Identificação das situações e dos procedimentos geradores de inadimplência efetiva e potencial no Banco do Brasil em Caxias do Sul (RS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Ivan Carlos da
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/14024
Resumo: O presente trabalho buscou focalizar o tema inadimplência, suas causas e implicações como tema central nas operações de crédito do Banco do Brasil, tomando por base de pesquisa uma agência da rede de varejo da instituição financeira antes mencionada. Assim considerado o tema inadimplência como situação problema, ainda que inevitável, tendo em vista as peculiaridades dos serviços de intermediação financeira, o presente estudo buscou prospectar e identificar situações e procedimentos, tanto dos tomadores de crédito, quanto dos emprestadores de recursos financeiros como sinalizadores de ocorrências efetivas e potencial de impontualidades nos cumprimentos de obrigações nas operações de crédito. Para dar base à análise dos resultados, utilizou-se de referenciais sobre a função crédito, intimamente relacionada ao tema inadimplência, bem como a capacidade de pagamento e de geração de caixa dos tomadores de crédito, as informações sobre os clientes como ferramenta de gerenciamento de risco, a gestão financeira dos clientes Pessoas Jurídicas, a exigência documental e os aspectos jurídicos como tema chave para consecução de operações de crédito que não fragilizassem os emprestadores de recursos. Para responder ao objetivo de pesquisa, aplicou-se questionários a uma amostra de clientes Pessoas Jurídicas e a outra de Pessoas Físicas inadimplentes, bem como foram aplicadas ainda duas entrevistas estruturadas distintas ao Gerente de Administração da dependência e ao Chefe do Núcleo Jurídico Caxias do Sul (RS). Como principais resultados foram apresentaram-se possíveis causas fragilizadoras das impontualidades, estando dentre os procedimentos do emprestador de recursos: a) carência de preparo dos funcionários no tocante á falta de tempo para leituras de normativos internos, b) falta de maior número de funcionários, c) não exigência de documentos importantes dos proponentes de crédito, d) não confecção por parte do Banco nem exigência das Demonstrações de Fluxo de Caixa dos clientes P J, em suas fases analíticas de concessão do crédito. Já, sob a ótica dos clientes PJ esboçou-se como principais sinalizadores de inadimplência potencial a médio e longo-prazos, caso combinados com demais fatores indicativos de frágil gestão de negócios. Dentre os principais, com impactos mais imediatos, pode-se citar: a) a recorrência a empréstimos para honrar obrigações de curto prazo, b) os pagamentos de títulos em cartórios e, c) a inadequação da linha de crédito tomada comparada ás necessidades reais do cliente do Banco. Por fim, para os clientes PF os motivadores de inadimplência potencial e efetiva estão mais relacionados a procedimentos inadequados e insuficientes que tem o Banco como principal desencadeador de inadimplência. Diante disto, pôde-se concluir que existe uma necessidade do entendimento e prática pelo Banco e seus funcionários acerca do tema crédito como um macroprocesso, ou seja, que não pode sofrer solução de continuidade, nem fragmentação de procedimentos, para que não sejam criadas as condições inerentes à inadimplência das operações celebradas.
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