Incentivo à pesquisa científica durante a graduação em ciências contábeis: um estudo nas universidades do estado do Rio Grande do Sul
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/5728 |
Resumo: | O objetivo do estudo é investigar se os acadêmicos dos cursos de graduação em Ciências Contábeis são incentivados a realizar pesquisas científicas. Trata-se de um survey com abordagem qualitativa e quantitativa na análise dos dados. Foram pesquisadas as universidades localizadas no Estado do Rio Grande do Sul, cuja coleta de dados deu-se pela aplicação de um questionário entre os coordenadores dos referidos cursos. A análise quantitativa dos dados ocorreu com a aplicação do método dos mínimos quadrados ordinários. As principais conclusões indicam que o incentivo para a realização de pesquisa científica está presente em 46% das IES, e que a concessão de bolsas de iniciação científica é o principal estímulo. Baseado nos resultados da regressão estimou-se que o impacto do apoio financeiro nas publicações é elástico, ou seja, para cada 1 de incremento nos recursos destinados a apoio financeiro as pesquisas aumentam em 1,48. Constatou-se que isso ocorre com maior predominância nas IES públicas. |
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Incentivo à pesquisa científica durante a graduação em ciências contábeis: um estudo nas universidades do estado do Rio Grande do SulIncentive to scientific research during the graduation in accounting: a study in the universities of Rio Grande do Sul stateCiências contábeisGraduaçãoPesquisaPesquisa em contabilidadeAccounting schoolGraduationResearchResearch in accountingO objetivo do estudo é investigar se os acadêmicos dos cursos de graduação em Ciências Contábeis são incentivados a realizar pesquisas científicas. Trata-se de um survey com abordagem qualitativa e quantitativa na análise dos dados. Foram pesquisadas as universidades localizadas no Estado do Rio Grande do Sul, cuja coleta de dados deu-se pela aplicação de um questionário entre os coordenadores dos referidos cursos. A análise quantitativa dos dados ocorreu com a aplicação do método dos mínimos quadrados ordinários. As principais conclusões indicam que o incentivo para a realização de pesquisa científica está presente em 46% das IES, e que a concessão de bolsas de iniciação científica é o principal estímulo. Baseado nos resultados da regressão estimou-se que o impacto do apoio financeiro nas publicações é elástico, ou seja, para cada 1 de incremento nos recursos destinados a apoio financeiro as pesquisas aumentam em 1,48. Constatou-se que isso ocorre com maior predominância nas IES públicas.This study aims to investigate if academics of graduation courses in accounting are stimulated to carry through scientific research. It’s a survey, with qualitative and quantitative approaches of data analysis. The coordinators of the courses offered by universities located in State of Rio Grande do Sul were asked to fill in a questionnaire. The quantitative data analysis occurred with the application of squared minimums method. The main conclusions indicate that the incentive for the accomplishment of scientific research is present in 46% of the IES, and that the financial benefits of scientific initiation are the main stimulation. Based in the results of regression it was estimated that the impact of the financial support in publications is elastic, that is, for each 1 of increment in the financial support the research increase in 1,48. It was more frequent in the public institutions.2015-12-28T20:12:35Z2015-12-28T20:12:35Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMACHADO, Daiane Pias et al. Incentivo à pesquisa científica durante a graduação em ciências contábeis: um estudo nas universidades do estado do Rio Grande do Sul. RIC - Revista de Informação Contábil, v. 3, n. 2, p. 37-60, 2009. Disponível em: <http://www.revista.ufpe.br/ricontabeis/index.php/contabeis/article/view/138/138>. Acesso em: 19 nov. 2015.1982-3967http://repositorio.furg.br/handle/1/5728porMachado, Daiane PiasMachado, Débora GomesSouza, Marcos Antonio deSilva, Rogério Piva dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2015-12-28T20:12:35Zoai:repositorio.furg.br:1/5728Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2015-12-28T20:12:35Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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