RPG comunativo : um jogo arte para a educação contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gottfried, Alissa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204257
Resumo: No presente trabalho de conclusão de curso, a gamificação na educação é pesquisada a partir de uma prática educativa, em ação continuada, com o jogo de criar e escrever hist rias baseadas na realidade amifica o entendida aqui como a aplica o de elementos mecanismos din micas e t cnicas de jogos na rotina profissional, escolar e social do indivíduo, onde o jogo é deslocado da função de distração e assume novo papel e importância na sociedade. Busca-se com este trabalho identificar autores que desenvolvem o pensamento crítico, ecológico e transdisciplinar como referência teórica para apresentar um jogo que propõe a compreensão do mundo e nosso papel nele, através de um método que torna a aprendizagem mais criativa, divertida, engajada e inventiva. O delineamento da pesquisa é descritivo e reflexivo e a prática educativa da pesquisa é contextualizada no campo das Artes, da Educação e da Filosofia, ao dialogar com autores como Paulo Freire, Edgar Morin e Félix Guattari. Durante a produção deste trabalho, foram desenvolvidas duas edições do jogo como experimentação; tal produção foi adaptada ao contexto da educação formal. Ao final do trabalho, identifica-se a gamificação apresentada como uma experiência de educação contemporânea engajada.
id UFRGS-2_8c9dcdd129bc9452ace4f8311cc99e40
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204257
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gottfried, AlissaZanatta, Cláudia VicariHofstaetter, Andrea2020-01-15T04:15:06Z2019http://hdl.handle.net/10183/204257001099086No presente trabalho de conclusão de curso, a gamificação na educação é pesquisada a partir de uma prática educativa, em ação continuada, com o jogo de criar e escrever hist rias baseadas na realidade amifica o entendida aqui como a aplica o de elementos mecanismos din micas e t cnicas de jogos na rotina profissional, escolar e social do indivíduo, onde o jogo é deslocado da função de distração e assume novo papel e importância na sociedade. Busca-se com este trabalho identificar autores que desenvolvem o pensamento crítico, ecológico e transdisciplinar como referência teórica para apresentar um jogo que propõe a compreensão do mundo e nosso papel nele, através de um método que torna a aprendizagem mais criativa, divertida, engajada e inventiva. O delineamento da pesquisa é descritivo e reflexivo e a prática educativa da pesquisa é contextualizada no campo das Artes, da Educação e da Filosofia, ao dialogar com autores como Paulo Freire, Edgar Morin e Félix Guattari. Durante a produção deste trabalho, foram desenvolvidas duas edições do jogo como experimentação; tal produção foi adaptada ao contexto da educação formal. Ao final do trabalho, identifica-se a gamificação apresentada como uma experiência de educação contemporânea engajada.application/pdfporGamificaçãoEcosofiaTransdisciplinaridadeRPG comunativo : um jogo arte para a educação contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2019Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001099086.pdf.txt001099086.pdf.txtExtracted Texttext/plain96847http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204257/2/001099086.pdf.txt1846991b9c70410fad3b60ede6bc209eMD52ORIGINAL001099086.pdfTexto completoapplication/pdf2513922http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204257/1/001099086.pdfc45e26b7f4b6be2e3d91fe1970f6d3b2MD5110183/2042572021-03-09 04:31:35.983469oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204257Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:31:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv RPG comunativo : um jogo arte para a educação contemporânea
title RPG comunativo : um jogo arte para a educação contemporânea
spellingShingle RPG comunativo : um jogo arte para a educação contemporânea
Gottfried, Alissa
Gamificação
Ecosofia
Transdisciplinaridade
title_short RPG comunativo : um jogo arte para a educação contemporânea
title_full RPG comunativo : um jogo arte para a educação contemporânea
title_fullStr RPG comunativo : um jogo arte para a educação contemporânea
title_full_unstemmed RPG comunativo : um jogo arte para a educação contemporânea
title_sort RPG comunativo : um jogo arte para a educação contemporânea
author Gottfried, Alissa
author_facet Gottfried, Alissa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gottfried, Alissa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zanatta, Cláudia Vicari
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Hofstaetter, Andrea
contributor_str_mv Zanatta, Cláudia Vicari
Hofstaetter, Andrea
dc.subject.por.fl_str_mv Gamificação
Ecosofia
Transdisciplinaridade
topic Gamificação
Ecosofia
Transdisciplinaridade
description No presente trabalho de conclusão de curso, a gamificação na educação é pesquisada a partir de uma prática educativa, em ação continuada, com o jogo de criar e escrever hist rias baseadas na realidade amifica o entendida aqui como a aplica o de elementos mecanismos din micas e t cnicas de jogos na rotina profissional, escolar e social do indivíduo, onde o jogo é deslocado da função de distração e assume novo papel e importância na sociedade. Busca-se com este trabalho identificar autores que desenvolvem o pensamento crítico, ecológico e transdisciplinar como referência teórica para apresentar um jogo que propõe a compreensão do mundo e nosso papel nele, através de um método que torna a aprendizagem mais criativa, divertida, engajada e inventiva. O delineamento da pesquisa é descritivo e reflexivo e a prática educativa da pesquisa é contextualizada no campo das Artes, da Educação e da Filosofia, ao dialogar com autores como Paulo Freire, Edgar Morin e Félix Guattari. Durante a produção deste trabalho, foram desenvolvidas duas edições do jogo como experimentação; tal produção foi adaptada ao contexto da educação formal. Ao final do trabalho, identifica-se a gamificação apresentada como uma experiência de educação contemporânea engajada.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-15T04:15:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/204257
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001099086
url http://hdl.handle.net/10183/204257
identifier_str_mv 001099086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204257/2/001099086.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204257/1/001099086.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1846991b9c70410fad3b60ede6bc209e
c45e26b7f4b6be2e3d91fe1970f6d3b2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224590227144704