Música como (in)formação : competências informacionais para a composição musical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/54251 |
Resumo: | Através de uma pesquisa bibliográfica que abordou temas como letramento informacional, letramento musical, múltiplas linguagens e competência informacional pretendi investigar a forma de utilização de fontes informacionais, por parte dos compositores da música regional gaúcha. Foi investigado de que forma aconteceu o aprendizado musical, e em que fase do desenvolvimento dos indivíduos isso ocorreu; intentando investigar se há uma relação na forma de utilização de fontes de informação em períodos distintos. Ao identificar as formas de letramento musical dos indivíduos, busquei também as fontes utilizadas tanto no processo formativo do indivíduo, quanto no seu processo de criação musical. A partir das respostas obtidas através de uma entrevista gravada e, posteriormente, transcrita, traçei um roteiro das formas de composição, da utilização de fontes de informação na composição e de que forma esses indivíduos identificam se essas fontes são confiáveis. Essa forma de análise das fontes de informação está relacionada à competência informacional, adquirida pelos indivíduos durante seu processo de letramento musical. Busquei elaborar um fluxo de trabalho, a partir do uso das fontes, no processo de criação musical. Foram investigados, também, padrões na utilização dos recursos obtidos pelos indivíduos da pesquisa. A eficiência das informações obtidas através das fontes de informação foi analisada através das diretrizes publicadas pela ALA. Os resultados da pesquisa indicaram que as fontes pessoais foram fundamentais no processo de letramento musical dos indivíduos. No que tange ao fluxo de informação percebeu-se que os indivíduos utilizam a informação de forma sistemática, mesmo que esta seja obtida através de sua vivencia pessoal. |
id |
UFRGS-2_8c7ed941d1c2ddaa30841703ccf861b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/54251 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Schiavo, Rosangela PortellaSousa, Rodrigo Silva Caxias de2012-08-21T01:35:46Z2012http://hdl.handle.net/10183/54251000855811Através de uma pesquisa bibliográfica que abordou temas como letramento informacional, letramento musical, múltiplas linguagens e competência informacional pretendi investigar a forma de utilização de fontes informacionais, por parte dos compositores da música regional gaúcha. Foi investigado de que forma aconteceu o aprendizado musical, e em que fase do desenvolvimento dos indivíduos isso ocorreu; intentando investigar se há uma relação na forma de utilização de fontes de informação em períodos distintos. Ao identificar as formas de letramento musical dos indivíduos, busquei também as fontes utilizadas tanto no processo formativo do indivíduo, quanto no seu processo de criação musical. A partir das respostas obtidas através de uma entrevista gravada e, posteriormente, transcrita, traçei um roteiro das formas de composição, da utilização de fontes de informação na composição e de que forma esses indivíduos identificam se essas fontes são confiáveis. Essa forma de análise das fontes de informação está relacionada à competência informacional, adquirida pelos indivíduos durante seu processo de letramento musical. Busquei elaborar um fluxo de trabalho, a partir do uso das fontes, no processo de criação musical. Foram investigados, também, padrões na utilização dos recursos obtidos pelos indivíduos da pesquisa. A eficiência das informações obtidas através das fontes de informação foi analisada através das diretrizes publicadas pela ALA. Os resultados da pesquisa indicaram que as fontes pessoais foram fundamentais no processo de letramento musical dos indivíduos. No que tange ao fluxo de informação percebeu-se que os indivíduos utilizam a informação de forma sistemática, mesmo que esta seja obtida através de sua vivencia pessoal.Through a literature search that addressed topics such as information literacy, musical literacy, information literacy and multiple languages intended to investigate how to use informational sources, by the composers of the regional music Gaucho. We investigated how learning happened musical, and at what stage of development of the subjects this occurred, attempting to investigate whether there is a relationship in the form of use of information sources at different times. Identifying forms of musical literacy of the subjects, we sought the sources used in both the formative process of the individual, and in the process of musical creation. From these responses through an interview recorded and later transcribed, drew up a roadmap of the forms of composition, the use of information sources, composition and how these individuals identify whether these sources are reliable. This form of analysis of information sources is related to information literacy, acquired by individuals during the process of musical literacy. We tried to draw up a workflow from the use of sources in the process of musical creation. We also investigated patterns in the use of resources obtained by the research subjects. The efficiency of information obtained through sources of information was analyzed using the guidelines published by the ALA. The survey results indicate that personal sources