Desenvolvimento das competências matemáticas iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corso, Luciana Vellinho
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Luna, Fabiana de Miranda Rocha, Weber, Raquel Elisa
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/265699
Resumo: Com base em resultados de pesquisa recentes, o capítulo mostra a trajetória de desenvolvimento das competências matemáticas iniciais na Educação Infantil, com ênfase dos 3 aos 5 anos de idade, destacando-se habilidades fundamentais de base para esse desenvolvimento: números, relações numéricas e operações numéricas. Serão apresentados conceitos-chave que irão nortear essa discussão: matemática informal, percepção de quantidade, subtizing, princípios e estratégias de contagem, senso numérico. Aponta-se que tal trajetória de desenvolvimento pressupõe um conjunto de condições individuais (aspectos internos ao indivíduo, recursos próprios, habilidades cognitivas, fatores emocionais) e ambientais (por exemplo, a qualidade das experiências numéricas informais e do ensino formal e nível socioeconômico). Destaca-se a importância de conhecer como se dá a construção e desenvolvimento das habilidades numéricas iniciais já que tal conhecimento é fundamental para subsidiar a elaboração de currículos e práticas pedagógicas que atendam as características e necessidades das crianças desta faixa etária. Ao final, serão apresentadas algumas práticas pedagógicas que têm por objetivo desenvolver as competências numéricas abordadas ao longo do capítulo. Práticas estas elaboradas com base na teoria que embasa o desenvolvimento e a aprendizagem dessas habilidades, além da prática docente vivenciada pelas autoras. Vale destacar que as sugestões apresentadas deverão ser analisadas e, se possível, adaptadas para a faixa etária e o contexto ao qual serão utilizadas.
id UFRGS-2_8c99db139446c86fdf717759fa046cc8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265699
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Corso, Luciana VellinhoLuna, Fabiana de Miranda RochaWeber, Raquel Elisa2023-10-05T03:34:47Z2023http://hdl.handle.net/10183/265699001185554Com base em resultados de pesquisa recentes, o capítulo mostra a trajetória de desenvolvimento das competências matemáticas iniciais na Educação Infantil, com ênfase dos 3 aos 5 anos de idade, destacando-se habilidades fundamentais de base para esse desenvolvimento: números, relações numéricas e operações numéricas. Serão apresentados conceitos-chave que irão nortear essa discussão: matemática informal, percepção de quantidade, subtizing, princípios e estratégias de contagem, senso numérico. Aponta-se que tal trajetória de desenvolvimento pressupõe um conjunto de condições individuais (aspectos internos ao indivíduo, recursos próprios, habilidades cognitivas, fatores emocionais) e ambientais (por exemplo, a qualidade das experiências numéricas informais e do ensino formal e nível socioeconômico). Destaca-se a importância de conhecer como se dá a construção e desenvolvimento das habilidades numéricas iniciais já que tal conhecimento é fundamental para subsidiar a elaboração de currículos e práticas pedagógicas que atendam as características e necessidades das crianças desta faixa etária. Ao final, serão apresentadas algumas práticas pedagógicas que têm por objetivo desenvolver as competências numéricas abordadas ao longo do capítulo. Práticas estas elaboradas com base na teoria que embasa o desenvolvimento e a aprendizagem dessas habilidades, além da prática docente vivenciada pelas autoras. Vale destacar que as sugestões apresentadas deverão ser analisadas e, se possível, adaptadas para a faixa etária e o contexto ao qual serão utilizadas.application/pdfporCORSO, Luciana Vellinho; LUNA, Fabiana de Miranda Rocha; WEBER, Raquel Elisa Weber (Org.). Matemática na educação infantil [recurso eletrônico]. Porto Alegre : CirKula, 2023. p. 25-56Práticas pedagógicasEnsino de matemáticaEducação infantilDesenvolvimento das competências matemáticas iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001185554.pdf.txt001185554.pdf.txtExtracted Texttext/plain59454http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265699/2/001185554.pdf.txt8eb429fb088734d3b3ab721ac999c058MD52ORIGINAL001185554.pdfCapítuloapplication/pdf1597226http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265699/1/001185554.pdf08bd2ec309bf09da07423c547201732dMD5110183/2656992023-10-06 03:42:04.24226oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265699Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-06T06:42:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento das competências matemáticas iniciais
title Desenvolvimento das competências matemáticas iniciais
spellingShingle Desenvolvimento das competências matemáticas iniciais
Corso, Luciana Vellinho
Práticas pedagógicas
Ensino de matemática
Educação infantil
title_short Desenvolvimento das competências matemáticas iniciais
title_full Desenvolvimento das competências matemáticas iniciais
title_fullStr Desenvolvimento das competências matemáticas iniciais
title_full_unstemmed Desenvolvimento das competências matemáticas iniciais
title_sort Desenvolvimento das competências matemáticas iniciais
author Corso, Luciana Vellinho
author_facet Corso, Luciana Vellinho
Luna, Fabiana de Miranda Rocha
Weber, Raquel Elisa
author_role author
author2 Luna, Fabiana de Miranda Rocha
Weber, Raquel Elisa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corso, Luciana Vellinho
Luna, Fabiana de Miranda Rocha
Weber, Raquel Elisa
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas pedagógicas
Ensino de matemática
Educação infantil
topic Práticas pedagógicas
Ensino de matemática
Educação infantil
description Com base em resultados de pesquisa recentes, o capítulo mostra a trajetória de desenvolvimento das competências matemáticas iniciais na Educação Infantil, com ênfase dos 3 aos 5 anos de idade, destacando-se habilidades fundamentais de base para esse desenvolvimento: números, relações numéricas e operações numéricas. Serão apresentados conceitos-chave que irão nortear essa discussão: matemática informal, percepção de quantidade, subtizing, princípios e estratégias de contagem, senso numérico. Aponta-se que tal trajetória de desenvolvimento pressupõe um conjunto de condições individuais (aspectos internos ao indivíduo, recursos próprios, habilidades cognitivas, fatores emocionais) e ambientais (por exemplo, a qualidade das experiências numéricas informais e do ensino formal e nível socioeconômico). Destaca-se a importância de conhecer como se dá a construção e desenvolvimento das habilidades numéricas iniciais já que tal conhecimento é fundamental para subsidiar a elaboração de currículos e práticas pedagógicas que atendam as características e necessidades das crianças desta faixa etária. Ao final, serão apresentadas algumas práticas pedagógicas que têm por objetivo desenvolver as competências numéricas abordadas ao longo do capítulo. Práticas estas elaboradas com base na teoria que embasa o desenvolvimento e a aprendizagem dessas habilidades, além da prática docente vivenciada pelas autoras. Vale destacar que as sugestões apresentadas deverão ser analisadas e, se possível, adaptadas para a faixa etária e o contexto ao qual serão utilizadas.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-05T03:34:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/265699
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001185554
url http://hdl.handle.net/10183/265699
identifier_str_mv 001185554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv CORSO, Luciana Vellinho; LUNA, Fabiana de Miranda Rocha; WEBER, Raquel Elisa Weber (Org.). Matemática na educação infantil [recurso eletrônico]. Porto Alegre : CirKula, 2023. p. 25-56
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265699/2/001185554.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265699/1/001185554.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8eb429fb088734d3b3ab721ac999c058
08bd2ec309bf09da07423c547201732d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447841127006208