Brincando nos corredores : uma reflexão sobre a docência e o caráter formativo da utilização de narrativas memoriais no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Retamar, Laura Ponte
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/241070
Resumo: O trabalho reflete sobre o caráter formativo da utilização de memórias e histórias de vida como recurso investigativo em dissertações produzidas no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A partir da seleção de cinco dissertações, defendidas em diferentes momentos da trajetória do PPGAC (desde a sua implementação, em 2007), construo um panorama temporalmente abrangente de trabalhos que recorrem a experiências pessoais das autoras e dos autores na composição de suas escritas. Na categorização e análise dos trabalhos selecionados, identifico intersecções entre as trajetórias dos pesquisadores-docentes nas suas aproximações com a pesquisa, sinalizando igualmente os desvios presentes em cada trajetória e procurando evidenciar a transitoriedade das identidades e do “estar no mundo” a partir de três aspectos de análise: os espaços, as referências e os desencaixes. Desse modo, as propostas de sala de aula desenvolvidas pelos pesquisadores-docentes possibilitam refletir sobre o impacto das experiências educacionais relacionadas à memória e à narração de histórias de vida (JOSSO, 2007) em espaços de formação docente para além do Ensino Superior, sugerindo que o exercício de “pensar sobre si” aplicado à Educação Básica potencializa as práticas pedagógicas emancipatórias (FREIRE, 1996), favorecendo a autonomia dos discentes no processo de construção de conhecimento por meio da assunção e do reconhecimento de suas próprias identidades.
id UFRGS-2_8e7dffdbcc253b860dc5b2b0d7443fd2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241070
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Retamar, Laura PonteSantos, Vera Lucia Bertoni dos2022-06-25T05:03:48Z2022http://hdl.handle.net/10183/241070001143152O trabalho reflete sobre o caráter formativo da utilização de memórias e histórias de vida como recurso investigativo em dissertações produzidas no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A partir da seleção de cinco dissertações, defendidas em diferentes momentos da trajetória do PPGAC (desde a sua implementação, em 2007), construo um panorama temporalmente abrangente de trabalhos que recorrem a experiências pessoais das autoras e dos autores na composição de suas escritas. Na categorização e análise dos trabalhos selecionados, identifico intersecções entre as trajetórias dos pesquisadores-docentes nas suas aproximações com a pesquisa, sinalizando igualmente os desvios presentes em cada trajetória e procurando evidenciar a transitoriedade das identidades e do “estar no mundo” a partir de três aspectos de análise: os espaços, as referências e os desencaixes. Desse modo, as propostas de sala de aula desenvolvidas pelos pesquisadores-docentes possibilitam refletir sobre o impacto das experiências educacionais relacionadas à memória e à narração de histórias de vida (JOSSO, 2007) em espaços de formação docente para além do Ensino Superior, sugerindo que o exercício de “pensar sobre si” aplicado à Educação Básica potencializa as práticas pedagógicas emancipatórias (FREIRE, 1996), favorecendo a autonomia dos discentes no processo de construção de conhecimento por meio da assunção e do reconhecimento de suas próprias identidades.Este trabajo examina el carácter formativo de la utilización de memorias e historias de vida como recurso investigativo en tesinas de maestría desarrolladas en el Programa de Postgrado en Artes Escénicas (PPGAC) de la Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A partir de la selección de cinco tesinas, elaboradas en distintos momentos de la trayectoria del PPGAC (desde su implementación, en el año de 2007), construyo un panorama, temporalmente abarcador, de trabajos que tienen en cuenta para su elaboración las experiencias personales de sus autoras y autores. Así, en la categorización y análisis de esos trabajos seleccionados, identifico intersecciones entre las trayectorias personales de los investigadores-docentes y su objeto de investigación. De igual manera, señalo los desvíos presentes en cada trayectoria y busco evidenciar la transitoriedad de las identidades y del “estar en el mundo” a partir de tres aspectos de análisis: espacios, referencias y desencajes. Las propuestas prácticas de salón de clases documentadas por los investigadores-docentes en sus trabajos permiten reflexionar sobre el impacto de experiencias educativas relacionadas a la memoria y a la narración de historias de vida (JOSSO, 2007) en espacios de formación docente que sobrepasan la Enseñanza Superior. Por consiguiente, tras los análisis realizados, este trabajo entiende que el ejercicio de “pensar sobre sí” aplicado a la Educación Básica es capaz de potenciar prácticas pedagógicas emancipadoras (FREIRE, 1996), favoreciendo el desarrollo de la autonomía del alumnado en el proceso de construcción de conocimiento por medio de la asunción y del reconocimiento de sus propias identidades.application/pdfporMemóriaDocênciaEducação