Competências socioafetivas e a construção de estratégias pedagógicas para a educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Akazaki, Jacqueline Mayumi
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Mapelli, Nina, Silva, Débora Luiza da, Machado, Letícia Sophia Rocha, Ferreira, Gislaine Rossetti Madureira, Behar, Patrícia Alejandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259760
Resumo: O objetivo deste artigoé desenvolver Estratégias Pedagógicas (EP) que possam contribuir para a construção de competências socioafetivas dos estudantes no contexto da Educação a Distância (EaD). Para este trabalho, as competências socioafetivas adotadas são cinco: abertura ao novo, autogestão, empatia, engajamento e resiliência. Desse modo, a partir da análise dessas competências,foram criadas 40 EP,coma finalidade de auxiliar os docentes a construí-las com seus estudantes na EaD. A metodologia adotada foi qualitativa,baseadaem uma abordagem interpretativa. O instrumento de coleta de dados foi um questionário disponibilizado de maneira on-line.O público-alvo foram 37 professorese tutores especialistas em EaD, que responderam e apontaram modificações nas EP. Os resultados possibilitaram o desenvolvimento de um quadro com 51 EP,divididas nas cinco competências socioafetivas.
id UFRGS-2_8cb5046a4652c9a5433c6171adc3d10d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259760
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Akazaki, Jacqueline MayumiMapelli, NinaSilva, Débora Luiza daMachado, Letícia Sophia RochaFerreira, Gislaine Rossetti MadureiraBehar, Patrícia Alejandra2023-07-01T03:41:44Z20231809-3760http://hdl.handle.net/10183/259760001168156O objetivo deste artigoé desenvolver Estratégias Pedagógicas (EP) que possam contribuir para a construção de competências socioafetivas dos estudantes no contexto da Educação a Distância (EaD). Para este trabalho, as competências socioafetivas adotadas são cinco: abertura ao novo, autogestão, empatia, engajamento e resiliência. Desse modo, a partir da análise dessas competências,foram criadas 40 EP,coma finalidade de auxiliar os docentes a construí-las com seus estudantes na EaD. A metodologia adotada foi qualitativa,baseadaem uma abordagem interpretativa. O instrumento de coleta de dados foi um questionário disponibilizado de maneira on-line.O público-alvo foram 37 professorese tutores especialistas em EaD, que responderam e apontaram modificações nas EP. Os resultados possibilitaram o desenvolvimento de um quadro com 51 EP,divididas nas cinco competências socioafetivas.This articleaims to develop Pedagogical Strategies (PS) that can contribute to the construction of students' socio-affective competences in Distance Education (DE). We adoptedfive socio-affective competences: openness, self-management, empathy, engagement,and resilience. Thus, from the analysis of these competences, 40 PS were created,with the objective of helping teachersto build them with their students in DE. We adopteda qualitative methodology based on an interpretive approach. The data collectioninstrument was a questionnaire made available online. The target audience was 37 teachers and tutors specialized in DE, who responded and pointed out changes in the PS. The results enabledthe developmentof a framework with 51 PS divided into five socio-affective competencies.El objetivo de este artículo es desarrollar Estrategias Pedagógicas (EP) que puedan contribuir a la construcción de competencias socioafectivas de los estudiantes en el contexto de la Educación a Distancia (EaD). Para este trabajo, las competencias socioafectivas adoptadas son cinco: apertura a lo nuevo, autogestión, empatía, involucramiento y resiliencia. Así, a partir del análisisde esas competencias, se crearon 40 EP, con el propósito de ayudar a los docentes a construirlas con sus alumnos en la EaD. La metodología adoptada fue cualitativa basada en un enfoque interpretativo. El instrumento de recolección de datos fue un cuestionario de disponible en línea. El público fueron 37 profesores y tutores especializados en EaD, quienes respondieron y señalaron cambios en la EP. Los resultados permitieron desarrollar un marco con 51 EP divididos en cinco competencias socioafectivasapplication/pdfporEducação online. