Estratégias pedagógicas na educação a distância : um olhar a partir de diferentes contextos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/234209 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo apresentar o mapeamento, construção e aplicação de estratégias pedagógicas (EP) voltadas para a Educação a Distância (EaD) em diferentes contextos. Para isso, foram utilizados cursos de extensão em áreas distintas, que versaram sobre aspetos socioafetivos da EaD, m-learninge inclusão digital de idosos. A realização da investigação mostrou-se necessária, tendo em vista que o entendimento sobre o conceito de estratégias pedagógicas costuma ser amplo e, muitas vezes, impreciso. Esteartigo apresenta uma definição de estratégias pedagógicas, bem como situações de implementação na EaD. As EP podem ser consideradas como um conjunto de ações colocadas em prática pelo professor para alcançar uma finalidade voltada à educação. A metodologia empregada para a realização desta pesquisa foi a qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos. A coleta de dados teve como base o desenvolvimento, aplicação e avaliação de estratégias pedagógicas em cursos de extensão. A partir da análise dos dados, foipossível mapear diferentes estratégias e verificar a pertinência da sua adequação, de acordo com o contexto e perfil de cada público. As EP necessitam ser constantemente avaliadas, principalmente em função das transformações que podem ocorrer com a inclusão de novas tecnologias digitais no contexto virtual, além do perfil heterogéneo dos alunos envolvidos no processo educativo. |
id |
UFRGS-2_58a3ae8e1719d2729842e1d0d8aefd2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234209 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Machado, Letícia Sophia RochaRibeiro, Ana Carolina RibeiroSonego, Anna Helena SilveiraBarvinski, Carla AdrianaTorrezzan, Cristina Alba WildtSampaio, Deyse Cristina FrizzoFerreira, Gislaine Rossetti MadureiraBehar, Patrícia AlejandraGrande, Tássia Priscila Fagundes2022-01-19T04:36:56Z20210871-9187http://hdl.handle.net/10183/234209001135916O artigo tem como objetivo apresentar o mapeamento, construção e aplicação de estratégias pedagógicas (EP) voltadas para a Educação a Distância (EaD) em diferentes contextos. Para isso, foram utilizados cursos de extensão em áreas distintas, que versaram sobre aspetos socioafetivos da EaD, m-learninge inclusão digital de idosos. A realização da investigação mostrou-se necessária, tendo em vista que o entendimento sobre o conceito de estratégias pedagógicas costuma ser amplo e, muitas vezes, impreciso. Esteartigo apresenta uma definição de estratégias pedagógicas, bem como situações de implementação na EaD. As EP podem ser consideradas como um conjunto de ações colocadas em prática pelo professor para alcançar uma finalidade voltada à educação. A metodologia empregada para a realização desta pesquisa foi a qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos. A coleta de dados teve como base o desenvolvimento, aplicação e avaliação de estratégias pedagógicas em cursos de extensão. A partir da análise dos dados, foipossível mapear diferentes estratégias e verificar a pertinência da sua adequação, de acordo com o contexto e perfil de cada público. As EP necessitam ser constantemente avaliadas, principalmente em função das transformações que podem ocorrer com a inclusão de novas tecnologias digitais no contexto virtual, além do perfil heterogéneo dos alunos envolvidos no processo educativo.The goal of the present article is to present the mapping, creation and application of pedagogical strategies (PS) focused on Distance Education (DE) in different contexts. For that, extension courses were used in different areas, which dealt with socio-affective aspects of distance education, m-learning and digital inclusion of the elderly. The need ofthis investigation arises from the fact that the concept of pedagogical strategies is usually broad and often inaccurate. Although some studies do use the term, few authors discuss its meaning and application. Based on these, this article presents a definition of pedagogical strategies, as well as implementation situations in distance education. In this approach, PS can be considered as a set of actions put into practice by the teacher to achieve an education-aimed goal. The methodology used to carry out this research was a multiple case study of the qualitative type. Data collection was based on the development, application and evaluation of pedagogical strategies used in extension courses. From the analysis of the data, it was possible to map different strategies and verify the pertinence in their adequacy, according to the context and profile of each audience. Based on the studies we carried out, we can conclude that the pedagogical strategies need to be constantly evaluated, mainly due to the transformations that can occur with the inclusion of new digital technologies in the virtual context, in addition to the heterogeneous profile of the students.El artículo tiene como objetivo presentar el mapeo, la construcción y la aplicación de estrategias pedagógicas (EP) centradas en la educación a distancia (ED) en diferentes contextos. Para ello, se utilizaron cursos de extensión en diferentes áreas, que trataron aspectos socio-afectivos de la educación a distancia, el aprendizaje virtual y la inclusión digital de las personas mayores. Se demostró que la investigación era necesaria en vista del hecho de que la comprensión del concepto de estrategias pedagógicas suele ser amplia y, a menudo, imprecisa. Este artículo presenta una definición de estrategias pedagógicas, así como situaciones de implementación en educación a distancia. La educación física se puede considerar como un conjunto de acciones puestas en práctica por el profesor para lograr un objetivo dirigido a la educación. La metodología utilizada para llevar a cabo esta investigación fue el tipo cualitativo de estudio de caso múltiple. La recolección de datos se basó en el desarrollo, aplicación y evaluación de estrategias pedagógicas en cursos de extensión. A partir del análisis de los datos, fue posible mapear diferentes estrategias y verificar la pertinencia