Estratégias pedagógicas na educação a distância : um olhar a partir de diferentes contextos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Letícia Sophia Rocha
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ribeiro, Ana Carolina Ribeiro, Sonego, Anna Helena Silveira, Barvinski, Carla Adriana, Torrezzan, Cristina Alba Wildt, Sampaio, Deyse Cristina Frizzo, Ferreira, Gislaine Rossetti Madureira, Behar, Patrícia Alejandra, Grande, Tássia Priscila Fagundes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234209
Resumo: O artigo tem como objetivo apresentar o mapeamento, construção e aplicação de estratégias pedagógicas (EP) voltadas para a Educação a Distância (EaD) em diferentes contextos. Para isso, foram utilizados cursos de extensão em áreas distintas, que versaram sobre aspetos socioafetivos da EaD, m-learninge inclusão digital de idosos. A realização da investigação mostrou-se necessária, tendo em vista que o entendimento sobre o conceito de estratégias pedagógicas costuma ser amplo e, muitas vezes, impreciso. Esteartigo apresenta uma definição de estratégias pedagógicas, bem como situações de implementação na EaD. As EP podem ser consideradas como um conjunto de ações colocadas em prática pelo professor para alcançar uma finalidade voltada à educação. A metodologia empregada para a realização desta pesquisa foi a qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos. A coleta de dados teve como base o desenvolvimento, aplicação e avaliação de estratégias pedagógicas em cursos de extensão. A partir da análise dos dados, foipossível mapear diferentes estratégias e verificar a pertinência da sua adequação, de acordo com o contexto e perfil de cada público. As EP necessitam ser constantemente avaliadas, principalmente em função das transformações que podem ocorrer com a inclusão de novas tecnologias digitais no contexto virtual, além do perfil heterogéneo dos alunos envolvidos no processo educativo.
id UFRGS-2_58a3ae8e1719d2729842e1d0d8aefd2d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234209
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Letícia Sophia RochaRibeiro, Ana Carolina RibeiroSonego, Anna Helena SilveiraBarvinski, Carla AdrianaTorrezzan, Cristina Alba WildtSampaio, Deyse Cristina FrizzoFerreira, Gislaine Rossetti MadureiraBehar, Patrícia AlejandraGrande, Tássia Priscila Fagundes2022-01-19T04:36:56Z20210871-9187http://hdl.handle.net/10183/234209001135916O artigo tem como objetivo apresentar o mapeamento, construção e aplicação de estratégias pedagógicas (EP) voltadas para a Educação a Distância (EaD) em diferentes contextos. Para isso, foram utilizados cursos de extensão em áreas distintas, que versaram sobre aspetos socioafetivos da EaD, m-learninge inclusão digital de idosos. A realização da investigação mostrou-se necessária, tendo em vista que o entendimento sobre o conceito de estratégias pedagógicas costuma ser amplo e, muitas vezes, impreciso. Esteartigo apresenta uma definição de estratégias pedagógicas, bem como situações de implementação na EaD. As EP podem ser consideradas como um conjunto de ações colocadas em prática pelo professor para alcançar uma finalidade voltada à educação. A metodologia empregada para a realização desta pesquisa foi a qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos. A coleta de dados teve como base o desenvolvimento, aplicação e avaliação de estratégias pedagógicas em cursos de extensão. A partir da análise dos dados, foipossível mapear diferentes estratégias e verificar a pertinência da sua adequação, de acordo com o contexto e perfil de cada público. As EP necessitam ser constantemente avaliadas, principalmente em função das transformações que podem ocorrer com a inclusão de novas tecnologias digitais no contexto virtual, além do perfil heterogéneo dos alunos envolvidos no processo educativo.The goal of the present article is to present the mapping, creation and application of pedagogical strategies (PS) focused on Distance Education (DE) in different contexts. For that, extension courses were used in different areas, which dealt with socio-affective aspects of distance education, m-learning and digital inclusion of the elderly. The need ofthis investigation arises from the fact that the concept of pedagogical strategies is usually broad and often inaccurate. Although some studies do use the term, few authors discuss its meaning and application. Based on these, this article presents a definition of pedagogical strategies, as well as implementation situations in distance education. In this approach, PS can be considered as a set of actions put into practice by the teacher to achieve an education-aimed goal. The methodology used to carry out this research was a multiple case study of the qualitative type. Data collection was based on the development, application and evaluation of pedagogical strategies used in extension courses. From the analysis of the data, it was possible to map different strategies and verify the pertinence in their adequacy, according to the context and profile of each audience. Based on the studies we carried out, we can conclude that the pedagogical strategies need to be constantly evaluated, mainly due to the transformations that can occur with the inclusion of new digital technologies in the virtual context, in addition to the heterogeneous profile of the students.El artículo tiene como objetivo presentar el mapeo, la construcción y la aplicación de estrategias pedagógicas (EP) centradas en la educación a distancia (ED) en diferentes contextos. Para ello, se utilizaron cursos de extensión en diferentes áreas, que trataron aspectos socio-afectivos de la educación a distancia, el aprendizaje virtual y la inclusión digital de las personas mayores. Se demostró que la investigación era necesaria en vista del hecho de que la comprensión del concepto de estrategias pedagógicas suele ser amplia y, a menudo, imprecisa. Este artículo presenta una definición de estrategias pedagógicas, así como situaciones de implementación en educación a distancia. La educación física se puede considerar como un conjunto de acciones puestas en práctica por el profesor para lograr un objetivo dirigido a la educación. La metodología utilizada para llevar a cabo esta investigación fue el tipo cualitativo de estudio de