A pesquisa científica na graduação do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul envolvendo da leitura à publicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Roseane Beatriz Bandeira da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/140554
Resumo: A pesquisa científica na graduação proporciona aos futuros profissionais aquisição de novos saberes e habilidades necessárias ao ingresso e permanência no mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar a prática da pesquisa científica pelos graduandos em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), identificando as variáveis favoráveis e desfavoráveis ao processo de elaboração e publicação de artigos científicos. Com relação aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa classifica-se como qualitativa, descritiva e levantamento (Survey), por meio de um questionário aplicado aos discentes do curso de Ciências Contábeis da UFRGS, matriculados no 2º ao 8º semestre do curso, totalizando 351 respondentes. A aplicação do questionário ocorreu no período de 17 de março a 02 de abril de 2014 e os principais resultados da pesquisa apontam interesse por parte dos graduandos pela pesquisa científica e apesar de ser considerada importante pela maioria dos alunos, a elaboração de artigos científicos contemplou um índice baixo, sendo que a maioria afirmou ter elaborado por exigência de alguma disciplina. No tocante à publicação, verificou-se um número considerável de alunos que sequer submeteram seus artigos a eventos ou periódicos. Dessa forma, observou-se que apesar dos discentes se mostrarem interessados e reconhecerem a importância da pesquisa científica, os mesmos devem ser mais incentivados a produzir e a disseminar o conhecimento adquirido no ambiente acadêmico contribuindo assim, para o desenvolvimento da ciência.
id UFRGS-2_8cd56afdb96ab77d088ebf19501f3174
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140554
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Roseane Beatriz Bandeira daBianchi, Márcia2016-05-10T02:06:49Z2014http://hdl.handle.net/10183/140554000968398A pesquisa científica na graduação proporciona aos futuros profissionais aquisição de novos saberes e habilidades necessárias ao ingresso e permanência no mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar a prática da pesquisa científica pelos graduandos em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), identificando as variáveis favoráveis e desfavoráveis ao processo de elaboração e publicação de artigos científicos. Com relação aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa classifica-se como qualitativa, descritiva e levantamento (Survey), por meio de um questionário aplicado aos discentes do curso de Ciências Contábeis da UFRGS, matriculados no 2º ao 8º semestre do curso, totalizando 351 respondentes. A aplicação do questionário ocorreu no período de 17 de março a 02 de abril de 2014 e os principais resultados da pesquisa apontam interesse por parte dos graduandos pela pesquisa científica e apesar de ser considerada importante pela maioria dos alunos, a elaboração de artigos científicos contemplou um índice baixo, sendo que a maioria afirmou ter elaborado por exigência de alguma disciplina. No tocante à publicação, verificou-se um número considerável de alunos que sequer submeteram seus artigos a eventos ou periódicos. Dessa forma, observou-se que apesar dos discentes se mostrarem interessados e reconhecerem a importância da pesquisa científica, os mesmos devem ser mais incentivados a produzir e a disseminar o conhecimento adquirido no ambiente acadêmico contribuindo assim, para o desenvolvimento da ciência.Scientific research in undergraduate courses provides the future professionals with acquisition of new knowledge and skills that are necessary to enter and remain in an increasingly competitive labor market. Therefore this research aims at analyzing the practice of scientific research by undergraduate students in Accounting Sciences from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), identifying the favorable and unfavorable variables in the preparation and publication of scientific articles. Regarding methodological procedures, this study is classified as qualitative, descriptive and survey through a questionnaire applied to students from Accounting Sciences course from UFRGS enrolled in the 2nd to the 8th semester of the course, totaling 351respondents. The questionnaire occurred from March 17 to April 2, 2014 and the main results of the study show that though undergraduates are interested in scientific research and find it important; the development of scientific articles is low and most of the students said they only produced because it had been required at university. Concerning publication, it was found out a considerable number of students who didn’t submit their articles to events or journals. Thus it was observed that despite students show interest and recognize the importance of scientific research, they should be encouraged to produce and spread knowledge acquired in the academic environment, leading to the development of science.application/pdfporPesquisa científicaContabilidadeScientific researchAccountingKnowledgeA pesquisa científica na graduação do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul envolvendo da leitura à publicaçãoScientific research in the undergraduate accounting course from Universidade Federal do Rio Grande do Sul involving from reading to publication info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2014Ciências Contábeisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000968398.pdf000968398.pdfTexto completoapplication/pdf318898http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140554/1/000968398.pdf7f1ec1d308f7dc105f7a789c4ce7158dMD51TEXT000968398.pdf.txt000968398.pdf.txtExtracted Texttext/plain63437http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140554/2/000968398.pdf.txt254f858cc2841d9b608dcd5b75460265MD52THUMBNAIL000968398.pdf.jpg000968398.