how learning happened musical, and at what stage of development of the subjects this occurred, attempting to investigate whether there is a relationship in the form of use of information sources at different times. Identifying forms of musical literacy of the subjects, we sought the sources used in both the formative process of the individual, and in the process of musical creation. From these responses through an interview recorded and later transcribed, drew up a roadmap of the forms of composition, the use of information sources, composition and how these individuals identify whether these sources are reliable. This form of analysis of information sources is related to information literacy, acquired by individuals during the process of musical literacy. We tried to draw up a workflow from the use of sources in the process of musical creation. We also investigated patterns in the use of resources obtained by the research subjects. The efficiency of information obtained through sources of information was analyzed using the guidelines published by the ALA. The survey results indicate that personal sources were crucial in the process of musical literacy of the subjects. Regarding the flow of information was perceived subjects use information in a systematic manner, even if it is obtained through their personal experiences.application/pdfporCompetência informacionalFontes de informaçãoInformational literacyMultiple languagesMusical literacyInformation literacyMúsica como (in)formação : competências informacionais para a composição musicalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000855811.pdf.txt000855811.pdf.txtExtracted Texttext/plain113435http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54251/2/000855811.pdf.txt8b9116aa4acbfa3303a2733a52b65d96MD52ORIGINAL000855811.pdf000855811.pdfTexto completoapplication/pdf925073http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54251/1/000855811.pdffdfddc4f74bde64256b3d934924b6977MD51THUMBNAIL000855811.pdf.jpg000855811.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1037http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54251/3/000855811.pdf.jpgce00a044790e244fc9477bf0a93ffefcMD5310183/542512018-10-15 08:16:43.425oai:www.lume.ufrgs.br:10183/54251Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:16:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Música como (in)formação : competências informacionais para a composição musical
title Música como (in)formação : competências informacionais para a composição musical
spellingShingle Música como (in)formação : competências informacionais para a composição musical
Schiavo, Rosangela Portella
Competência informacional
Fontes de informação
Informational literacy
Multiple languages
Musical literacy
Information literacy
title_short Música como (in)formação : competências informacionais para a composição musical
title_full Música como (in)formação : competências informacionais para a composição musical
title_fullStr Música como (in)formação : competências informacionais para a composição musical
title_full_unstemmed Música como (in)formação : competências informacionais para a composição musical
title_sort Música como (in)formação : competências informacionais para a composição musical
author Schiavo, Rosangela Portella
author_facet Schiavo, Rosangela Portella
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schiavo, Rosangela Portella
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sousa, Rodrigo Silva Caxias de
contributor_str_mv Sousa, Rodrigo Silva Caxias de
dc.subject.por.fl_str_mv Competência informacional
Fontes de informação
topic Competência informacional
Fontes de informação
Informational literacy
Multiple languages
Musical literacy
Information literacy
dc.subject.eng.fl_str_mv Informational literacy
Multiple languages
Musical literacy
Information literacy
description Através de uma pesquisa bibliográfica que abordou temas como letramento informacional, letramento musical, múltiplas linguagens e competência informacional pretendi investigar a forma de utilização de fontes informacionais, por parte dos compositores da música regional gaúcha. Foi investigado de que forma aconteceu o aprendizado musical, e em que fase do desenvolvimento dos indivíduos isso ocorreu; intentando investigar se há uma relação na forma de utilização de fontes de informação em períodos distintos. Ao identificar as formas de letramento musical dos indivíduos, busquei também as fontes utilizadas tanto no processo formativo do indivíduo, quanto no seu processo de criação musical. A partir das respostas obtidas através de uma entrevista gravada e, posteriormente, transcrita, traçei um roteiro das formas de composição, da utilização de fontes de informação na composição e de que forma esses indivíduos identificam se essas fontes são confiáveis. Essa forma de análise das fontes de informação está relacionada à competência informacional, adquirida pelos indivíduos durante seu processo de letramento musical. Busquei elaborar um fluxo de trabalho, a partir do uso das fontes, no processo de criação musical. Foram investigados, também, padrões na utilização dos recursos obtidos pelos indivíduos da pesquisa. A eficiência das informações obtidas através das fontes de informação foi analisada através das diretrizes publicadas pela ALA. Os resultados da pesquisa indicaram que as fontes pessoais foram fundamentais no processo de letramento musical dos indivíduos. No que tange ao fluxo de informação percebeu-se que os indivíduos utilizam a informação de forma sistemática, mesmo que esta seja obtida através de sua vivencia pessoal.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-08-21T01:35:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/54251
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000855811
url http://hdl.handle.net/10183/54251
identifier_str_mv 000855811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54251/2/000855811.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54251/1/000855811.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54251/3/000855811.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8b9116aa4acbfa3303a2733a52b65d96
fdfddc4f74bde64256b3d934924b6977
ce00a044790e244fc9477bf0a93ffefc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447090079203328