'Tu não vais entender o que vou escrever, mas vou escrever mesmo assim' : um olhar pedagógico sobre a dislexia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/27389 |
Resumo: | O presente estudo apresenta como foco as dificuldades de leitura e escrita evidenciadas de forma mais acentuada em algumas crianças durante a escolarização inicial. Tem por objetivo promover um diálogo entre diferentes campos investigativos que abordam tais dificuldades, em especial a dislexia. Visa, portanto, agregar conhecimentos que enriqueçam interpretações do processo de aprendizagem da leitura e da escrita em suas complexidades. Inscreve-se no campo dos Estudos Linguísticos aplicados à educação e adota uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, por ter sido desenvolvido com uma aluna do quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre, a qual apresenta diagnóstico médico e fonoaudiológico de dislexia. A pesquisa tomou como referencial teórico os estudos de MASSI (2004), CORSO (2008), DALLA ZEN (2010), entre outros. Utilizouse de observações de campo e de sessões nas quais foram realizadas intervenções pedagógicas envolvendo leitura e escrita para obtenção de dados empíricos. As análises desenvolvidas confirmam as dificuldades enfrentadas pela aluna em suas produções, mas possibilitam também a discussão sobre um conjunto de fatores que podem favorecer (ou não) a superação ou, pelo menos, a minimização das chamadas dificuldades. Destacou-se como possibilidade para tal superação um trabalho sistemático, diferenciado e complementar de leitura e escrita na escola. |
id |
UFRGS-2_8d11c07e273bced91c01c297fd9ac3f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27389 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Escher, Celine LehmannDalla Zen, Maria Isabel Habckost2011-01-12T05:59:38Z2010http://hdl.handle.net/10183/27389000764463O presente estudo apresenta como foco as dificuldades de leitura e escrita evidenciadas de forma mais acentuada em algumas crianças durante a escolarização inicial. Tem por objetivo promover um diálogo entre diferentes campos investigativos que abordam tais dificuldades, em especial a dislexia. Visa, portanto, agregar conhecimentos que enriqueçam interpretações do processo de aprendizagem da leitura e da escrita em suas complexidades. Inscreve-se no campo dos Estudos Linguísticos aplicados à educação e adota uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, por ter sido desenvolvido com uma aluna do quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre, a qual apresenta diagnóstico médico e fonoaudiológico de dislexia. A pesquisa tomou como referencial teórico os estudos de MASSI (2004), CORSO (2008), DALLA ZEN (2010), entre outros. Utilizouse de observações de campo e de sessões nas quais foram realizadas intervenções pedagógicas envolvendo leitura e escrita para obtenção de dados empíricos. As análises desenvolvidas confirmam as dificuldades enfrentadas pela aluna em suas produções, mas possibilitam também a discussão sobre um conjunto de fatores que podem favorecer (ou não) a superação ou, pelo menos, a minimização das chamadas dificuldades. Destacou-se como possibilidade para tal superação um trabalho sistemático, diferenciado e complementar de leitura e escrita na escola.application/pdfporLinguagemDislexiaIntervenção psicopedagógica'Tu não vais entender o que vou escrever, mas vou escrever mesmo assim' : um olhar pedagógico sobre a dislexiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000764463.pdf000764463.pdfTexto completoapplication/pdf409951http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27389/1/000764463.pdfc9e9460010d01daac027a78f54d22e0eMD51TEXT000764463.pdf.txt000764463.pdf.txtExtracted Texttext/plain98357http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27389/2/000764463.pdf.txt7fa163d918777dda8ee5cb581adc1211MD52THUMBNAIL000764463.pdf.jpg000764463.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1067http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27389/3/000764463.pdf.jpg522d081551e071a3bc31c2b97a49faedMD5310183/273892018-10-11 08:48:37.298oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27389Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:48:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
'Tu não vais entender o que vou escrever, mas vou escrever mesmo assim' : um olhar pedagógico sobre a dislexia |
title |
'Tu não vais entender o que vou escrever, mas vou escrever mesmo assim' : um olhar pedagógico sobre a dislexia |
spellingShingle |
'Tu não vais entender o que vou escrever, mas vou escrever mesmo assim' : um olhar pedagógico sobre a dislexia Escher, Celine Lehmann Linguagem Dislexia Intervenção psicopedagógica |
title_short |
'Tu não vais entender o que vou escrever, mas vou escrever mesmo assim' : um olhar pedagógico sobre a dislexia |
title_full |
'Tu não vais entender o que vou escrever, mas vou escrever mesmo assim' : um olhar pedagógico sobre a dislexia |
title_fullStr |
'Tu não vais entender o que vou escrever, mas vou escrever mesmo assim' : um olhar pedagógico sobre a dislexia |
title_full_unstemmed |
'Tu não vais entender o que vou escrever, mas vou escrever mesmo assim' : um olhar pedagógico sobre a dislexia |
title_sort |
'Tu não vais entender o que vou escrever, mas vou escrever mesmo assim' : um olhar pedagógico sobre a dislexia |
author |
Escher, Celine Lehmann |
author_facet |
Escher, Celine Lehmann |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Escher, Celine Lehmann |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dalla Zen, Maria Isabel Habckost |
contributor_str_mv |
Dalla Zen, Maria Isabel Habckost |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem Dislexia Intervenção psicopedagógica |
topic |
Linguagem Dislexia Intervenção psicopedagógica |
description |
O presente estudo apresenta como foco as dificuldades de leitura e escrita evidenciadas de forma mais acentuada em algumas crianças durante a escolarização inicial. Tem por objetivo promover um diálogo entre diferentes campos investigativos que abordam tais dificuldades, em especial a dislexia. Visa, portanto, agregar conhecimentos que enriqueçam interpretações do processo de aprendizagem da leitura e da escrita em suas complexidades. Inscreve-se no campo dos Estudos Linguísticos aplicados à educação e adota uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, por ter sido desenvolvido com uma aluna do quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre, a qual apresenta diagnóstico médico e fonoaudiológico de dislexia. A pesquisa tomou como referencial teórico os estudos de MASSI (2004), CORSO (2008), DALLA ZEN (2010), entre outros. Utilizouse de observações de campo e de sessões nas quais foram realizadas intervenções pedagógicas envolvendo leitura e escrita para obtenção de dados empíricos. As análises desenvolvidas confirmam as dificuldades enfrentadas pela aluna em suas produções, mas possibilitam também a discussão sobre um conjunto de fatores que podem favorecer (ou não) a superação ou, pelo menos, a minimização das chamadas dificuldades. Destacou-se como possibilidade para tal superação um trabalho sistemático, diferenciado e complementar de leitura e escrita na escola. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-01-12T05:59:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/27389 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000764463 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/27389 |
identifier_str_mv |
000764463 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27389/1/000764463.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27389/2/000764463.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27389/3/000764463.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c9e9460010d01daac027a78f54d22e0e 7fa163d918777dda8ee5cb581adc1211 522d081551e071a3bc31c2b97a49faed |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224403859537920 |