RPG comunativo : um jogo arte para a educação contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/204257 |
Resumo: | No presente trabalho de conclusão de curso, a gamificação na educação é pesquisada a partir de uma prática educativa, em ação continuada, com o jogo de criar e escrever hist rias baseadas na realidade amifica o entendida aqui como a aplica o de elementos mecanismos din micas e t cnicas de jogos na rotina profissional, escolar e social do indivíduo, onde o jogo é deslocado da função de distração e assume novo papel e importância na sociedade. Busca-se com este trabalho identificar autores que desenvolvem o pensamento crítico, ecológico e transdisciplinar como referência teórica para apresentar um jogo que propõe a compreensão do mundo e nosso papel nele, através de um método que torna a aprendizagem mais criativa, divertida, engajada e inventiva. O delineamento da pesquisa é descritivo e reflexivo e a prática educativa da pesquisa é contextualizada no campo das Artes, da Educação e da Filosofia, ao dialogar com autores como Paulo Freire, Edgar Morin e Félix Guattari. Durante a produção deste trabalho, foram desenvolvidas duas edições do jogo como experimentação; tal produção foi adaptada ao contexto da educação formal. Ao final do trabalho, identifica-se a gamificação apresentada como uma experiência de educação contemporânea engajada. |
id |
UFRGS-2_8c9dcdd129bc9452ace4f8311cc99e40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204257 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gottfried, AlissaZanatta, Cláudia VicariHofstaetter, Andrea2020-01-15T04:15:06Z2019http://hdl.handle.net/10183/204257001099086No presente trabalho de conclusão de curso, a gamificação na educação é pesquisada a partir de uma prática educativa, em ação continuada, com o jogo de criar e escrever hist rias baseadas na realidade amifica o entendida aqui como a aplica o de elementos mecanismos din micas e t cnicas de jogos na rotina profissional, escolar e social do indivíduo, onde o jogo é deslocado da função de distração e assume novo papel e importância na sociedade. Busca-se com este trabalho identificar autores que desenvolvem o pensamento crítico, ecológico e transdisciplinar como referência teórica para apresentar um jogo que propõe a compreensão do mundo e nosso papel nele, através de um método que torna a aprendizagem mais criativa, divertida, engajada e inventiva. O delineamento da pesquisa é descritivo e reflexivo e a prática educativa da pesquisa é contextualizada no campo das Artes, da Educação e da Filosofia, ao dialogar com autores como Paulo Freire, Edgar Morin e Félix Guattari. Durante a produção deste trabalho, foram desenvolvidas duas edições do jogo como experimentação; tal produção foi adaptada ao contexto da educação formal. Ao final do trabalho, identifica-se a gamificação apresentada como uma experiência de educação contemporânea engajada.application/pdfporGamificaçãoEcosofiaTransdisciplinaridadeRPG comunativo : um jogo arte para a educação contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2019Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001099086.pdf.txt001099086.pdf.txtExtracted Texttext/plain96847http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204257/2/001099086.pdf.txt1846991b9c70410fad3b60ede6bc209eMD52ORIGINAL001099086.pdfTexto completoapplication/pdf2513922http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204257/1/001099086.pdfc45e26b7f4b6be2e3d91fe1970f6d3b2MD5110183/2042572021-03-09 04:31:35.983469oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204257Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:31:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
RPG comunativo : um jogo arte para a educação contemporânea |
title |
RPG comunativo : um jogo arte para a educação contemporânea |
spellingShingle |
RPG comunativo : um jogo arte para a educação contemporânea Gottfried, Alissa Gamificação Ecosofia Transdisciplinaridade |
title_short |
RPG comunativo : um jogo arte para a educação contemporânea |
title_full |
RPG comunativo : um jogo arte para a educação contemporânea |
title_fullStr |
RPG comunativo : um jogo arte para a educação contemporânea |
title_full_unstemmed |
RPG comunativo : um jogo arte para a educação contemporânea |
title_sort |
RPG comunativo : um jogo arte para a educação contemporânea |
author |
Gottfried, Alissa |
author_facet |
Gottfried, Alissa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gottfried, Alissa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Zanatta, Cláudia Vicari |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Hofstaetter, Andrea |
contributor_str_mv |
Zanatta, Cláudia Vicari Hofstaetter, Andrea |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gamificação Ecosofia Transdisciplinaridade |
topic |
Gamificação Ecosofia Transdisciplinaridade |
description |
No presente trabalho de conclusão de curso, a gamificação na educação é pesquisada a partir de uma prática educativa, em ação continuada, com o jogo de criar e escrever hist rias baseadas na realidade amifica o entendida aqui como a aplica o de elementos mecanismos din micas e t cnicas de jogos na rotina profissional, escolar e social do indivíduo, onde o jogo é deslocado da função de distração e assume novo papel e importância na sociedade. Busca-se com este trabalho identificar autores que desenvolvem o pensamento crítico, ecológico e transdisciplinar como referência teórica para apresentar um jogo que propõe a compreensão do mundo e nosso papel nele, através de um método que torna a aprendizagem mais criativa, divertida, engajada e inventiva. O delineamento da pesquisa é descritivo e reflexivo e a prática educativa da pesquisa é contextualizada no campo das Artes, da Educação e da Filosofia, ao dialogar com autores como Paulo Freire, Edgar Morin e Félix Guattari. Durante a produção deste trabalho, foram desenvolvidas duas edições do jogo como experimentação; tal produção foi adaptada ao contexto da educação formal. Ao final do trabalho, identifica-se a gamificação apresentada como uma experiência de educação contemporânea engajada. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-15T04:15:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/204257 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001099086 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/204257 |
identifier_str_mv |
001099086 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204257/2/001099086.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204257/1/001099086.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1846991b9c70410fad3b60ede6bc209e c45e26b7f4b6be2e3d91fe1970f6d3b2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447258591657984 |