Identificação das situações e dos procedimentos geradores de inadimplência efetiva e potencial no Banco do Brasil em Caxias do Sul (RS)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/14024 |
Resumo: | O presente trabalho buscou focalizar o tema inadimplência, suas causas e implicações como tema central nas operações de crédito do Banco do Brasil, tomando por base de pesquisa uma agência da rede de varejo da instituição financeira antes mencionada. Assim considerado o tema inadimplência como situação problema, ainda que inevitável, tendo em vista as peculiaridades dos serviços de intermediação financeira, o presente estudo buscou prospectar e identificar situações e procedimentos, tanto dos tomadores de crédito, quanto dos emprestadores de recursos financeiros como sinalizadores de ocorrências efetivas e potencial de impontualidades nos cumprimentos de obrigações nas operações de crédito. Para dar base à análise dos resultados, utilizou-se de referenciais sobre a função crédito, intimamente relacionada ao tema inadimplência, bem como a capacidade de pagamento e de geração de caixa dos tomadores de crédito, as informações sobre os clientes como ferramenta de gerenciamento de risco, a gestão financeira dos clientes Pessoas Jurídicas, a exigência documental e os aspectos jurídicos como tema chave para consecução de operações de crédito que não fragilizassem os emprestadores de recursos. Para responder ao objetivo de pesquisa, aplicou-se questionários a uma amostra de clientes Pessoas Jurídicas e a outra de Pessoas Físicas inadimplentes, bem como foram aplicadas ainda duas entrevistas estruturadas distintas ao Gerente de Administração da dependência e ao Chefe do Núcleo Jurídico Caxias do Sul (RS). Como principais resultados foram apresentaram-se possíveis causas fragilizadoras das impontualidades, estando dentre os procedimentos do emprestador de recursos: a) carência de preparo dos funcionários no tocante á falta de tempo para leituras de normativos internos, b) falta de maior número de funcionários, c) não exigência de documentos importantes dos proponentes de crédito, d) não confecção por parte do Banco nem exigência das Demonstrações de Fluxo de Caixa dos clientes P J, em suas fases analíticas de concessão do crédito. Já, sob a ótica dos clientes PJ esboçou-se como principais sinalizadores de inadimplência potencial a médio e longo-prazos, caso combinados com demais fatores indicativos de frágil gestão de negócios. Dentre os principais, com impactos mais imediatos, pode-se citar: a) a recorrência a empréstimos para honrar obrigações de curto prazo, b) os pagamentos de títulos em cartórios e, c) a inadequação da linha de crédito tomada comparada ás necessidades reais do cliente do Banco. Por fim, para os clientes PF os motivadores de inadimplência potencial e efetiva estão mais relacionados a procedimentos inadequados e insuficientes que tem o Banco como principal desencadeador de inadimplência. Diante disto, pôde-se concluir que existe uma necessidade do entendimento e prática pelo Banco e seus funcionários acerca do tema crédito como um macroprocesso, ou seja, que não pode sofrer solução de continuidade, nem fragmentação de procedimentos, para que não sejam criadas as condições inerentes à inadimplência das operações celebradas. |
id |
UFRGS-2_8d980312763c9aacb736fb1ce2fdba75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14024 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rosa, Ivan Carlos daMartinewski, Andre Luis2008-09-25T04:13:19Z2007http://hdl.handle.net/10183/14024000649615O presente trabalho buscou focalizar o tema inadimplência, suas causas e implicações como tema central nas operações de crédito do Banco do Brasil, tomando por base de pesquisa uma agência da rede de varejo da instituição financeira antes mencionada. Assim considerado o tema inadimplência como situação problema, ainda que inevitável, tendo em vista as peculiaridades dos serviços de intermediação financeira, o presente estudo buscou prospectar e identificar situações e procedimentos, tanto dos tomadores de crédito, quanto dos emprestadores de recursos financeiros como sinalizadores de ocorrências efetivas e potencial de impontualidades nos cumprimentos de obrigações nas operações de crédito. Para dar base à análise dos resultados, utilizou-se de referenciais sobre a função crédito, intimamente relacionada ao tema inadimplência, bem como a capacidade de pagamento