caso múltiple. La recolección de datos se basó en el desarrollo, aplicación y evaluación de estrategias pedagógicas en cursos de extensión. A partir del análisis de los datos, fue posible mapear diferentes estrategias y verificar la pertinencia de su adecuación, de acuerdo con el contexto y el perfil de cada audiencia. La educación física debe ser evaluada constantemente, principalmente debido a las transformaciones que pueden ocurrir con la inclusión de nuevas tecnologías digitales en elcontexto virtual, además del perfil heterogéneo de los estudiantes involucrados en el proceso educativo.application/pdfporRevista portuguesa de educação. Vol. 34, n.10 (2021), p. 183-199Ensino a distânciaPedagogical strategiesDistance EducationEstrategias pedagógicasEducación a distanciaEstratégias pedagógicas na educação a distância : um olhar a partir de diferentes contextosPedagogical strategies in distance education : a look from different contextsEstrategias pedagógicas en la educación a distancia : una mirada de diferentes contextosEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001135916.pdf.txt001135916.pdf.txtExtracted Texttext/plain59049http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234209/2/001135916.pdf.txtc15c5f47171ed4e5d82521c2bf2dabf0MD52ORIGINAL001135916.pdfTexto completoapplication/pdf347347http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234209/1/001135916.pdfe434589be3bb646cacf0fd82b31d90c7MD5110183/2342092024-01-27 06:01:31.741349oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234209Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-27T08:01:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias pedagógicas na educação a distância : um olhar a partir de diferentes contextos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Pedagogical strategies in distance education : a look from different contexts
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Estrategias pedagógicas en la educación a distancia : una mirada de diferentes contextos
title Estratégias pedagógicas na educação a distância : um olhar a partir de diferentes contextos
spellingShingle Estratégias pedagógicas na educação a distância : um olhar a partir de diferentes contextos
Machado, Letícia Sophia Rocha
Ensino a distância
Pedagogical strategies
Distance Education
Estrategias pedagógicas
Educación a distancia
title_short Estratégias pedagógicas na educação a distância : um olhar a partir de diferentes contextos
title_full Estratégias pedagógicas na educação a distância : um olhar a partir de diferentes contextos
title_fullStr Estratégias pedagógicas na educação a distância : um olhar a partir de diferentes contextos
title_full_unstemmed Estratégias pedagógicas na educação a distância : um olhar a partir de diferentes contextos
title_sort Estratégias pedagógicas na educação a distância : um olhar a partir de diferentes contextos
author Machado, Letícia Sophia Rocha
author_facet Machado, Letícia Sophia Rocha
Ribeiro, Ana Carolina Ribeiro
Sonego, Anna Helena Silveira
Barvinski, Carla Adriana
Torrezzan, Cristina Alba Wildt
Sampaio, Deyse Cristina Frizzo
Ferreira, Gislaine Rossetti Madureira
Behar, Patrícia Alejandra
Grande, Tássia Priscila Fagundes
author_role author
author2 Ribeiro, Ana Carolina Ribeiro
Sonego, Anna Helena Silveira
Barvinski, Carla Adriana
Torrezzan, Cristina Alba Wildt
Sampaio, Deyse Cristina Frizzo
Ferreira, Gislaine Rossetti Madureira
Behar, Patrícia Alejandra
Grande, Tássia Priscila Fagundes
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Letícia Sophia Rocha
Ribeiro, Ana Carolina Ribeiro
Sonego, Anna Helena Silveira
Barvinski, Carla Adriana
Torrezzan, Cristina Alba Wildt
Sampaio, Deyse Cristina Frizzo
Ferreira, Gislaine Rossetti Madureira
Behar, Patrícia Alejandra
Grande, Tássia Priscila Fagundes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
topic Ensino a distância
Pedagogical strategies
Distance Education
Estrategias pedagógicas
Educación a distancia
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogical strategies
Distance Education
dc.subject.spa.fl_str_mv Estrategias pedagógicas
Educación a distancia
description O artigo tem como objetivo apresentar o mapeamento, construção e aplicação de estratégias pedagógicas (EP) voltadas para a Educação a Distância (EaD) em diferentes contextos. Para isso, foram utilizados cursos de extensão em áreas distintas, que versaram sobre aspetos socioafetivos da EaD, m-learninge inclusão digital de idosos. A realização da investigação mostrou-se necessária, tendo em vista que o entendimento sobre o conceito de estratégias pedagógicas costuma ser amplo e, muitas vezes, impreciso. Esteartigo apresenta uma definição de estratégias pedagógicas, bem como situações de implementação na EaD. As EP podem ser consideradas como um conjunto de ações colocadas em prática pelo professor para alcançar uma finalidade voltada à educação. A metodologia empregada para a realização desta pesquisa foi a qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos. A coleta de dados teve como base o desenvolvimento, aplicação e avaliação de estratégias pedagógicas em cursos de extensão. A partir da análise dos dados, foipossível mapear diferentes estratégias e verificar a pertinência da sua adequação, de acordo com o contexto e perfil de cada público. As EP necessitam ser constantemente avaliadas, principalmente em função das transformações que podem ocorrer com a inclusão de novas tecnologias digitais no contexto virtual, além do perfil heterogéneo dos alunos envolvidos no processo educativo.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-19T04:36:56Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/234209
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0871-9187
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001135916
identifier_str_mv 0871-9187
001135916
url http://hdl.handle.net/10183/234209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista portuguesa de educação. Vol. 34, n.10 (2021), p. 183-199
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234209/2/001135916.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234209/1/001135916.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c15c5f47171ed4e5d82521c2bf2dabf0
e434589be3bb646cacf0fd82b31d90c7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447781207179264