Relações pedagógicas entre o professor unidocente e o professor de educação física nos anos iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/236629 |
Resumo: | Introdução: Os anos iniciais do Ensino Fundamental é uma etapa educacional onde os estudantes têm oportunidades de aprendizagens diversas entre seus pares. Esta é uma etapa onde os estudantes começam a se construir enquanto sujeitos coletivos dentro da esfera escolar e criar seus próprios valores através de suas vivências e experiências dentro deste ambiente. Portanto, as relações pedagógicas construídas entre o corpo docente da escola se mostra muito significativo e influente no que se refere ao processo de escolarização. Ou seja, a interação entre os professores pode ser favorável na construção de metodologias de ensino ou até mesmo nas trocas de experiências sobre a convivência com os estudantes dentro e fora de sala de aula. Objetivo: o objetivo deste estudo é identificar e compreender a importância das relações pedagógicas e do dialogo entre o professor unidocente e o professor de Educação Física para o melhor desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Metodologia: para este estudo, utilizamos uma abordagem qualitativa. Optamos pela realização de um estudo de caso realizando entrevistas semiestruturadas com duas unidocentes, na busca das respostas para os questionamentos emergidos dentro deste estudo. Conclusão: As relações pedagógicas se dão dentro do ambiente escolar de forma dialógica, em forma de diálogos, “trocas de figurinhas” e interações entre o grupo de trabalho e não apenas o corpo docente. Sendo assim, a busca dessas relações se concentra em construir um processo de ensino-aprendizagem mútuo com os estudantes e com o objetivo de promover um processo de escolarização sadio, rico e fértil para os estudantes se desenvolverem de forma integral. |
id |
UFRGS-2_8c84caffd01eb28446281d61500ead88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236629 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Matheus Mesquita deMolina Neto, Vicente2022-04-06T04:45:49Z2018http://hdl.handle.net/10183/236629001064208Introdução: Os anos iniciais do Ensino Fundamental é uma etapa educacional onde os estudantes têm oportunidades de aprendizagens diversas entre seus pares. Esta é uma etapa onde os estudantes começam a se construir enquanto sujeitos coletivos dentro da esfera escolar e criar seus próprios valores através de suas vivências e experiências dentro deste ambiente. Portanto, as relações pedagógicas construídas entre o corpo docente da escola se mostra muito significativo e influente no que se refere ao processo de escolarização. Ou seja, a interação entre os professores pode ser favorável na construção de metodologias de ensino ou até mesmo nas trocas de experiências sobre a convivência com os estudantes dentro e fora de sala de aula. Objetivo: o objetivo deste estudo é identificar e compreender a importância das relações pedagógicas e do dialogo entre o professor unidocente e o professor de Educação Física para o melhor desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Metodologia: para este estudo, utilizamos uma abordagem qualitativa. Optamos pela realização de um estudo de caso realizando entrevistas semiestruturadas com duas unidocentes, na busca das respostas para os questionamentos emergidos dentro deste estudo. Conclusão: As relações pedagógicas se dão dentro do ambiente escolar de forma dialógica, em forma de diálogos, “trocas de figurinhas” e interações entre o grupo de trabalho e não apenas o corpo docente. Sendo assim, a busca dessas relações se concentra em construir um processo de ensino-aprendizagem mútuo com os estudantes e com o objetivo de promover um processo de escolarização sadio, rico e fértil para os estudantes se desenvolverem de forma integral.application/pdfporEducação física escolarEnsino fundamentalRelações pedagógicasEnsino e aprendizagemRelações pedagógicas entre o professor unidocente e o professor de educação física nos anos iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2018Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001064208.pdf.txt001064208.pdf.txtExtracted Texttext/plain172811http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236629/2/001064208.pdf.txt9fa3b0b07311e83c837b79446fe33a2eMD52ORIGINAL001064208.pdfTexto completoapplication/pdf1213443http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236629/1/001064208.pdf19e6295f199b085284b09be93cc45fc9MD5110183/2366292022-04-20 04:54:33.001897oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236629Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:54:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relações pedagógicas entre o professor unidocente e o professor de educação física nos anos iniciais |
title |
Relações pedagógicas entre o professor unidocente e o professor de educação física nos anos iniciais |
spellingShingle |
Relações pedagógicas entre o professor unidocente e o professor de educação física nos anos iniciais Souza, Matheus Mesquita de Educação física escolar Ensino fundamental Relações pedagógicas Ensino e aprendizagem |
title_short |
Relações pedagógicas entre o professor unidocente e o professor de educação física nos anos iniciais |
title_full |
Relações pedagógicas entre o professor unidocente e o professor de educação física nos anos iniciais |
title_fullStr |
Relações pedagógicas entre o professor unidocente e o professor de educação física nos anos iniciais |
title_full_unstemmed |
Relações pedagógicas entre o professor unidocente e o professor de educação física nos anos iniciais |
title_sort |
Relações pedagógicas entre o professor unidocente e o professor de educação física nos anos iniciais |
author |
Souza, Matheus Mesquita de |
author_facet |
Souza, Matheus Mesquita de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Matheus Mesquita de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Molina Neto, Vicente |
contributor_str_mv |
Molina Neto, Vicente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física escolar Ensino fundamental Relações pedagógicas Ensino e aprendizagem |
topic |
Educação física escolar Ensino fundamental Relações pedagógicas Ensino e aprendizagem |
description |
Introdução: Os anos iniciais do Ensino Fundamental é uma etapa educacional onde os estudantes têm oportunidades de aprendizagens diversas entre seus pares. Esta é uma etapa onde os estudantes começam a se construir enquanto sujeitos coletivos dentro da esfera escolar e criar seus próprios valores através de suas vivências e experiências dentro deste ambiente. Portanto, as relações pedagógicas construídas entre o corpo docente da escola se mostra muito significativo e influente no que se refere ao processo de escolarização. Ou seja, a interação entre os professores pode ser favorável na construção de metodologias de ensino ou até mesmo nas trocas de experiências sobre a convivência com os estudantes dentro e fora de sala de aula. Objetivo: o objetivo deste estudo é identificar e compreender a importância das relações pedagógicas e do dialogo entre o professor unidocente e o professor de Educação Física para o melhor desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Metodologia: para este estudo, utilizamos uma abordagem qualitativa. Optamos pela realização de um estudo de caso realizando entrevistas semiestruturadas com duas unidocentes, na busca das respostas para os questionamentos emergidos dentro deste estudo. Conclusão: As relações pedagógicas se dão dentro do ambiente escolar de forma dialógica, em forma de diálogos, “trocas de figurinhas” e interações entre o grupo de trabalho e não apenas o corpo docente. Sendo assim, a busca dessas relações se concentra em construir um processo de ensino-aprendizagem mútuo com os estudantes e com o objetivo de promover um processo de escolarização sadio, rico e fértil para os estudantes se desenvolverem de forma integral. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-06T04:45:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/236629 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001064208 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/236629 |
identifier_str_mv |
001064208 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236629/2/001064208.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236629/1/001064208.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9fa3b0b07311e83c837b79446fe33a2e 19e6295f199b085284b09be93cc45fc9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224626154504192 |