e de geração de caixa dos tomadores de crédito, as informações sobre os clientes como ferramenta de gerenciamento de risco, a gestão financeira dos clientes Pessoas Jurídicas, a exigência documental e os aspectos jurídicos como tema chave para consecução de operações de crédito que não fragilizassem os emprestadores de recursos. Para responder ao objetivo de pesquisa, aplicou-se questionários a uma amostra de clientes Pessoas Jurídicas e a outra de Pessoas Físicas inadimplentes, bem como foram aplicadas ainda duas entrevistas estruturadas distintas ao Gerente de Administração da dependência e ao Chefe do Núcleo Jurídico Caxias do Sul (RS). Como principais resultados foram apresentaram-se possíveis causas fragilizadoras das impontualidades, estando dentre os procedimentos do emprestador de recursos: a) carência de preparo dos funcionários no tocante á falta de tempo para leituras de normativos internos, b) falta de maior número de funcionários, c) não exigência de documentos importantes dos proponentes de crédito, d) não confecção por parte do Banco nem exigência das Demonstrações de Fluxo de Caixa dos clientes P J, em suas fases analíticas de concessão do crédito. Já, sob a ótica dos clientes PJ esboçou-se como principais sinalizadores de inadimplência potencial a médio e longo-prazos, caso combinados com demais fatores indicativos de frágil gestão de negócios. Dentre os principais, com impactos mais imediatos, pode-se citar: a) a recorrência a empréstimos para honrar obrigações de curto prazo, b) os pagamentos de títulos em cartórios e, c) a inadequação da linha de crédito tomada comparada ás necessidades reais do cliente do Banco. Por fim, para os clientes PF os motivadores de inadimplência potencial e efetiva estão mais relacionados a procedimentos inadequados e insuficientes que tem o Banco como principal desencadeador de inadimplência. Diante disto, pôde-se concluir que existe uma necessidade do entendimento e prática pelo Banco e seus funcionários acerca do tema crédito como um macroprocesso, ou seja, que não pode sofrer solução de continuidade, nem fragmentação de procedimentos, para que não sejam criadas as condições inerentes à inadimplência das operações celebradas.application/pdfporFinançasCréditoEmpréstimoInadimplênciaBanco do Brasil.Identificação das situações e dos procedimentos geradores de inadimplência efetiva e potencial no Banco do Brasil em Caxias do Sul (RS)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2007especializaçãoCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000649615.pdf.txt000649615.pdf.txtExtracted Texttext/plain185696http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14024/2/000649615.pdf.txtb22594db718de0a007ad54ccaea2c24bMD52ORIGINAL000649615.pdf000649615.pdfTexto completoapplication/pdf387966http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14024/1/000649615.pdf2a6d2c62863a5d6280c3707b69f9237aMD51THUMBNAIL000649615.pdf.jpg000649615.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1039http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14024/3/000649615.pdf.jpgccd8c6d95123454983fa416c6b57c87dMD5310183/140242018-10-08 08:00:16.531oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14024Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:00:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Identificação das situações e dos procedimentos geradores de inadimplência efetiva e potencial no Banco do Brasil em Caxias do Sul (RS) |
title |
Identificação das situações e dos procedimentos geradores de inadimplência efetiva e potencial no Banco do Brasil em Caxias do Sul (RS) |
spellingShingle |
Identificação das situações e dos procedimentos geradores de inadimplência efetiva e potencial no Banco do Brasil em Caxias do Sul (RS) Rosa, Ivan Carlos da Finanças Crédito Empréstimo Inadimplência Banco do Brasil. |
title_short |
Identificação das situações e dos procedimentos geradores de inadimplência efetiva e potencial no Banco do Brasil em Caxias do Sul (RS) |
title_full |
Identificação das situações e dos procedimentos geradores de inadimplência efetiva e potencial no Banco do Brasil em Caxias do Sul (RS) |
title_fullStr |
Identificação das situações e dos procedimentos geradores de inadimplência efetiva e potencial no Banco do Brasil em Caxias do Sul (RS) |
title_full_unstemmed |
Identificação das situações e dos procedimentos geradores de inadimplência efetiva e potencial no Banco do Brasil em Caxias do Sul (RS) |
