As marcas e o impulso publicitário gerado por celebridades - o mercado português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Renata Martins dos Reis
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24914
Resumo: O recurso a celebridades em anúncios publicitários parece ser um denominador comum no que respeita à publicidade. Para criar um maior reconhecimento do produto e uma maior perceção da marca, em todo o mundo, as organizações têm recorrido a celebridades para criar consciência da marca e influenciar as decisões de compra. A incorporação de celebridades é atualmente considerada uma das principais formas de publicidade e tem um papel significativo na construção da marca. Este estudo exploratório, que envolve uma investigação qualitativa, pretende compreender o peso do uso de celebridades na publicidade como forma de influenciar o comportamento do consumidor em relação ao reconhecimento da marca, pelo que o principal objetivo deste estudo é ter uma perceção da evolução que o mercado da publicidade teve relativamente a este recurso. Com base nos resultados aferidos foi possível constatar que a incorporação de celebridades na comunicação publicitária continua evidente, corroborando a literatura existente, contudo, o recurso às mesmas, no panorama atual e em Portugal, tem diminuído, dando prioridade às pessoas reais, comuns, fator que parece satisfazer melhor as necessidades do consumidor atual, que por sua vez demonstra ser cada vez mais exigente.
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