Como a apresentadora Ticiana Villas Boas é construída enquanto celebridade pelo discurso jornalístico: de “operária da notícia” a “senhora Friboi”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Kathlyn Moreira de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/137789
Resumo: A condição de celebridade atribuída a alguns apresentadores de telejornais é o assunto desta monografia. Tendo como objeto a jornalista Ticiana Villas Boas, que esteve na bancada do Jornal da Band por sete anos e, em 2015, migrou para o entretenimento para conduzir o reality gastronômico Bake Off – Brasil do SBT, a pesquisa propõe compreender como os textos jornalísticos de revistas impressas e portais online constroem esta apresentadora enquanto profissional e celebridade. A base teórica no que se refere à celebridade está no conceito de olimpiano, proposto por Morin (2011), e o âmbito do jornalismo é firmado na ideia de tribo jornalística, definida por Traquina (2013). Entendendo o jornalismo a partir das teorias construcionistas, o trabalho parte do pressuposto de que os discursos jornalísticos produzem sentidos que se repetem e se complementam quando tratam da jornalista, por isso a metodologia adotada foi a Análise do Discurso de linha francesa. O corpus foi composto por 75 notícias de 2012 a 2015, que originaram três categorias de formações discursivas sobre esta apresentadora-estrela: ostentação, reconhecimento e incoerência (entre o jornalismo e olimpianismo). Foi possível perceber que a olimpiana se sobrepõe à jornalista devido à vida luxuosa proporcionada pelo casamento com um empresário bilionário e à forma como ela se porta nas entrevistas. Mesmo quando a carreira recebe maior atenção dos veículos – o que paradoxalmente ocorre quando a apresentadora já está no entretenimento –, o reconhecimento profissional não consegue ser completo, porque frequentemente é ofuscado pelo sentido de celebridade, que fala mais alto. O jornalismo parece ser apenas a passagem para algo que vai além da informação: a fama.
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