Competências socioafetivas e a construção de estratégias pedagógicas para a educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/259760 |
Resumo: | O objetivo deste artigoé desenvolver Estratégias Pedagógicas (EP) que possam contribuir para a construção de competências socioafetivas dos estudantes no contexto da Educação a Distância (EaD). Para este trabalho, as competências socioafetivas adotadas são cinco: abertura ao novo, autogestão, empatia, engajamento e resiliência. Desse modo, a partir da análise dessas competências,foram criadas 40 EP,coma finalidade de auxiliar os docentes a construí-las com seus estudantes na EaD. A metodologia adotada foi qualitativa,baseadaem uma abordagem interpretativa. O instrumento de coleta de dados foi um questionário disponibilizado de maneira on-line.O público-alvo foram 37 professorese tutores especialistas em EaD, que responderam e apontaram modificações nas EP. Os resultados possibilitaram o desenvolvimento de um quadro com 51 EP,divididas nas cinco competências socioafetivas. |
id |
UFRGS-2_8cb5046a4652c9a5433c6171adc3d10d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259760 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Akazaki, Jacqueline MayumiMapelli, NinaSilva, Débora Luiza daMachado, Letícia Sophia RochaFerreira, Gislaine Rossetti MadureiraBehar, Patrícia Alejandra2023-07-01T03:41:44Z20231809-3760http://hdl.handle.net/10183/259760001168156O objetivo deste artigoé desenvolver Estratégias Pedagógicas (EP) que possam contribuir para a construção de competências socioafetivas dos estudantes no contexto da Educação a Distância (EaD). Para este trabalho, as competências socioafetivas adotadas são cinco: abertura ao novo, autogestão, empatia, engajamento e resiliência. Desse modo, a partir da análise dessas competências,foram criadas 40 EP,coma finalidade de auxiliar os docentes a construí-las com seus estudantes na EaD. A metodologia adotada foi qualitativa,baseadaem uma abordagem interpretativa. O instrumento de coleta de dados foi um questionário disponibilizado de maneira on-line.O público-alvo foram 37 professorese tutores especialistas em EaD, que responderam e apontaram modificações nas EP. Os resultados possibilitaram o desenvolvimento de um quadro com 51 EP,divididas nas cinco competências socioafetivas.This articleaims to develop Pedagogical Strategies (PS) that can contribute to the construction of students' socio-affective competences in Distance Education (DE). We adoptedfive socio-affective competences: openness, self-management, empathy, engagement,and resilience. Thus, from the analysis of these competences, 40 PS were created,with the objective of helping teachersto build them with their students in DE. We adopteda qualitative methodology based on an interpretive approach. The data collectioninstrument was a questionnaire made available online. The target audience was 37 teachers and tutors specialized in DE, who responded and pointed out changes in the PS. The results enabledthe developmentof a framework with 51 PS divided into five socio-affective competencies.El objetivo de este artículo es desarrollar Estrategias Pedagógicas (EP) que puedan contribuir a la construcción de competencias socioafectivas de los estudiantes en el contexto de la Educación a Distancia (EaD). Para este trabajo, las competencias socioafectivas adoptadas son cinco: apertura a lo nuevo, autogestión, empatía, involucramiento y resiliencia. Así, a partir del análisisde esas competencias, se crearon 40 EP, con el propósito de ayudar a los docentes a construirlas con sus alumnos en la EaD. La metodología adoptada fue cualitativa basada en un enfoque interpretativo. El instrumento de recolección de datos fue un cuestionario de disponible en línea. El público fueron 37 profesores y tutores especializados en EaD, quienes respondieron y señalaron cambios en la EP. Los resultados permitieron desarrollar un marco con 51 EP divididos en cinco competencias socioafectivasapplication/pdfporEducação online. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 18, n. 42 (jan./abr. 2023), p. 1-22Educação a distânciaSocio-affective competenciesDistance educationPedagogical strategiesCompetencias socioafectivasEducación a distanciaEstrategias pedagógicasCompetências socioafetivas e a construção de estratégias pedagógicas para a educação a distânciaSocio-affective competences and the construction of pedagogical strategies for distance education Competencias socioafectivas y la construcción de estrategias pedagógicas para la educación a distancia info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001168156.pdf.txt001168156.pdf.txtExtracted Texttext/plain51803http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259760/2/001168156.pdf.txte2e17e967050e59e8adaa1f4212dd170MD52ORIGINAL001168156.pdfTexto completoapplication/pdf699280http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259760/1/001168156.pdf40425031731a2f0eb780a48ca2eaa674MD5110183/2597602024-01-27 06:02:19.725981oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259760Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-27T08:02:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Competências socioafetivas e a construção de estratégias pedagógicas para a educação a distância |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Socio-affective competences and the construction of pedagogical strategies for distance education |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Competencias socioafectivas y la construcción de estrategias pedagógicas para la educación a distancia |
title |
Competências socioafetivas e a construção de estratégias pedagógicas para a educação a distância |
spellingShingle |
Competências socioafetivas e a construção de estratégias pedagógicas para a educação a distância Akazaki, Jacqueline Mayumi Educação a distância Socio-affective competencies Distance education Pedagogical strategies Competencias socioafectivas Educación a distancia Estrategias pedagógicas |
title_short |
Competências socioafetivas e a construção de estratégias pedagógicas para a educação a distância |
title_full |
Competências socioafetivas e a construção de estratégias pedagógicas para a educação a distância |
title_fullStr |
Competências socioafetivas e a construção de estratégias pedagógicas para a educação a distância |
title_full_unstemmed |
Competências socioafetivas e a construção de estratégias pedagógicas para a educação a distância |
title_sort |
Competências socioafetivas e a construção de estratégias pedagógicas para a educação a distância |
author |
Akazaki, Jacqueline Mayumi |
author_facet |
Akazaki, Jacqueline Mayumi Mapelli, Nina Silva, Débora Luiza da Machado, Letícia Sophia Rocha Ferreira, Gislaine Rossetti Madureira Behar, Patrícia Alejandra |
author_role |
author |
author2 |
Mapelli, Nina Silva, Débora Luiza da Machado, Letícia Sophia Rocha Ferreira, Gislaine Rossetti Madureira Behar, Patrícia Alejandra |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Akazaki, Jacqueline Mayumi Mapelli, Nina Silva, Débora Luiza da Machado, Letícia Sophia Rocha Ferreira, Gislaine Rossetti Madureira Behar, Patrícia Alejandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância |
topic |
Educação a distância Socio-affective competencies Distance education Pedagogical strategies Competencias socioafectivas Educación a distancia Estrategias pedagógicas |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Socio-affective competencies Distance education Pedagogical strategies |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Competencias socioafectivas Educación a distancia Estrategias pedagógicas |
description |
O objetivo deste artigoé desenvolver Estratégias Pedagógicas (EP) que possam contribuir para a construção de competências socioafetivas dos estudantes no contexto da Educação a Distância (EaD). Para este trabalho, as competências socioafetivas adotadas são cinco: abertura ao novo, autogestão, empatia, engajamento e resiliência. Desse modo, a partir da análise dessas competências,foram criadas 40 EP,coma finalidade de auxiliar os docentes a construí-las com seus estudantes na EaD. A metodologia adotada foi qualitativa,baseadaem uma abordagem interpretativa. O instrumento de coleta de dados foi um questionário disponibilizado de maneira on-line.O público-alvo foram 37 professorese tutores especialistas em EaD, que responderam e apontaram modificações nas EP. Os resultados possibilitaram o desenvolvimento de um quadro com 51 EP,divididas nas cinco competências socioafetivas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-01T03:41:44Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/259760 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1809-3760 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001168156 |
identifier_str_mv |
1809-3760 001168156 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/259760 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação online. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 18, n. 42 (jan./abr. 2023), p. 1-22 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259760/2/001168156.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259760/1/001168156.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e2e17e967050e59e8adaa1f4212dd170 40425031731a2f0eb780a48ca2eaa674 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447830303604736 |