Habilidades informacionais : estudo de caso com alunos das séries finais do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp/UFRGS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Cristiane Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/69766
Resumo: Este estudo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada na Biblioteca Graciema Pacheco, com alunos da sétima e oitava séries do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp/UFRGS). Verifica a frequência de utilização da Biblioteca pelos alunos. Identifica as habilidades informacionais dos alunos no uso da biblioteca e no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Analisa as habilidades dos alunos na avaliação e seleção de materiais para pesquisa escolar. Apresenta a importância da biblioteca escolar como espaço de socialização e a sua participação na construção do conhecimento e desenvolvimento da competência informacional dos usuários. Destaca as mudanças ocorridas no ambiente de aprendizagem, devido às atuais fontes de informação disponibilizadas e ao acesso à internet. Define e caracteriza a pesquisa escolar. Apresenta o programa de atividades para o desenvolvimento das habilidades de uso da biblioteca e da informação proposto por Carol Kuhlthau. Relaciona as habilidades de localização e habilidades de interpretação dos alunos com o uso da Biblioteca e seus recursos informacionais. Apresenta os resultados obtidos através da observação sistemática e das entrevistas aplicadas aos sujeitos do estudo. Constata que os alunos da sétima e oitava séries do ensino fundamental do CAp/UFRGS possuem habilidades informacionais aquém das habilidades propostas por Kuhlthau. A partir dos resultados deste estudo, sugere o incentivo ao uso do catálogo on-line e a parceria professor/biblioteca na realização de atividades para desenvolver as habilidades informacionais dos alunos.
id UFRGS-2_1802c331eff94ca6ce1b0c20f7c3cbdb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69766
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Teixeira, Cristiane SilvaFerreira, Gloria Isabel Sattamini2013-03-26T01:46:01Z2012http://hdl.handle.net/10183/69766000872147Este estudo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada na Biblioteca Graciema Pacheco, com alunos da sétima e oitava séries do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp/UFRGS). Verifica a frequência de utilização da Biblioteca pelos alunos. Identifica as habilidades informacionais dos alunos no uso da biblioteca e no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Analisa as habilidades dos alunos na avaliação e seleção de materiais para pesquisa escolar. Apresenta a importância da biblioteca escolar como espaço de socialização e a sua participação na construção do conhecimento e desenvolvimento da competência informacional dos usuários. Destaca as mudanças ocorridas no ambiente de aprendizagem, devido às atuais fontes de informação disponibilizadas e ao acesso à internet. Define e caracteriza a pesquisa escolar. Apresenta o programa de atividades para o desenvolvimento das habilidades de uso da biblioteca e da informação proposto por Carol Kuhlthau. Relaciona as habilidades de localização e habilidades de interpretação dos alunos com o uso da Biblioteca e seus recursos informacionais. Apresenta os resultados obtidos através da observação sistemática e das entrevistas aplicadas aos sujeitos do estudo. Constata que os alunos da sétima e oitava séries do ensino fundamental do CAp/UFRGS possuem habilidades informacionais aquém das habilidades propostas por Kuhlthau. A partir dos resultados deste estudo, sugere o incentivo ao uso do catálogo on-line e a parceria professor/biblioteca na realização de atividades para desenvolver as habilidades informacionais dos alunos.This study reports the results of a survey conducted in the Library Graciema Pacheco, with students of elementary education at the Colégio de Aplicação from Universidade Federal do Rio Grande do Sul. It verifies the frequency of use of the library by students. It identifies the student’s information abilities about use of library and the Information and Comunication Technology (ICT). It analyzes students' skills in the evaluation and selection of materials for school research. It shows the importance of the school library as a place of socialization and participation in knowledge construction and development of information literacy of the users. It emphasizes the changes in the learning environment, because the new sources of information and the access to the internet. It defines and characterizes the school research. It shows the program of activities for the development of the skills of library use and information offered by Carol Kuhlthau. It relates the skills location and interpretation of the students with the library use and its information resources. It shows the results obtained through systematic observation and interviews applied to the study subjects. It notes that students have skills informational short of skills proposed by Kuhlthau. From the results of this study suggests the incentive to use the on-line catalog and partnership teacher/library in carrying out activities to develop students'skills informational.application/pdfporBiblioteca escolarCompetência informacionalInformational skillsInformation literacySchool libraryHabilidades informacionais : estudo de caso com alunos das séries finais do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp/UFRGS)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000872147.pdf000872147.pdfTexto completoapplication/pdf442712http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69766/1/000872147.pdf731f16dbeb84eb8f41ec395cfd0a06cdMD51TEXT000872147.pdf.txt000872147.pdf.txtExtracted Texttext/plain100066http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69766/2/000872147.pdf.txt507b94e6841a3768a6d110cfcdb6d0ceMD52THUMBNAIL000872147.pdf.jpg000872147.