A Fruki vai a Los Angeles : uma análise da mídia espontânea na rede social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lohmann, Gabriel Barcella
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147508
Resumo: Esta monografia analisa a inserção não-planejada de marcas na vida privada das celebridades e como o registro fotográfico destas gera repercussão dentro da realidade da marca envolvida a partir das manifestações do público na internet. Para alcançar este objetivo foi realizado um estudo de caso da fotografia captada por um paparazzo em Los Angeles e publicada no site da agência norte-americana X17, onde registra David Beckham, então jogador de futebol, portando uma lata de refrigerante da Fruki. Esta imagem foi responsável por alçar o termo “Fruki” ao terceiro assunto mais comentado no Brasil e nono no mundo no dia 10 de maio de 2011 no Twitter. Foi possível identificar um importante papel da fotografia na consolidação do fato, bem como da marca pessoal de David Beckham na dimensão tomada pelo acontecimento. Neste contexto também, a internet, especificamente a rede social Twitter, aparece como importante canal para as manifestações do público.
id UFRGS-2_8d1fc18c0da84ecb70de627d2ab685f2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147508
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lohmann, Gabriel BarcellaBrächer, Andréa2016-08-23T02:14:51Z2016http://hdl.handle.net/10183/147508000999138Esta monografia analisa a inserção não-planejada de marcas na vida privada das celebridades e como o registro fotográfico destas gera repercussão dentro da realidade da marca envolvida a partir das manifestações do público na internet. Para alcançar este objetivo foi realizado um estudo de caso da fotografia captada por um paparazzo em Los Angeles e publicada no site da agência norte-americana X17, onde registra David Beckham, então jogador de futebol, portando uma lata de refrigerante da Fruki. Esta imagem foi responsável por alçar o termo “Fruki” ao terceiro assunto mais comentado no Brasil e nono no mundo no dia 10 de maio de 2011 no Twitter. Foi possível identificar um importante papel da fotografia na consolidação do fato, bem como da marca pessoal de David Beckham na dimensão tomada pelo acontecimento. Neste contexto também, a internet, especificamente a rede social Twitter, aparece como importante canal para as manifestações do público.This monograph analyses the unplanned insertion of brands in the private lives of celebrities and how their photographic recording generates repercussions within the reality of the brand involved based on manifestations of the public on the internet. In order to achieve this objective, we conducted a case study of a picture captured by a paparazzo in Los Angeles and published on the American agency X17 website, recording David Beckham, a soccer player at the time, holding a Fruki soda can. This image was responsible for launching the term “Fruki” to the third most talked about subject in Brazil and the ninth in the world on May 10, 2011 on Twitter. It was possible to identify an important role of the picture in the consolidation of the fact, as well as of David Beckham’s personal brand, in the dimension taken by the event. In this context, the internet, more specifically the social network Twitter, appears as an important channel for the public’s manifestations.application/pdfporMarcaTwitter (Site)CelebridadesPhotographyCelebrity brandFrukiBeckham, DavidA Fruki vai a Los Angeles : uma análise da mídia espontânea na rede socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000999138.pdf000999138.pdfTexto completoapplication/pdf3227132http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147508/1/000999138.pdf2b7801a5ff1bc1fd44a5b4496853a092MD51TEXT000999138.pdf.txt000999138.pdf.txtExtracted Texttext/plain180376http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147508/2/000999138.pdf.txt693bc12660abe170f3a8c4e2404f3f77MD52THUMBNAIL000999138.pdf.jpg000999138.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147508/3/000999138.pdf.jpgdf8828f5231b501c6f9f1dc6fd25d6fdMD5310183/1475082018-10-29 08:37:48.61oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147508Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:37:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Fruki vai a Los Angeles : uma análise da mídia espontânea na rede social
title A Fruki vai a Los Angeles : uma análise da mídia espontânea na rede social
spellingShingle A Fruki vai a Los Angeles : uma análise da mídia espontânea na rede social
Lohmann, Gabriel Barcella
Marca
Twitter (Site)
Celebridades
Photography
Celebrity brand
Fruki
Beckham, David
title_short A Fruki vai a Los Angeles : uma análise da mídia espontânea na rede social
title_full A Fruki vai a Los Angeles : uma análise da mídia espontânea na rede social
title_fullStr A Fruki vai a Los Angeles : uma análise da mídia espontânea na rede social
title_full_unstemmed A Fruki vai a Los Angeles : uma análise da mídia espontânea na rede social
title_sort A Fruki vai a Los Angeles : uma análise da mídia espontânea na rede social
author Lohmann, Gabriel Barcella
author_facet Lohmann, Gabriel Barcella
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lohmann, Gabriel Barcella
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brächer, Andréa
contributor_str_mv Brächer, Andréa
dc.subject.por.fl_str_mv Marca
Twitter (Site)
Celebridades
topic Marca
Twitter (Site)
Celebridades
Photography
Celebrity brand
Fruki
Beckham, David
dc.subject.eng.fl_str_mv Photography
Celebrity brand
Fruki
Beckham, David
description Esta monografia analisa a inserção não-planejada de marcas na vida privada das celebridades e como o registro fotográfico destas gera repercussão dentro da realidade da marca envolvida a partir das manifestações do público na internet. Para alcançar este objetivo foi realizado um estudo de caso da fotografia captada por um paparazzo em Los Angeles e publicada no site da agência norte-americana X17, onde registra David Beckham, então jogador de futebol, portando uma lata de refrigerante da Fruki. Esta imagem foi responsável por alçar o termo “Fruki” ao terceiro assunto mais comentado no Brasil e nono no mundo no dia 10 de maio de 2011 no Twitter. Foi possível identificar um importante papel da fotografia na consolidação do fato, bem como da marca pessoal de David Beckham na dimensão tomada pelo acontecimento. Neste contexto também, a internet, especificamente a rede social Twitter, aparece como importante canal para as manifestações do público.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-23T02:14:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/147508
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000999138
url http://hdl.handle.net/10183/147508
identifier_str_mv 000999138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147508/1/000999138.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147508/2/000999138.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147508/3/000999138.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2b7801a5ff1bc1fd44a5b4496853a092
693bc12660abe170f3a8c4e2404f3f77
df8828f5231b501c6f9f1dc6fd25d6fd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224514975039488