de su adecuación, de acuerdo con el contexto y el perfil de cada audiencia. La educación física debe ser evaluada constantemente, principalmente debido a las transformaciones que pueden ocurrir con la inclusión de nuevas tecnologías digitales en elcontexto virtual, además del perfil heterogéneo de los estudiantes involucrados en el proceso educativo.application/pdfporRevista portuguesa de educação. Vol. 34, n.10 (2021), p. 183-199Ensino a distânciaPedagogical strategiesDistance EducationEstrategias pedagógicasEducación a distanciaEstratégias pedagógicas na educação a distância : um olhar a partir de diferentes contextosPedagogical strategies in distance education : a look from different contextsEstrategias pedagógicas en la educación a distancia : una mirada de diferentes contextosEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001135916.pdf.txt001135916.pdf.txtExtracted Texttext/plain59049http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234209/2/001135916.pdf.txtc15c5f47171ed4e5d82521c2bf2dabf0MD52ORIGINAL001135916.pdfTexto completoapplication/pdf347347http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234209/1/001135916.pdfe434589be3bb646cacf0fd82b31d90c7MD5110183/2342092024-01-27 06:01:31.741349oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234209Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-27T08:01:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias pedagógicas na educação a distância : um olhar a partir de diferentes contextos |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Pedagogical strategies in distance education : a look from different contexts |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Estrategias pedagógicas en la educación a distancia : una mirada de diferentes contextos |
title |
Estratégias pedagógicas na educação a distância : um olhar a partir de diferentes contextos |
spellingShingle |
Estratégias pedagógicas na educação a distância : um olhar a partir de diferentes contextos Machado, Letícia Sophia Rocha Ensino a distância Pedagogical strategies Distance Education Estrategias pedagógicas Educación a distancia |
title_short |
Estratégias pedagógicas na educação a distância : um olhar a partir de diferentes contextos |
title_full |
Estratégias pedagógicas na educação a distância : um olhar a partir de diferentes contextos |
title_fullStr |
Estratégias pedagógicas na educação a distância : um olhar a partir de diferentes contextos |
title_full_unstemmed |
Estratégias pedagógicas na educação a distância : um olhar a partir de diferentes contextos |
title_sort |
Estratégias pedagógicas na educação a distância : um olhar a partir de diferentes contextos |
author |
Machado, Letícia Sophia Rocha |
author_facet |
Machado, Letícia Sophia Rocha Ribeiro, Ana Carolina Ribeiro Sonego, Anna Helena Silveira Barvinski, Carla Adriana Torrezzan, Cristina Alba Wildt Sampaio, Deyse Cristina Frizzo Ferreira, Gislaine Rossetti Madureira Behar, Patrícia Alejandra Grande, Tássia Priscila Fagundes |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Ana Carolina Ribeiro Sonego, Anna Helena Silveira Barvinski, Carla Adriana Torrezzan, Cristina Alba Wildt Sampaio, Deyse Cristina Frizzo Ferreira, Gislaine Rossetti Madureira Behar, Patrícia Alejandra Grande, Tássia Priscila Fagundes |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Letícia Sophia Rocha Ribeiro, Ana Carolina Ribeiro Sonego, Anna Helena Silveira Barvinski, Carla Adriana Torrezzan, Cristina Alba Wildt Sampaio, Deyse Cristina Frizzo Ferreira, Gislaine Rossetti Madureira Behar, Patrícia Alejandra Grande, Tássia Priscila Fagundes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância |
topic |
Ensino a distância Pedagogical strategies Distance Education Estrategias pedagógicas Educación a distancia |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Pedagogical strategies Distance Education |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Estrategias pedagógicas Educación a distancia |
description |
O artigo tem como objetivo apresentar o mapeamento, construção e aplicação de estratégias pedagógicas (EP) voltadas para a Educação a Distância (EaD) em diferentes contextos. Para isso, foram utilizados cursos de extensão em áreas distintas, que versaram sobre aspetos socioafetivos da EaD, m-learninge inclusão digital de idosos. A realização da investigação mostrou-se necessária, tendo em vista que o entendimento sobre o conceito de estratégias pedagógicas costuma ser amplo e, muitas vezes, impreciso. Esteartigo apresenta uma definição de estratégias pedagógicas, bem como situações de implementação na EaD. As EP podem ser consideradas como um conjunto de ações colocadas em prática pelo professor para alcançar uma finalidade voltada à educação. A metodologia empregada para a realização desta pesquisa foi a qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos. A coleta de dados teve como base o desenvolvimento, aplicação e avaliação de estratégias pedagógicas em cursos de extensão. A partir da análise dos dados, foipossível mapear diferentes estratégias e verificar a pertinência da sua adequação, de acordo com o contexto e perfil de cada público. As EP necessitam ser constantemente avaliadas, principalmente em função das transformações que podem ocorrer com a inclusão de novas tecnologias digitais no contexto virtual, além do perfil heterogéneo dos alunos envolvidos no processo educativo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-01-19T04:36:56Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/234209 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0871-9187 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001135916 |
identifier_str_mv |
0871-9187 001135916 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/234209 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista portuguesa de educação. Vol. 34, n.10 (2021), p. 183-199 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234209/2/001135916.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234209/1/001135916.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c15c5f47171ed4e5d82521c2bf2dabf0 e434589be3bb646cacf0fd82b31d90c7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447781207179264 |