emancipatóriaIdentidadeMemoriales de formaciónDocenciaEducación emancipadoraIdentidadesFormación experiencialBrincando nos corredores : uma reflexão sobre a docência e o caráter formativo da utilização de narrativas memoriais no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2022Teatro: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001143152.pdf.txt001143152.pdf.txtExtracted Texttext/plain123259http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241070/2/001143152.pdf.txt8b373412ea53875c1814fe1a503efb8cMD52ORIGINAL001143152.pdfTexto completoapplication/pdf1555383http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241070/1/001143152.pdf5319ecf6d91f3bcaa82b431bff78c04dMD5110183/2410702022-06-26 04:46:38.099562oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241070Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-26T07:46:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Brincando nos corredores : uma reflexão sobre a docência e o caráter formativo da utilização de narrativas memoriais no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS
title Brincando nos corredores : uma reflexão sobre a docência e o caráter formativo da utilização de narrativas memoriais no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS
spellingShingle Brincando nos corredores : uma reflexão sobre a docência e o caráter formativo da utilização de narrativas memoriais no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS
Retamar, Laura Ponte
Memória
Docência
Educação emancipatória
Identidade
Memoriales de formación
Docencia
Educación emancipadora
Identidades
Formación experiencial
title_short Brincando nos corredores : uma reflexão sobre a docência e o caráter formativo da utilização de narrativas memoriais no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS
title_full Brincando nos corredores : uma reflexão sobre a docência e o caráter formativo da utilização de narrativas memoriais no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS
title_fullStr Brincando nos corredores : uma reflexão sobre a docência e o caráter formativo da utilização de narrativas memoriais no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS
title_full_unstemmed Brincando nos corredores : uma reflexão sobre a docência e o caráter formativo da utilização de narrativas memoriais no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS
title_sort Brincando nos corredores : uma reflexão sobre a docência e o caráter formativo da utilização de narrativas memoriais no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS
author Retamar, Laura Ponte
author_facet Retamar, Laura Ponte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Retamar, Laura Ponte
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Vera Lucia Bertoni dos
contributor_str_mv Santos, Vera Lucia Bertoni dos
dc.subject.por.fl_str_mv Memória
Docência
Educação emancipatória
Identidade
topic Memória
Docência
Educação emancipatória
Identidade
Memoriales de formación
Docencia
Educación emancipadora
Identidades
Formación experiencial
dc.subject.spa.fl_str_mv Memoriales de formación
Docencia
Educación emancipadora
Identidades
Formación experiencial
description O trabalho reflete sobre o caráter formativo da utilização de memórias e histórias de vida como recurso investigativo em dissertações produzidas no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A partir da seleção de cinco dissertações, defendidas em diferentes momentos da trajetória do PPGAC (desde a sua implementação, em 2007), construo um panorama temporalmente abrangente de trabalhos que recorrem a experiências pessoais das autoras e dos autores na composição de suas escritas. Na categorização e análise dos trabalhos selecionados, identifico intersecções entre as trajetórias dos pesquisadores-docentes nas suas aproximações com a pesquisa, sinalizando igualmente os desvios presentes em cada trajetória e procurando evidenciar a transitoriedade das identidades e do “estar no mundo” a partir de três aspectos de análise: os espaços, as referências e os desencaixes. Desse modo, as propostas de sala de aula desenvolvidas pelos pesquisadores-docentes possibilitam refletir sobre o impacto das experiências educacionais relacionadas à memória e à narração de histórias de vida (JOSSO, 2007) em espaços de formação docente para além do Ensino Superior, sugerindo que o exercício de “pensar sobre si” aplicado à Educação Básica potencializa as práticas pedagógicas emancipatórias (FREIRE, 1996), favorecendo a autonomia dos discentes no processo de construção de conhecimento por meio da assunção e do reconhecimento de suas próprias identidades.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-25T05:03:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/241070
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001143152
url http://hdl.handle.net/10183/241070
identifier_str_mv 001143152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241070/2/001143152.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241070/1/001143152.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8b373412ea53875c1814fe1a503efb8c
5319ecf6d91f3bcaa82b431bff78c04d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447314209177600