Educação integral e concepções de violência na visão de monitores do Programa Mais Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Noronha, Luciana Machado
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88064
Resumo: O presente artigo aborda como temática a Educação Integral e concepções de violência na visão de monitores do Programa Mais Educação, tendo como objetivo principal investigar o que eles entendem por violência e como lidam com ela no âmbito do programa. Trata-se de uma pesquisa básica, explicativa, de natureza qualitativa, desenvolvida através de entrevistas com monitores do Programa Mais Educação. Apresenta-se como problema de pesquisa investigar quais são as percepções dos monitores sobre as situações de violência no dia a dia da educação integral. Os principais autores que embasam o conceito de violência são Faleiros & Faleiros e Abramovay. Nesse contexto teórico analisamos as representações obtidas através de entrevistas, observando que as vivências culturais vividas por cada monitor interferem na leitura que cada um faz frente às situações apresentadas. Depois de analisadas as entrevistas, fica evidente que violência é uma variável que varia de pessoa para pessoa. Isso ocorre porque as vivências de cada uma, somadas à sua cultura, fazem com que a concepção de violência seja diferente para cada sujeito. Muitos veem na violência uma forma distinta de educar um indivíduo. Por isso é essencial acompanhamento e formação dos agentes sociais para atuar no âmbito escolar.
id UFRGS-2_8cedc0558f4b8a593ea5c03960fb7823
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88064
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Noronha, Luciana MachadoMarques, Tânia Beatriz Iwaszko2014-03-01T01:54:26Z2013http://hdl.handle.net/10183/88064000910098O presente artigo aborda como temática a Educação Integral e concepções de violência na visão de monitores do Programa Mais Educação, tendo como objetivo principal investigar o que eles entendem por violência e como lidam com ela no âmbito do programa. Trata-se de uma pesquisa básica, explicativa, de natureza qualitativa, desenvolvida através de entrevistas com monitores do Programa Mais Educação. Apresenta-se como problema de pesquisa investigar quais são as percepções dos monitores sobre as situações de violência no dia a dia da educação integral. Os principais autores que embasam o conceito de violência são Faleiros & Faleiros e Abramovay. Nesse contexto teórico analisamos as representações obtidas através de entrevistas, observando que as vivências culturais vividas por cada monitor interferem na leitura que cada um faz frente às situações apresentadas. Depois de analisadas as entrevistas, fica evidente que violência é uma variável que varia de pessoa para pessoa. Isso ocorre porque as vivências de cada uma, somadas à sua cultura, fazem com que a concepção de violência seja diferente para cada sujeito. Muitos veem na violência uma forma distinta de educar um indivíduo. Por isso é essencial acompanhamento e formação dos agentes sociais para atuar no âmbito escolar.application/pdfporEducação integralEscolaViolênciaPrograma Mais Educação.Educação integral e concepções de violência na visão de monitores do Programa Mais Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Educação Integral Integradainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000910098.pdf000910098.pdfTexto completoapplication/pdf276836http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88064/1/000910098.pdf14a74b7c786e9a52fff480c9c1f59538MD51TEXT000910098.pdf.txt000910098.pdf.txtExtracted Texttext/plain32990http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88064/2/000910098.pdf.txte3fa60dc6ea5806fce7cb919f1144b0bMD52THUMBNAIL000910098.pdf.jpg000910098.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1674http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88064/3/000910098.pdf.jpgdd4c84f189ffe698e215e21d0d77704cMD5310183/880642018-10-18 08:12:27.904oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88064Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:12:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação integral e concepções de violência na visão de monitores do Programa Mais Educação
title Educação integral e concepções de violência na visão de monitores do Programa Mais Educação
spellingShingle Educação integral e concepções de violência na visão de monitores do Programa Mais Educação
Noronha, Luciana Machado
Educação integral
Escola
Violência
Programa Mais Educação.
title_short Educação integral e concepções de violência na visão de monitores do Programa Mais Educação
title_full Educação integral e concepções de violência na visão de monitores do Programa Mais Educação
title_fullStr Educação integral e concepções de violência na visão de monitores do Programa Mais Educação
title_full_unstemmed Educação integral e concepções de violência na visão de monitores do Programa Mais Educação
title_sort Educação integral e concepções de violência na visão de monitores do Programa Mais Educação
author Noronha, Luciana Machado
author_facet Noronha, Luciana Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Noronha, Luciana Machado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
contributor_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
dc.subject.por.fl_str_mv Educação integral
Escola
Violência
Programa Mais Educação.
topic Educação integral
Escola
Violência
Programa Mais Educação.
description O presente artigo aborda como temática a Educação Integral e concepções de violência na visão de monitores do Programa Mais Educação, tendo como objetivo principal investigar o que eles entendem por violência e como lidam com ela no âmbito do programa. Trata-se de uma pesquisa básica, explicativa, de natureza qualitativa, desenvolvida através de entrevistas com monitores do Programa Mais Educação. Apresenta-se como problema de pesquisa investigar quais são as percepções dos monitores sobre as situações de violência no dia a dia da educação integral. Os principais autores que embasam o conceito de violência são Faleiros & Faleiros e Abramovay. Nesse contexto teórico analisamos as representações obtidas através de entrevistas, observando que as vivências culturais vividas por cada monitor interferem na leitura que cada um faz frente às situações apresentadas. Depois de analisadas as entrevistas, fica evidente que violência é uma variável que varia de pessoa para pessoa. Isso ocorre porque as vivências de cada uma, somadas à sua cultura, fazem com que a concepção de violência seja diferente para cada sujeito. Muitos veem na violência uma forma distinta de educar um indivíduo. Por isso é essencial acompanhamento e formação dos agentes sociais para atuar no âmbito escolar.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-01T01:54:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88064
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000910098
url http://hdl.handle.net/10183/88064
identifier_str_mv 000910098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88064/1/000910098.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88064/2/000910098.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88064/3/000910098.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 14a74b7c786e9a52fff480c9c1f59538
e3fa60dc6ea5806fce7cb919f1144b0b
dd4c84f189ffe698e215e21d0d77704c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447121691672576