“Estou pronta aqui, pode chamar!” : um ensaio etnográfico sobre a incorporação de disposições para o/no trabalho online de um professor de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lazzari, André
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/248747
Resumo: Este trabalho tem por objetivo compreender como determinadas disposições “são” incorporadas para o/no trabalho online de um professor de Educação Física, no contexto de um programa de treinamento personalizado. Não é recente a utilização de mídias e tecnologias digitais para a prática de exercícios físicos, assim como se observa um crescimento tido como irreversível no uso desses dispositivos para a atuação profissional no referido campo. A intenção de desenvolver esse estudo se materializou pela minha imersão no processo de socialização profissional online motivada pelos desafios cotidianos de enfrentamento à Pandemia do Covid-19. Foram realizadas 40 observações etnográficas de sessões de treinamento realizadas através dos modos online síncrono e assíncrono, a partir do contato direto com os interlocutores desse estudo para a produção dos dados empíricos. Num primeiro momento, o trabalho online se desenvolveu pela mobilização do modo assíncrono, sustentando minha interação com os alunos e as alunas pela troca de mensagens via WhatsApp e, num segundo momento, o formato de aula síncrono passou a figurar enquanto atividade profissional, sendo que, neste caso, as instruções, os feedbacks, as conversas, os diálogos com os alunos(as), o desenvolvimento das aulas propriamente dito, passaram a ser “ao vivo”, em tempo real. Para entender o contexto desse processo de socialização profissional online, a noção de disposições de Bernard Lahire, nesta pesquisa, foi importante, em que a incorporação de distintos esquemas para o agir, modos apreciativos, de fazer e de sentir, me fez compreender que havia engendrado um modo de ser videomaker. Incorporei maneiras de olhar e de sentir nesse contexto de socialização online, imerso em tecnologias digitais para produzir minhas aulas, utilizando aplicativos que até então eram incomuns nas minhas dinâmicas de trabalho alinhadas à forma presencial. Neste ínterim, noções como policiamento personalizado online, um processo interativo constante com os alunos(as) (produção de vídeo, envio de instruções escritas, gravadas, visuais, áudio visuais) constituíram disposições “novas” a serem incorporadas inerentes ao trabalho online; assim como questões como dinamicidade e fluidez (travamento do vídeo), posicionamento dos dispositivos (câmeras) e a valorização em termos de oferecimento de dicas, feedbacks, instrução e correções diante da câmera permearam a atuação profissional no cenário do treinamento personalizado.
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Num primeiro momento, o trabalho online se desenvolveu pela mobilização do modo assíncrono, sustentando minha interação com os alunos e as alunas pela troca de mensagens via WhatsApp e, num segundo momento, o formato de aula síncrono passou a figurar enquanto atividade profissional, sendo que, neste caso, as instruções, os feedbacks, as conversas, os diálogos com os alunos(as), o desenvolvimento das aulas propriamente dito, passaram a ser “ao vivo”, em tempo real. Para entender o contexto desse processo de socialização profissional online, a noção de disposições de Bernard Lahire, nesta pesquisa, foi importante, em que a incorporação de distintos esquemas para o agir, modos apreciativos, de fazer e de sentir, me fez compreender que havia engendrado um modo de ser videomaker. Incorporei maneiras de olhar e de sentir nesse contexto de socialização online, imerso em tecnologias digitais para produzir minhas aulas, utilizando aplicativos que até então eram incomuns nas minhas dinâmicas de trabalho alinhadas à forma presencial. Neste ínterim, noções como policiamento personalizado online, um processo interativo constante com os alunos(as) (produção de vídeo, envio de instruções escritas, gravadas, visuais, áudio visuais) constituíram disposições “novas” a serem incorporadas inerentes ao trabalho online; assim como questões como dinamicidade e fluidez (travamento do vídeo), posicionamento dos dispositivos (câmeras) e a valorização em termos de oferecimento de dicas, feedbacks, instrução e correções diante da câmera permearam a atuação profissional no cenário do treinamento personalizado.This work aims to understand how certain provisions "are" incorporated into / in online work of a Physical Education teacher, in the context of a personal training program. The use of digital media and technologies for the practice of physical exercises is not recent, just as there is an irreversible growth in use of these devices for professional performance in that field. The intention to develop this study was materialized by my immersion in online professional socialization process motivated by the daily challenges of facing the Covid-19 Pandemic. Forty ethnographic observations of training sessions were carried out through the online synchronous and asynchronous modes, from direct contact with the interlocutors of this study to produce empirical data. At first, online work was developed by mobilizing the asynchronous mode, sustaining my interaction with students through the exchange of messages via WhatsApp, and, second, the synchronous class format started to appear as a professional activity, in this case, the instructions, feedbacks, conversations, dialogues with the students, and the development of the classes themselves, started to be “live”, in real time. To understand the context of this online professional socialization process, Bernard Lahire's notion of dispositions in this research was important, in which the incorporation of different schemes for acting, appreciative ways of doing and feeling, made me understand that I have led to a way of being a videomaker. I have incorporated ways of looking and feeling in this context of online socialization, immersed in digital technologies to produce my classes, using applications that until then were uncommon in my work dynamics aligned to face-to-face form. In this context, notions such as personalized online “surveillance”, a constant interactive process with students (video production, sending written, recorded, visual, audio visual instructions) constituted “new” provisions to be incorporated in online work; as well as issues such as dynamics and fluidity (video locking), positioning of devices (cameras) and appreciation in terms of offering tips, feedbacks, instructions and corrections in front of the camera affecting professional performance in the scenario of personal training.application/pdfporTreinamento personalizadoProfessorTeletrabalhoOnline workTeacherPersonal training“Estou pronta aqui, pode chamar!” : um ensaio etnográfico sobre a incorporação de disposições para o/no trabalho online de um professor de educação físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2020Educação Física: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001149303.pdf.txt001149303.pdf.txtExtracted Texttext/plain185847http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248747/2/001149303.pdf.txt6fa9161e3741aa02e0dab680cd0ed7ceMD52ORIGINAL001149303.pdfTexto completoapplication/pdf960922http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248747/1/001149303.pdf02d04e1c5972f3b398eeb63b6a20c2e0MD5110183/2487472022-09-14 04:53:22.814132oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248747Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-14T07:53:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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