Desenvolvimento das competências matemáticas iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/265699 |
Resumo: | Com base em resultados de pesquisa recentes, o capítulo mostra a trajetória de desenvolvimento das competências matemáticas iniciais na Educação Infantil, com ênfase dos 3 aos 5 anos de idade, destacando-se habilidades fundamentais de base para esse desenvolvimento: números, relações numéricas e operações numéricas. Serão apresentados conceitos-chave que irão nortear essa discussão: matemática informal, percepção de quantidade, subtizing, princípios e estratégias de contagem, senso numérico. Aponta-se que tal trajetória de desenvolvimento pressupõe um conjunto de condições individuais (aspectos internos ao indivíduo, recursos próprios, habilidades cognitivas, fatores emocionais) e ambientais (por exemplo, a qualidade das experiências numéricas informais e do ensino formal e nível socioeconômico). Destaca-se a importância de conhecer como se dá a construção e desenvolvimento das habilidades numéricas iniciais já que tal conhecimento é fundamental para subsidiar a elaboração de currículos e práticas pedagógicas que atendam as características e necessidades das crianças desta faixa etária. Ao final, serão apresentadas algumas práticas pedagógicas que têm por objetivo desenvolver as competências numéricas abordadas ao longo do capítulo. Práticas estas elaboradas com base na teoria que embasa o desenvolvimento e a aprendizagem dessas habilidades, além da prática docente vivenciada pelas autoras. Vale destacar que as sugestões apresentadas deverão ser analisadas e, se possível, adaptadas para a faixa etária e o contexto ao qual serão utilizadas. |
id |
UFRGS-2_8c99db139446c86fdf717759fa046cc8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265699 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Corso, Luciana VellinhoLuna, Fabiana de Miranda RochaWeber, Raquel Elisa2023-10-05T03:34:47Z2023http://hdl.handle.net/10183/265699001185554Com base em resultados de pesquisa recentes, o capítulo mostra a trajetória de desenvolvimento das competências matemáticas iniciais na Educação Infantil, com ênfase dos 3 aos 5 anos de idade, destacando-se habilidades fundamentais de base para esse desenvolvimento: números, relações numéricas e operações numéricas. Serão apresentados conceitos-chave que irão nortear essa discussão: matemática informal, percepção de quantidade, subtizing, princípios e estratégias de contagem, senso numérico. Aponta-se que tal trajetória de desenvolvimento pressupõe um conjunto de condições individuais (aspectos internos ao indivíduo, recursos próprios, habilidades cognitivas, fatores emocionais) e ambientais (por exemplo, a qualidade das experiências numéricas informais e do ensino formal e nível socioeconômico). Destaca-se a importância de conhecer como se dá a construção e desenvolvimento das habilidades numéricas iniciais já que tal conhecimento é fundamental para subsidiar a elaboração de currículos e práticas pedagógicas que atendam as características e necessidades das crianças desta faixa etária. Ao final, serão apresentadas algumas práticas pedagógicas que têm por objetivo desenvolver as competências numéricas abordadas ao longo do capítulo. Práticas estas elaboradas com base na teoria que embasa o desenvolvimento e a aprendizagem dessas habilidades, além da prática docente vivenciada pelas autoras. Vale destacar que as sugestões apresentadas deverão ser analisadas e, se possível, adaptadas para a faixa etária e o contexto ao qual serão utilizadas.application/pdfporCORSO, Luciana Vellinho; LUNA, Fabiana de Miranda Rocha; WEBER, Raquel Elisa Weber (Org.). Matemática na educação infantil [recurso eletrônico]. Porto Alegre : CirKula, 2023. p. 25-56Práticas pedagógicasEnsino de matemáticaEducação infantilDesenvolvimento das competências matemáticas iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001185554.pdf.txt001185554.pdf.txtExtracted Texttext/plain59454http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265699/2/001185554.pdf.txt8eb429fb088734d3b3ab721ac999c058MD52ORIGINAL001185554.pdfCapítuloapplication/pdf1597226http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265699/1/001185554.pdf08bd2ec309bf09da07423c547201732dMD5110183/2656992023-10-06 03:42:04.24226oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265699Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-06T06:42:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desenvolvimento das competências matemáticas iniciais |
title |
Desenvolvimento das competências matemáticas iniciais |
spellingShingle |
Desenvolvimento das competências matemáticas iniciais Corso, Luciana Vellinho Práticas pedagógicas Ensino de matemática Educação infantil |
title_short |
Desenvolvimento das competências matemáticas iniciais |
title_full |
Desenvolvimento das competências matemáticas iniciais |
title_fullStr |
Desenvolvimento das competências matemáticas iniciais |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento das competências matemáticas iniciais |
title_sort |
Desenvolvimento das competências matemáticas iniciais |
author |
Corso, Luciana Vellinho |
author_facet |
Corso, Luciana Vellinho Luna, Fabiana de Miranda Rocha Weber, Raquel Elisa |
author_role |
author |
author2 |
Luna, Fabiana de Miranda Rocha Weber, Raquel Elisa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corso, Luciana Vellinho Luna, Fabiana de Miranda Rocha Weber, Raquel Elisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas Ensino de matemática Educação infantil |
topic |
Práticas pedagógicas Ensino de matemática Educação infantil |
description |
Com base em resultados de pesquisa recentes, o capítulo mostra a trajetória de desenvolvimento das competências matemáticas iniciais na Educação Infantil, com ênfase dos 3 aos 5 anos de idade, destacando-se habilidades fundamentais de base para esse desenvolvimento: números, relações numéricas e operações numéricas. Serão apresentados conceitos-chave que irão nortear essa discussão: matemática informal, percepção de quantidade, subtizing, princípios e estratégias de contagem, senso numérico. Aponta-se que tal trajetória de desenvolvimento pressupõe um conjunto de condições individuais (aspectos internos ao indivíduo, recursos próprios, habilidades cognitivas, fatores emocionais) e ambientais (por exemplo, a qualidade das experiências numéricas informais e do ensino formal e nível socioeconômico). Destaca-se a importância de conhecer como se dá a construção e desenvolvimento das habilidades numéricas iniciais já que tal conhecimento é fundamental para subsidiar a elaboração de currículos e práticas pedagógicas que atendam as características e necessidades das crianças desta faixa etária. Ao final, serão apresentadas algumas práticas pedagógicas que têm por objetivo desenvolver as competências numéricas abordadas ao longo do capítulo. Práticas estas elaboradas com base na teoria que embasa o desenvolvimento e a aprendizagem dessas habilidades, além da prática docente vivenciada pelas autoras. Vale destacar que as sugestões apresentadas deverão ser analisadas e, se possível, adaptadas para a faixa etária e o contexto ao qual serão utilizadas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-10-05T03:34:47Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/265699 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001185554 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/265699 |
identifier_str_mv |
001185554 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
CORSO, Luciana Vellinho; LUNA, Fabiana de Miranda Rocha; WEBER, Raquel Elisa Weber (Org.). Matemática na educação infantil [recurso eletrônico]. Porto Alegre : CirKula, 2023. p. 25-56 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265699/2/001185554.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265699/1/001185554.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8eb429fb088734d3b3ab721ac999c058 08bd2ec309bf09da07423c547201732d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447841127006208 |