Pedagogia do MST : uma construção com a presença de Paulo Freire
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/240349 |
Resumo: | O presente artigo, de natureza bibliográfica, excerto de dissertação de Mestrado em desenvolvimento, visa analisar a presença da perspectiva freiriana na pedagogia do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra - MST. Nas análises parciais obtidas, podemos perceber que a pedagogia do MST está fundamentada, em grande medida, nesta perspectiva. A experiência do Movimento Sem Terra com sua pedagogia nos mostra caminhos viáveis e concretos para uma educação voltada para a transformação social e a emancipação humana. Freire deixou um forte legado para a construção da pedagogia do MST, sendo um de seus maiores inspiradores; o MST, do mesmo modo, afirma ter herdado características importantes da pedagogia freiriana, bem como ter em Freire, além de um inspirador, um companheiro de luta. Há uma relação recíproca de ideias, sonhos, afeto e utopias. |
id |
UFRGS-2_8e3b480629c69cb35f9663ee8bad6681 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240349 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Baldo, Ana MariaGarcia, Elisete Enir Bernardi2022-06-15T04:46:09Z20212525-703Xhttp://hdl.handle.net/10183/240349001138654O presente artigo, de natureza bibliográfica, excerto de dissertação de Mestrado em desenvolvimento, visa analisar a presença da perspectiva freiriana na pedagogia do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra - MST. Nas análises parciais obtidas, podemos perceber que a pedagogia do MST está fundamentada, em grande medida, nesta perspectiva. A experiência do Movimento Sem Terra com sua pedagogia nos mostra caminhos viáveis e concretos para uma educação voltada para a transformação social e a emancipação humana. Freire deixou um forte legado para a construção da pedagogia do MST, sendo um de seus maiores inspiradores; o MST, do mesmo modo, afirma ter herdado características importantes da pedagogia freiriana, bem como ter em Freire, além de um inspirador, um companheiro de luta. Há uma relação recíproca de ideias, sonhos, afeto e utopias.The present article, of bibliographic nature, excerpt from a Master's thesis in development, aims to analyze the presence of the Freirean perspective in the pedagogy of the Landless Rural Workers Movement - MST. In the partial analyzes obtained, we can see that the pedagogy of the MST is based, to a large extent, on this perspective. The experience of the Landless Movement with its pedagogy shows us viable and concrete paths towards an education focused on social transformation and human emancipation. Freire left a strong legacy for the construction of the MST pedagogy, being one of its greatest inspirers; the MST, likewise, claims to have inherited important characteristics of Freire's pedagogy, as well as having in Freire, in addition to being an inspirer, a companion in the struggle. There is a reciprocal relationship of ideas, dreams, affection and utopiasapplication/pdfporRevista de Estudos Aplicados em Educação [recurso eletrônico]. São Caetano do Sul, SP : USCS, 2021. Vol. 6, n. 11 (2021), p. 153-167.Freire, Paulo, 1921-1997Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem TerraMovimentos sociaisEducação libertadoraSocial movementsLiberating EducationPedagogia do MST : uma construção com a presença de Paulo Freireinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138654.pdf.txt001138654.pdf.txtExtracted Texttext/plain55538http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240349/2/001138654.pdf.txtd285e4f2732260f7f0a97de6cf9cb492MD52ORIGINAL001138654.pdfTexto completoapplication/pdf318354http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240349/1/001138654.pdf890f14501b40e222f578e87a726d238cMD5110183/2403492022-08-17 04:48:35.028707oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240349Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-17T07:48:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pedagogia do MST : uma construção com a presença de Paulo Freire |
title |
Pedagogia do MST : uma construção com a presença de Paulo Freire |
spellingShingle |
Pedagogia do MST : uma construção com a presença de Paulo Freire Baldo, Ana Maria Freire, Paulo, 1921-1997 Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra Movimentos sociais Educação libertadora Social movements Liberating Education |
title_short |
Pedagogia do MST : uma construção com a presença de Paulo Freire |
title_full |
Pedagogia do MST : uma construção com a presença de Paulo Freire |
title_fullStr |
Pedagogia do MST : uma construção com a presença de Paulo Freire |
title_full_unstemmed |
Pedagogia do MST : uma construção com a presença de Paulo Freire |
title_sort |
Pedagogia do MST : uma construção com a presença de Paulo Freire |
author |
Baldo, Ana Maria |
author_facet |
Baldo, Ana Maria Garcia, Elisete Enir Bernardi |
author_role |
author |
author2 |
Garcia, Elisete Enir Bernardi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baldo, Ana Maria Garcia, Elisete Enir Bernardi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Freire, Paulo, 1921-1997 Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra Movimentos sociais Educação libertadora |
topic |
Freire, Paulo, 1921-1997 Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra Movimentos sociais Educação libertadora Social movements Liberating Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Social movements Liberating Education |
description |
O presente artigo, de natureza bibliográfica, excerto de dissertação de Mestrado em desenvolvimento, visa analisar a presença da perspectiva freiriana na pedagogia do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra - MST. Nas análises parciais obtidas, podemos perceber que a pedagogia do MST está fundamentada, em grande medida, nesta perspectiva. A experiência do Movimento Sem Terra com sua pedagogia nos mostra caminhos viáveis e concretos para uma educação voltada para a transformação social e a emancipação humana. Freire deixou um forte legado para a construção da pedagogia do MST, sendo um de seus maiores inspiradores; o MST, do mesmo modo, afirma ter herdado características importantes da pedagogia freiriana, bem como ter em Freire, além de um inspirador, um companheiro de luta. Há uma relação recíproca de ideias, sonhos, afeto e utopias. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-15T04:46:09Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/240349 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2525-703X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001138654 |
identifier_str_mv |
2525-703X 001138654 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/240349 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação [recurso eletrônico]. São Caetano do Sul, SP : USCS, 2021. Vol. 6, n. 11 (2021), p. 153-167. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240349/2/001138654.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240349/1/001138654.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d285e4f2732260f7f0a97de6cf9cb492 890f14501b40e222f578e87a726d238c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225058787524608 |