Heineken shoe sale : cerveja, sapatos e sexismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Roberto Lourenço Pereira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/110348
Resumo: A presente monografia aborda a representação da mulher na comunicação publicitária, tratando especificamente do vídeo da ação conjunta da Shoestock e da Heineken do Brasil: A Heineken Shoe Sale. A ação, além de promover a partida final do torneio de futebol UEFA Champions League - ocorrida no dia 24 de maio de 2014 em Lisboa -, tinha também como objetivo a promoção de uma liquidação de sapatos nas lojas da rede Shoestock, que aconteceria no mesmo horário da partida e que seria destinada ao público feminino, para que o mesmo não ‘impedisse’ os espectadores masculinos de assistir a partida final do torneio. Sendo considerada uma estratégia publicitária sexista por uma parcela de consumidores e portais de notícia na internet, o objetivo deste estudo é analisar como o discurso publicitário reflete a questão de gênero, bem como o seu papel na construção de sujeitos na sociedade, em especial, na construção do gênero feminino. Para isso, faz-se uma análise do discurso do vídeo da ação Heineken Shoe Sale e relaciona-se com questões relativas à situação atual da mulher na sociedade brasileira e a luta feminista. De acordo com a análise, concluiu-se que a ação possui, tanto na teoria como na prática, um teor sexista e um caráter ideológico patriarcal, atuando contrariamente aos objetivos do movimento feminista brasileiro e sendo, por isso, alvo de duras críticas por parte de seus consumidores e público feminino em geral.
id UFRGS-2_8df7df8779d06686fdf42c72b595c4e8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110348
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Barros, Roberto Lourenço PereiraMachado, Maria Berenice da Costa2015-02-25T01:57:52Z2014http://hdl.handle.net/10183/110348000952760A presente monografia aborda a representação da mulher na comunicação publicitária, tratando especificamente do vídeo da ação conjunta da Shoestock e da Heineken do Brasil: A Heineken Shoe Sale. A ação, além de promover a partida final do torneio de futebol UEFA Champions League - ocorrida no dia 24 de maio de 2014 em Lisboa -, tinha também como objetivo a promoção de uma liquidação de sapatos nas lojas da rede Shoestock, que aconteceria no mesmo horário da partida e que seria destinada ao público feminino, para que o mesmo não ‘impedisse’ os espectadores masculinos de assistir a partida final do torneio. Sendo considerada uma estratégia publicitária sexista por uma parcela de consumidores e portais de notícia na internet, o objetivo deste estudo é analisar como o discurso publicitário reflete a questão de gênero, bem como o seu papel na construção de sujeitos na sociedade, em especial, na construção do gênero feminino. Para isso, faz-se uma análise do discurso do vídeo da ação Heineken Shoe Sale e relaciona-se com questões relativas à situação atual da mulher na sociedade brasileira e a luta feminista. De acordo com a análise, concluiu-se que a ação possui, tanto na teoria como na prática, um teor sexista e um caráter ideológico patriarcal, atuando contrariamente aos objetivos do movimento feminista brasileiro e sendo, por isso, alvo de duras críticas por parte de seus consumidores e público feminino em geral.The present study discusses the media/advertising portrayal of women, focusing specifically on with the video of the joint action of Shoestock store and Heineken Brazil: Heineken Shoe Sale. The action, in addition to promote the final match of the soccer tournament UEFA Champions League - which occurred on May 24, 2014 in Lisbon - also intended to promote a shoe sale in Shoestock chain, wich would happen at the same time and would be aimed at women, so they don't 'prevent' male viewers from watching the tournament's final match. Being considered a sexist advertising strategy by a part of viewers, and news portals on the Internet, the goal of this study is to analyze how advertising's speech reflects the gender issue, as well as its role in the construction of subjects in society, especially on the construction of female gender. For this, it is a discourse analysis of the campaign Heineken Shoe Sale and relates it to issues concerning the current situation of women in Brazilian society and the feminist struggle. According to the analysis, it was concluded that the action has, both in theory and in practice a