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1043http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69766/3/000872147.pdf.jpg24fe36a7ea58668d03b1999281902de3MD5310183/697662018-10-15 08:02:07.909oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69766Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:02:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Habilidades informacionais : estudo de caso com alunos das séries finais do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp/UFRGS)
title Habilidades informacionais : estudo de caso com alunos das séries finais do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp/UFRGS)
spellingShingle Habilidades informacionais : estudo de caso com alunos das séries finais do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp/UFRGS)
Teixeira, Cristiane Silva
Biblioteca escolar
Competência informacional
Informational skills
Information literacy
School library
title_short Habilidades informacionais : estudo de caso com alunos das séries finais do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp/UFRGS)
title_full Habilidades informacionais : estudo de caso com alunos das séries finais do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp/UFRGS)
title_fullStr Habilidades informacionais : estudo de caso com alunos das séries finais do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp/UFRGS)
title_full_unstemmed Habilidades informacionais : estudo de caso com alunos das séries finais do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp/UFRGS)
title_sort Habilidades informacionais : estudo de caso com alunos das séries finais do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp/UFRGS)
author Teixeira, Cristiane Silva
author_facet Teixeira, Cristiane Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Cristiane Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira, Gloria Isabel Sattamini
contributor_str_mv Ferreira, Gloria Isabel Sattamini
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Competência informacional
topic Biblioteca escolar
Competência informacional
Informational skills
Information literacy
School library
dc.subject.eng.fl_str_mv Informational skills
Information literacy
School library
description Este estudo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada na Biblioteca Graciema Pacheco, com alunos da sétima e oitava séries do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp/UFRGS). Verifica a frequência de utilização da Biblioteca pelos alunos. Identifica as habilidades informacionais dos alunos no uso da biblioteca e no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Analisa as habilidades dos alunos na avaliação e seleção de materiais para pesquisa escolar. Apresenta a importância da biblioteca escolar como espaço de socialização e a sua participação na construção do conhecimento e desenvolvimento da competência informacional dos usuários. Destaca as mudanças ocorridas no ambiente de aprendizagem, devido às atuais fontes de informação disponibilizadas e ao acesso à internet. Define e caracteriza a pesquisa escolar. Apresenta o programa de atividades para o desenvolvimento das habilidades de uso da biblioteca e da informação proposto por Carol Kuhlthau. Relaciona as habilidades de localização e habilidades de interpretação dos alunos com o uso da Biblioteca e seus recursos informacionais. Apresenta os resultados obtidos através da observação sistemática e das entrevistas aplicadas aos sujeitos do estudo. Constata que os alunos da sétima e oitava séries do ensino fundamental do CAp/UFRGS possuem habilidades informacionais aquém das habilidades propostas por Kuhlthau. A partir dos resultados deste estudo, sugere o incentivo ao uso do catálogo on-line e a parceria professor/biblioteca na realização de atividades para desenvolver as habilidades informacionais dos alunos.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-26T01:46:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/69766
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000872147
url http://hdl.handle.net/10183/69766
identifier_str_mv 000872147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69766/1/000872147.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69766/2/000872147.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69766/3/000872147.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 731f16dbeb84eb8f41ec395cfd0a06cd
507b94e6841a3768a6d110cfcdb6d0ce
24fe36a7ea58668d03b1999281902de3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224442765901824