were crucial in the process of musical literacy of the subjects. Regarding the flow of information was perceived subjects use information in a systematic manner, even if it is obtained through their personal experiences.application/pdfporCompetência informacionalFontes de informaçãoInformational literacyMultiple languagesMusical literacyInformation literacyMúsica como (in)formação : competências informacionais para a composição musicalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000855811.pdf.txt000855811.pdf.txtExtracted Texttext/plain113435http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54251/2/000855811.pdf.txt8b9116aa4acbfa3303a2733a52b65d96MD52ORIGINAL000855811.pdf000855811.pdfTexto completoapplication/pdf925073http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54251/1/000855811.pdffdfddc4f74bde64256b3d934924b6977MD51THUMBNAIL000855811.pdf.jpg000855811.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1037http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54251/3/000855811.pdf.jpgce00a044790e244fc9477bf0a93ffefcMD5310183/542512018-10-15 08:16:43.425oai:www.lume.ufrgs.br:10183/54251Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:16:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Música como (in)formação : competências informacionais para a composição musical |
title |
Música como (in)formação : competências informacionais para a composição musical |
spellingShingle |
Música como (in)formação : competências informacionais para a composição musical Schiavo, Rosangela Portella Competência informacional Fontes de informação Informational literacy Multiple languages Musical literacy Information literacy |
title_short |
Música como (in)formação : competências informacionais para a composição musical |
title_full |
Música como (in)formação : competências informacionais para a composição musical |
title_fullStr |
Música como (in)formação : competências informacionais para a composição musical |
title_full_unstemmed |
Música como (in)formação : competências informacionais para a composição musical |
title_sort |
Música como (in)formação : competências informacionais para a composição musical |
author |
Schiavo, Rosangela Portella |
author_facet |
Schiavo, Rosangela Portella |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schiavo, Rosangela Portella |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sousa, Rodrigo Silva Caxias de |
contributor_str_mv |
Sousa, Rodrigo Silva Caxias de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência informacional Fontes de informação |
topic |
Competência informacional Fontes de informação Informational literacy Multiple languages Musical literacy Information literacy |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Informational literacy Multiple languages Musical literacy Information literacy |
description |
Através de uma pesquisa bibliográfica que abordou temas como letramento informacional, letramento musical, múltiplas linguagens e competência informacional pretendi investigar a forma de utilização de fontes informacionais, por parte dos compositores da música regional gaúcha. Foi investigado de que forma aconteceu o aprendizado musical, e em que fase do desenvolvimento dos indivíduos isso ocorreu; intentando investigar se há uma relação na forma de utilização de fontes de informação em períodos distintos. Ao identificar as formas de letramento musical dos indivíduos, busquei também as fontes utilizadas tanto no processo formativo do indivíduo, quanto no seu processo de criação musical. A partir das respostas obtidas através de uma entrevista gravada e, posteriormente, transcrita, traçei um roteiro das formas de composição, da utilização de fontes de informação na composição e de que forma esses indivíduos identificam se essas fontes são confiáveis. Essa forma de análise das fontes de informação está relacionada à competência informacional, adquirida pelos indivíduos durante seu processo de letramento musical. Busquei elaborar um fluxo de trabalho, a partir do uso das fontes, no processo de criação musical. Foram investigados, também, padrões na utilização dos recursos obtidos pelos indivíduos da pesquisa. A eficiência das informações obtidas através das fontes de informação foi analisada através das diretrizes publicadas pela ALA. Os resultados da pesquisa indicaram que as fontes pessoais foram fundamentais no processo de letramento musical dos indivíduos. No que tange ao fluxo de informação percebeu-se que os indivíduos utilizam a informação de forma sistemática, mesmo que esta seja obtida através de sua vivencia pessoal. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-08-21T01:35:46Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/54251 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000855811 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/54251 |
identifier_str_mv |
000855811 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54251/2/000855811.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54251/1/000855811.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54251/3/000855811.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8b9116aa4acbfa3303a2733a52b65d96 fdfddc4f74bde64256b3d934924b6977 ce00a044790e244fc9477bf0a93ffefc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447090079203328 |