sexist patriarchal ideological content and character, acting contrary to the objectives of the Brazilian feminist movement and is therefore the target of harsh criticism from their consumers and female general public.application/pdfporMulherPublicidadeAdvertisingFeminismSexismRepresentation of the female genderMachismoHeineken shoe sale : cerveja, sapatos e sexismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000952760.pdf000952760.pdfTexto completoapplication/pdf1037959http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110348/1/000952760.pdfec03987e20470e396b831378a25f732eMD51TEXT000952760.pdf.txt000952760.pdf.txtExtracted Texttext/plain126417http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110348/2/000952760.pdf.txt26fa29c49568f78fe53af336618074c1MD52THUMBNAIL000952760.pdf.jpg000952760.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1080http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110348/3/000952760.pdf.jpg40c0f405841d7e88feffe59dd11ab97cMD5310183/1103482023-03-25 03:31:19.853488oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110348Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-25T06:31:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Heineken shoe sale : cerveja, sapatos e sexismo
title Heineken shoe sale : cerveja, sapatos e sexismo
spellingShingle Heineken shoe sale : cerveja, sapatos e sexismo
Barros, Roberto Lourenço Pereira
Mulher
Publicidade
Advertising
Feminism
Sexism
Representation of the female gender
Machismo
title_short Heineken shoe sale : cerveja, sapatos e sexismo
title_full Heineken shoe sale : cerveja, sapatos e sexismo
title_fullStr Heineken shoe sale : cerveja, sapatos e sexismo
title_full_unstemmed Heineken shoe sale : cerveja, sapatos e sexismo
title_sort Heineken shoe sale : cerveja, sapatos e sexismo
author Barros, Roberto Lourenço Pereira
author_facet Barros, Roberto Lourenço Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Roberto Lourenço Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Maria Berenice da Costa
contributor_str_mv Machado, Maria Berenice da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Mulher
Publicidade
topic Mulher
Publicidade
Advertising
Feminism
Sexism
Representation of the female gender
Machismo
dc.subject.eng.fl_str_mv Advertising
Feminism
Sexism
Representation of the female gender
Machismo
description A presente monografia aborda a representação da mulher na comunicação publicitária, tratando especificamente do vídeo da ação conjunta da Shoestock e da Heineken do Brasil: A Heineken Shoe Sale. A ação, além de promover a partida final do torneio de futebol UEFA Champions League - ocorrida no dia 24 de maio de 2014 em Lisboa -, tinha também como objetivo a promoção de uma liquidação de sapatos nas lojas da rede Shoestock, que aconteceria no mesmo horário da partida e que seria destinada ao público feminino, para que o mesmo não ‘impedisse’ os espectadores masculinos de assistir a partida final do torneio. Sendo considerada uma estratégia publicitária sexista por uma parcela de consumidores e portais de notícia na internet, o objetivo deste estudo é analisar como o discurso publicitário reflete a questão de gênero, bem como o seu papel na construção de sujeitos na sociedade, em especial, na construção do gênero feminino. Para isso, faz-se uma análise do discurso do vídeo da ação Heineken Shoe Sale e relaciona-se com questões relativas à situação atual da mulher na sociedade brasileira e a luta feminista. De acordo com a análise, concluiu-se que a ação possui, tanto na teoria como na prática, um teor sexista e um caráter ideológico patriarcal, atuando contrariamente aos objetivos do movimento feminista brasileiro e sendo, por isso, alvo de duras críticas por parte de seus consumidores e público feminino em geral.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-25T01:57:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/110348
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000952760
url http://hdl.handle.net/10183/110348
identifier_str_mv 000952760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110348/1/000952760.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110348/2/000952760.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110348/3/000952760.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ec03987e20470e396b831378a25f732e
26fa29c49568f78fe53af336618074c1
40c0f405841d7e88feffe59dd11ab97c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224479505907712