title_sort |
Identificação das situações e dos procedimentos geradores de inadimplência efetiva e potencial no Banco do Brasil em Caxias do Sul (RS) |
author |
Rosa, Ivan Carlos da |
author_facet |
Rosa, Ivan Carlos da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Ivan Carlos da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Martinewski, Andre Luis |
contributor_str_mv |
Martinewski, Andre Luis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Finanças Crédito Empréstimo Inadimplência Banco do Brasil. |
topic |
Finanças Crédito Empréstimo Inadimplência Banco do Brasil. |
description |
O presente trabalho buscou focalizar o tema inadimplência, suas causas e implicações como tema central nas operações de crédito do Banco do Brasil, tomando por base de pesquisa uma agência da rede de varejo da instituição financeira antes mencionada. Assim considerado o tema inadimplência como situação problema, ainda que inevitável, tendo em vista as peculiaridades dos serviços de intermediação financeira, o presente estudo buscou prospectar e identificar situações e procedimentos, tanto dos tomadores de crédito, quanto dos emprestadores de recursos financeiros como sinalizadores de ocorrências efetivas e potencial de impontualidades nos cumprimentos de obrigações nas operações de crédito. Para dar base à análise dos resultados, utilizou-se de referenciais sobre a função crédito, intimamente relacionada ao tema inadimplência, bem como a capacidade de pagamento e de geração de caixa dos tomadores de crédito, as informações sobre os clientes como ferramenta de gerenciamento de risco, a gestão financeira dos clientes Pessoas Jurídicas, a exigência documental e os aspectos jurídicos como tema chave para consecução de operações de crédito que não fragilizassem os emprestadores de recursos. Para responder ao objetivo de pesquisa, aplicou-se questionários a uma amostra de clientes Pessoas Jurídicas e a outra de Pessoas Físicas inadimplentes, bem como foram aplicadas ainda duas entrevistas estruturadas distintas ao Gerente de Administração da dependência e ao Chefe do Núcleo Jurídico Caxias do Sul (RS). Como principais resultados foram apresentaram-se possíveis causas fragilizadoras das impontualidades, estando dentre os procedimentos do emprestador de recursos: a) carência de preparo dos funcionários no tocante á falta de tempo para leituras de normativos internos, b) falta de maior número de funcionários, c) não exigência de documentos importantes dos proponentes de crédito, d) não confecção por parte do Banco nem exigência das Demonstrações de Fluxo de Caixa dos clientes P J, em suas fases analíticas de concessão do crédito. Já, sob a ótica dos clientes PJ esboçou-se como principais sinalizadores de inadimplência potencial a médio e longo-prazos, caso combinados com demais fatores indicativos de frágil gestão de negócios. Dentre os principais, com impactos mais imediatos, pode-se citar: a) a recorrência a empréstimos para honrar obrigações de curto prazo, b) os pagamentos de títulos em cartórios e, c) a inadequação da linha de crédito tomada comparada ás necessidades reais do cliente do Banco. Por fim, para os clientes PF os motivadores de inadimplência potencial e efetiva estão mais relacionados a procedimentos inadequados e insuficientes que tem o Banco como principal desencadeador de inadimplência. Diante disto, pôde-se concluir que existe uma necessidade do entendimento e prática pelo Banco e seus funcionários acerca do tema crédito como um macroprocesso, ou seja, que não pode sofrer solução de continuidade, nem fragmentação de procedimentos, para que não sejam criadas as condições inerentes à inadimplência das operações celebradas. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2008-09-25T04:13:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/14024 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000649615 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/14024 |
identifier_str_mv |
000649615 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14024/2/000649615.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14024/1/000649615.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14024/3/000649615.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b22594db718de0a007ad54ccaea2c24b 2a6d2c62863a5d6280c3707b69f9237a ccd8c6d95123454983fa416c6b57c87d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224383020138496 |