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1725http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140554/3/000968398.pdf.jpgcee19d25c0d63ecd817f138d0444b33cMD5310183/1405542023-03-09 03:29:26.068208oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140554Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-09T06:29:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A pesquisa científica na graduação do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul envolvendo da leitura à publicação
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Scientific research in the undergraduate accounting course from Universidade Federal do Rio Grande do Sul involving from reading to publication
title A pesquisa científica na graduação do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul envolvendo da leitura à publicação
spellingShingle A pesquisa científica na graduação do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul envolvendo da leitura à publicação
Silva, Roseane Beatriz Bandeira da
Pesquisa científica
Contabilidade
Scientific research
Accounting
Knowledge
title_short A pesquisa científica na graduação do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul envolvendo da leitura à publicação
title_full A pesquisa científica na graduação do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul envolvendo da leitura à publicação
title_fullStr A pesquisa científica na graduação do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul envolvendo da leitura à publicação
title_full_unstemmed A pesquisa científica na graduação do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul envolvendo da leitura à publicação
title_sort A pesquisa científica na graduação do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul envolvendo da leitura à publicação
author Silva, Roseane Beatriz Bandeira da
author_facet Silva, Roseane Beatriz Bandeira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Roseane Beatriz Bandeira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bianchi, Márcia
contributor_str_mv Bianchi, Márcia
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa científica
Contabilidade
topic Pesquisa científica
Contabilidade
Scientific research
Accounting
Knowledge
dc.subject.eng.fl_str_mv Scientific research
Accounting
Knowledge
description A pesquisa científica na graduação proporciona aos futuros profissionais aquisição de novos saberes e habilidades necessárias ao ingresso e permanência no mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar a prática da pesquisa científica pelos graduandos em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), identificando as variáveis favoráveis e desfavoráveis ao processo de elaboração e publicação de artigos científicos. Com relação aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa classifica-se como qualitativa, descritiva e levantamento (Survey), por meio de um questionário aplicado aos discentes do curso de Ciências Contábeis da UFRGS, matriculados no 2º ao 8º semestre do curso, totalizando 351 respondentes. A aplicação do questionário ocorreu no período de 17 de março a 02 de abril de 2014 e os principais resultados da pesquisa apontam interesse por parte dos graduandos pela pesquisa científica e apesar de ser considerada importante pela maioria dos alunos, a elaboração de artigos científicos contemplou um índice baixo, sendo que a maioria afirmou ter elaborado por exigência de alguma disciplina. No tocante à publicação, verificou-se um número considerável de alunos que sequer submeteram seus artigos a eventos ou periódicos. Dessa forma, observou-se que apesar dos discentes se mostrarem interessados e reconhecerem a importância da pesquisa científica, os mesmos devem ser mais incentivados a produzir e a disseminar o conhecimento adquirido no ambiente acadêmico contribuindo assim, para o desenvolvimento da ciência.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-10T02:06:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/140554
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000968398
url http://hdl.handle.net/10183/140554
identifier_str_mv 000968398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140554/1/000968398.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140554/2/000968398.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140554/3/000968398.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7f1ec1d308f7dc105f7a789c4ce7158d
254f858cc2841d9b608dcd5b75460265
cee19d25c0d63ecd817f138d0444b33c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224507873034240