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 18, n. 42 (jan./abr. 2023), p. 1-22Educação a distânciaSocio-affective competenciesDistance educationPedagogical strategiesCompetencias socioafectivasEducación a distanciaEstrategias pedagógicasCompetências socioafetivas e a construção de estratégias pedagógicas para a educação a distânciaSocio-affective competences and the construction of pedagogical strategies for distance education Competencias socioafectivas y la construcción de estrategias pedagógicas para la educación a distancia info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001168156.pdf.txt001168156.pdf.txtExtracted Texttext/plain51803http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259760/2/001168156.pdf.txte2e17e967050e59e8adaa1f4212dd170MD52ORIGINAL001168156.pdfTexto completoapplication/pdf699280http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259760/1/001168156.pdf40425031731a2f0eb780a48ca2eaa674MD5110183/2597602024-01-27 06:02:19.725981oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259760Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-27T08:02:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Competências socioafetivas e a construção de estratégias pedagógicas para a educação a distância
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Socio-affective competences and the construction of pedagogical strategies for distance education
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Competencias socioafectivas y la construcción de estrategias pedagógicas para la educación a distancia
title Competências socioafetivas e a construção de estratégias pedagógicas para a educação a distância
spellingShingle Competências socioafetivas e a construção de estratégias pedagógicas para a educação a distância
Akazaki, Jacqueline Mayumi
Educação a distância
Socio-affective competencies
Distance education
Pedagogical strategies
Competencias socioafectivas
Educación a distancia
Estrategias pedagógicas
title_short Competências socioafetivas e a construção de estratégias pedagógicas para a educação a distância
title_full Competências socioafetivas e a construção de estratégias pedagógicas para a educação a distância
title_fullStr Competências socioafetivas e a construção de estratégias pedagógicas para a educação a distância
title_full_unstemmed Competências socioafetivas e a construção de estratégias pedagógicas para a educação a distância
title_sort Competências socioafetivas e a construção de estratégias pedagógicas para a educação a distância
author Akazaki, Jacqueline Mayumi
author_facet Akazaki, Jacqueline Mayumi
Mapelli, Nina
Silva, Débora Luiza da
Machado, Letícia Sophia Rocha
Ferreira, Gislaine Rossetti Madureira
Behar, Patrícia Alejandra
author_role author
author2 Mapelli, Nina
Silva, Débora Luiza da
Machado, Letícia Sophia Rocha
Ferreira, Gislaine Rossetti Madureira
Behar, Patrícia Alejandra
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Akazaki, Jacqueline Mayumi
Mapelli, Nina
Silva, Débora Luiza da
Machado, Letícia Sophia Rocha
Ferreira, Gislaine Rossetti Madureira
Behar, Patrícia Alejandra
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
topic Educação a distância
Socio-affective competencies
Distance education
Pedagogical strategies
Competencias socioafectivas
Educación a distancia
Estrategias pedagógicas
dc.subject.eng.fl_str_mv Socio-affective competencies
Distance education
Pedagogical strategies
dc.subject.spa.fl_str_mv Competencias socioafectivas
Educación a distancia
Estrategias pedagógicas
description O objetivo deste artigoé desenvolver Estratégias Pedagógicas (EP) que possam contribuir para a construção de competências socioafetivas dos estudantes no contexto da Educação a Distância (EaD). Para este trabalho, as competências socioafetivas adotadas são cinco: abertura ao novo, autogestão, empatia, engajamento e resiliência. Desse modo, a partir da análise dessas competências,foram criadas 40 EP,coma finalidade de auxiliar os docentes a construí-las com seus estudantes na EaD. A metodologia adotada foi qualitativa,baseadaem uma abordagem interpretativa. O instrumento de coleta de dados foi um questionário disponibilizado de maneira on-line.O público-alvo foram 37 professorese tutores especialistas em EaD, que responderam e apontaram modificações nas EP. Os resultados possibilitaram o desenvolvimento de um quadro com 51 EP,divididas nas cinco competências socioafetivas.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-01T03:41:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/259760
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1809-3760
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001168156
identifier_str_mv 1809-3760
001168156
url http://hdl.handle.net/10183/259760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação online. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 18, n. 42 (jan./abr. 2023), p. 1-22
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259760/2/001168156.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259760/1/001168156.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e2e17e967050e59e8adaa1f4212dd170
40425031731a2f0eb780a48ca2eaa674
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447830303604736