Pedagogia do MST : uma construção com a presença de Paulo Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baldo, Ana Maria
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Garcia, Elisete Enir Bernardi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/240349
Resumo: O presente artigo, de natureza bibliográfica, excerto de dissertação de Mestrado em desenvolvimento, visa analisar a presença da perspectiva freiriana na pedagogia do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra - MST. Nas análises parciais obtidas, podemos perceber que a pedagogia do MST está fundamentada, em grande medida, nesta perspectiva. A experiência do Movimento Sem Terra com sua pedagogia nos mostra caminhos viáveis e concretos para uma educação voltada para a transformação social e a emancipação humana. Freire deixou um forte legado para a construção da pedagogia do MST, sendo um de seus maiores inspiradores; o MST, do mesmo modo, afirma ter herdado características importantes da pedagogia freiriana, bem como ter em Freire, além de um inspirador, um companheiro de luta. Há uma relação recíproca de ideias, sonhos, afeto e utopias.
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