'Tu não vais entender o que vou escrever, mas vou escrever mesmo assim' : um olhar pedagógico sobre a dislexia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Escher, Celine Lehmann
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/27389
Resumo: O presente estudo apresenta como foco as dificuldades de leitura e escrita evidenciadas de forma mais acentuada em algumas crianças durante a escolarização inicial. Tem por objetivo promover um diálogo entre diferentes campos investigativos que abordam tais dificuldades, em especial a dislexia. Visa, portanto, agregar conhecimentos que enriqueçam interpretações do processo de aprendizagem da leitura e da escrita em suas complexidades. Inscreve-se no campo dos Estudos Linguísticos aplicados à educação e adota uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, por ter sido desenvolvido com uma aluna do quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre, a qual apresenta diagnóstico médico e fonoaudiológico de dislexia. A pesquisa tomou como referencial teórico os estudos de MASSI (2004), CORSO (2008), DALLA ZEN (2010), entre outros. Utilizouse de observações de campo e de sessões nas quais foram realizadas intervenções pedagógicas envolvendo leitura e escrita para obtenção de dados empíricos. As análises desenvolvidas confirmam as dificuldades enfrentadas pela aluna em suas produções, mas possibilitam também a discussão sobre um conjunto de fatores que podem favorecer (ou não) a superação ou, pelo menos, a minimização das chamadas dificuldades. Destacou-se como possibilidade para tal superação um trabalho sistemático, diferenciado e complementar de leitura e escrita na escola.
id UFRGS-2_8d11c07e273bced91c01c297fd9ac3f7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27389
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Escher, Celine LehmannDalla Zen, Maria Isabel Habckost2011-01-12T05:59:38Z2010http://hdl.handle.net/10183/27389000764463O presente estudo apresenta como foco as dificuldades de leitura e escrita evidenciadas de forma mais acentuada em algumas crianças durante a escolarização inicial. Tem por objetivo promover um diálogo entre diferentes campos investigativos que abordam tais dificuldades, em especial a dislexia. Visa, portanto, agregar conhecimentos que enriqueçam interpretações do processo de aprendizagem da leitura e da escrita em suas complexidades. Inscreve-se no campo dos Estudos Linguísticos aplicados à educação e adota uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, por ter sido desenvolvido com uma aluna do quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre, a qual apresenta diagnóstico médico e fonoaudiológico de dislexia. A pesquisa tomou como referencial teórico os estudos de MASSI (2004), CORSO (2008), DALLA ZEN (2010), entre outros. Utilizouse de observações de campo e de sessões nas quais foram realizadas intervenções pedagógicas envolvendo leitura e escrita para obtenção de dados empíricos. As análises desenvolvidas confirmam as dificuldades enfrentadas pela aluna em suas produções, mas possibilitam também a discussão sobre um conjunto de fatores que podem favorecer (ou não) a superação ou, pelo menos, a minimização das chamadas dificuldades. Destacou-se como possibilidade para tal superação um trabalho sistemático, diferenciado e complementar de leitura e escrita na escola.application/pdfporLinguagemDislexiaIntervenção psicopedagógica'Tu não vais entender o que vou escrever, mas vou escrever mesmo assim' : um olhar pedagógico sobre a dislexiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000764463.pdf000764463.pdfTexto completoapplication/pdf409951http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27389/1/000764463.pdfc9e9460010d01daac027a78f54d22e0eMD51TEXT000764463.pdf.txt000764463.pdf.txtExtracted Texttext/plain98357http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27389/2/000764463.pdf.txt7fa163d918777dda8ee5cb581adc1211MD52THUMBNAIL000764463.pdf.jpg000764463.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1067http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27389/3/000764463.pdf.jpg522d081551e071a3bc31c2b97a49faedMD5310183/273892018-10-11 08:48:37.298oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27389Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:48:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv 'Tu não vais entender o que vou escrever, mas vou escrever mesmo assim' : um olhar pedagógico sobre a dislexia
title 'Tu não vais entender o que vou escrever, mas vou escrever mesmo assim' : um olhar pedagógico sobre a dislexia
spellingShingle 'Tu não vais entender o que vou escrever, mas vou escrever mesmo assim' : um olhar pedagógico sobre a dislexia
Escher, Celine Lehmann
Linguagem
Dislexia
Intervenção psicopedagógica
title_short 'Tu não vais entender o que vou escrever, mas vou escrever mesmo assim' : um olhar pedagógico sobre a dislexia
title_full 'Tu não vais entender o que vou escrever, mas vou escrever mesmo assim' : um olhar pedagógico sobre a dislexia
title_fullStr 'Tu não vais entender o que vou escrever, mas vou escrever mesmo assim' : um olhar pedagógico sobre a dislexia
title_full_unstemmed 'Tu não vais entender o que vou escrever, mas vou escrever mesmo assim' : um olhar pedagógico sobre a dislexia
title_sort 'Tu não vais entender o que vou escrever, mas vou escrever mesmo assim' : um olhar pedagógico sobre a dislexia
author Escher, Celine Lehmann
author_facet Escher, Celine Lehmann
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Escher, Celine Lehmann
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalla Zen, Maria Isabel Habckost
contributor_str_mv Dalla Zen, Maria Isabel Habckost
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem
Dislexia
Intervenção psicopedagógica
topic Linguagem
Dislexia
Intervenção psicopedagógica
description O presente estudo apresenta como foco as dificuldades de leitura e escrita evidenciadas de forma mais acentuada em algumas crianças durante a escolarização inicial. Tem por objetivo promover um diálogo entre diferentes campos investigativos que abordam tais dificuldades, em especial a dislexia. Visa, portanto, agregar conhecimentos que enriqueçam interpretações do processo de aprendizagem da leitura e da escrita em suas complexidades. Inscreve-se no campo dos Estudos Linguísticos aplicados à educação e adota uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, por ter sido desenvolvido com uma aluna do quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre, a qual apresenta diagnóstico médico e fonoaudiológico de dislexia. A pesquisa tomou como referencial teórico os estudos de MASSI (2004), CORSO (2008), DALLA ZEN (2010), entre outros. Utilizouse de observações de campo e de sessões nas quais foram realizadas intervenções pedagógicas envolvendo leitura e escrita para obtenção de dados empíricos. As análises desenvolvidas confirmam as dificuldades enfrentadas pela aluna em suas produções, mas possibilitam também a discussão sobre um conjunto de fatores que podem favorecer (ou não) a superação ou, pelo menos, a minimização das chamadas dificuldades. Destacou-se como possibilidade para tal superação um trabalho sistemático, diferenciado e complementar de leitura e escrita na escola.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-01-12T05:59:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/27389
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000764463
url http://hdl.handle.net/10183/27389
identifier_str_mv 000764463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27389/1/000764463.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27389/2/000764463.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27389/3/000764463.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c9e9460010d01daac027a78f54d22e0e
7fa163d918777dda8ee5cb581adc1211
522d081551e071a3bc31c2b97a49faed
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224403859537920