Estudo de caso : melhorias na produção contínua de parede de concreto moldado in loco com fôrma de alumínio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/189166 |
Resumo: | É sabido que a construção civil apresenta altos índices de desperdício, seja de materiais, recursos ou tempo. Inspirado no Sistema Toyota de Produção, Laurin Koskela adaptou os conceitos aplicados nas manufaturas para a construção a fim de identificar atividades que causam quebra de fluxo e não agregam valor, e sempre que possível, eliminá-las. Com base nos princípios de KOSKELA (1992), o objetivo do trabalho foi identificar oportunidades de melhorias de qualidade na etapa de furação de laje de concreto para passantes de tubulações hidráulicas, em uma obra que utiliza o sistema construtivo Parede de Concreto. No presente trabalho fez-se o acompanhamento e análise da transição do método de furação em laje de concreto armado via perfuratriz para o método de furação em laje de concreto armado via passantes embutidos. Para isso realizou-se pesquisa bibliográfica sobre os temas abordados ao longo do trabalho, e adaptou-se uma metodologia já utilizada por SOUTO (2000) na aplicação de conceitos do Sistema Toyota de Produção em canteiro de obra. Como principal resultado, verificou-se a redução potencial de 30 dias (14,28%) no tempo de atravessamento dos serviços de pós concretagem da Empresa estudada. Além disso, analisando a atividade isolada de furação para passantes hidráulicos, verificou-se que o tempo necessário para realizar o serviço através de passantes embutidos na concretagem corresponde à 18,6% do tempo necessário para realizar o serviço via perfuratriz. |
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