Relações pedagógicas entre o professor unidocente e o professor de educação física nos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Matheus Mesquita de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/236629
Resumo: Introdução: Os anos iniciais do Ensino Fundamental é uma etapa educacional onde os estudantes têm oportunidades de aprendizagens diversas entre seus pares. Esta é uma etapa onde os estudantes começam a se construir enquanto sujeitos coletivos dentro da esfera escolar e criar seus próprios valores através de suas vivências e experiências dentro deste ambiente. Portanto, as relações pedagógicas construídas entre o corpo docente da escola se mostra muito significativo e influente no que se refere ao processo de escolarização. Ou seja, a interação entre os professores pode ser favorável na construção de metodologias de ensino ou até mesmo nas trocas de experiências sobre a convivência com os estudantes dentro e fora de sala de aula. Objetivo: o objetivo deste estudo é identificar e compreender a importância das relações pedagógicas e do dialogo entre o professor unidocente e o professor de Educação Física para o melhor desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Metodologia: para este estudo, utilizamos uma abordagem qualitativa. Optamos pela realização de um estudo de caso realizando entrevistas semiestruturadas com duas unidocentes, na busca das respostas para os questionamentos emergidos dentro deste estudo. Conclusão: As relações pedagógicas se dão dentro do ambiente escolar de forma dialógica, em forma de diálogos, “trocas de figurinhas” e interações entre o grupo de trabalho e não apenas o corpo docente. Sendo assim, a busca dessas relações se concentra em construir um processo de ensino-aprendizagem mútuo com os estudantes e com o objetivo de promover um processo de escolarização sadio, rico e fértil para os estudantes se desenvolverem de forma integral.
id UFRGS-2_8c84caffd01eb28446281d61500ead88
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236629
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Matheus Mesquita deMolina Neto, Vicente2022-04-06T04:45:49Z2018http://hdl.handle.net/10183/236629001064208Introdução: Os anos iniciais do Ensino Fundamental é uma etapa educacional onde os estudantes têm oportunidades de aprendizagens diversas entre seus pares. Esta é uma etapa onde os estudantes começam a se construir enquanto sujeitos coletivos dentro da esfera escolar e criar seus próprios valores através de suas vivências e experiências dentro deste ambiente. Portanto, as relações pedagógicas construídas entre o corpo docente da escola se mostra muito significativo e influente no que se refere ao processo de escolarização. Ou seja, a interação entre os professores pode ser favorável na construção de metodologias de ensino ou até mesmo nas trocas de experiências sobre a convivência com os estudantes dentro e fora de sala de aula. Objetivo: o objetivo deste estudo é identificar e compreender a importância das relações pedagógicas e do dialogo entre o professor unidocente e o professor de Educação Física para o melhor desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Metodologia: para este estudo, utilizamos uma abordagem qualitativa. Optamos pela realização de um estudo de caso realizando entrevistas semiestruturadas com duas unidocentes, na busca das respostas para os questionamentos emergidos dentro deste estudo. Conclusão: As relações pedagógicas se dão dentro do ambiente escolar de forma dialógica, em forma de diálogos, “trocas de figurinhas” e interações entre o grupo de trabalho e não apenas o corpo docente. Sendo assim, a busca dessas relações se concentra em construir um processo de ensino-aprendizagem mútuo com os estudantes e com o objetivo de promover um processo de escolarização sadio, rico e fértil para os estudantes se desenvolverem de forma integral.application/pdfporEducação física escolarEnsino fundamentalRelações pedagógicasEnsino e aprendizagemRelações pedagógicas entre o professor unidocente e o professor de educação física nos anos iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2018Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001064208.pdf.txt001064208.pdf.txtExtracted Texttext/plain172811http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236629/2/001064208.pdf.txt9fa3b0b07311e83c837b79446fe33a2eMD52ORIGINAL001064208.pdfTexto completoapplication/pdf1213443http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236629/1/001064208.pdf19e6295f199b085284b09be93cc45fc9MD5110183/2366292022-04-20 04:54:33.001897oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236629Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:54:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relações pedagógicas entre o professor unidocente e o professor de educação física nos anos iniciais
title Relações pedagógicas entre o professor unidocente e o professor de educação física nos anos iniciais
spellingShingle Relações pedagógicas entre o professor unidocente e o professor de educação física nos anos iniciais
Souza, Matheus Mesquita de
Educação física escolar
Ensino fundamental
Relações pedagógicas
Ensino e aprendizagem
title_short Relações pedagógicas entre o professor unidocente e o professor de educação física nos anos iniciais
title_full Relações pedagógicas entre o professor unidocente e o professor de educação física nos anos iniciais
title_fullStr Relações pedagógicas entre o professor unidocente e o professor de educação física nos anos iniciais
title_full_unstemmed Relações pedagógicas entre o professor unidocente e o professor de educação física nos anos iniciais
title_sort Relações pedagógicas entre o professor unidocente e o professor de educação física nos anos iniciais
author Souza, Matheus Mesquita de
author_facet Souza, Matheus Mesquita de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Matheus Mesquita de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Molina Neto, Vicente
contributor_str_mv Molina Neto, Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Ensino fundamental
Relações pedagógicas
Ensino e aprendizagem
topic Educação física escolar
Ensino fundamental
Relações pedagógicas
Ensino e aprendizagem
description Introdução: Os anos iniciais do Ensino Fundamental é uma etapa educacional onde os estudantes têm oportunidades de aprendizagens diversas entre seus pares. Esta é uma etapa onde os estudantes começam a se construir enquanto sujeitos coletivos dentro da esfera escolar e criar seus próprios valores através de suas vivências e experiências dentro deste ambiente. Portanto, as relações pedagógicas construídas entre o corpo docente da escola se mostra muito significativo e influente no que se refere ao processo de escolarização. Ou seja, a interação entre os professores pode ser favorável na construção de metodologias de ensino ou até mesmo nas trocas de experiências sobre a convivência com os estudantes dentro e fora de sala de aula. Objetivo: o objetivo deste estudo é identificar e compreender a importância das relações pedagógicas e do dialogo entre o professor unidocente e o professor de Educação Física para o melhor desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Metodologia: para este estudo, utilizamos uma abordagem qualitativa. Optamos pela realização de um estudo de caso realizando entrevistas semiestruturadas com duas unidocentes, na busca das respostas para os questionamentos emergidos dentro deste estudo. Conclusão: As relações pedagógicas se dão dentro do ambiente escolar de forma dialógica, em forma de diálogos, “trocas de figurinhas” e interações entre o grupo de trabalho e não apenas o corpo docente. Sendo assim, a busca dessas relações se concentra em construir um processo de ensino-aprendizagem mútuo com os estudantes e com o objetivo de promover um processo de escolarização sadio, rico e fértil para os estudantes se desenvolverem de forma integral.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-06T04:45:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/236629
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001064208
url http://hdl.handle.net/10183/236629
identifier_str_mv 001064208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236629/2/001064208.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236629/1/001064208.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9fa3b0b07311e83c837b79446fe33a2e
19e6295f199b085284b09be93cc45fc9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224626154504192