CONTEXTO ESCOLAR E DOCÊNCIA TRANS EM RONDÔNIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Falcão, Kary Jean
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Costa, Angelo Brandelli, Strey, Marlene Neves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Labirinto (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/4468
Resumo: O estudo é de abordagem qualitativa e busca apresentar, a partir o viés da psicologia social, os desafios e perspectivas de cinco professoras travestis e transexuais que atuam na Educação Básica em escolas públicas do Estado de Rondônia. O artigo apresenta a trajetória de vida escolar e profissional fazendo uma conexão entre a construção da identidade transexual, a profissão docente, os desafios, experiências e perspectivas no exercício do magistério. A análise dos resultados se sustenta em pressupostos metodológicos utilizados a partir do levantamento de informações com a realização de um encontro focal e de entrevistas individuais tendo a utilização de vídeos como técnica de coleta de dados.Palavras-chave: Trajetória escolar. Docência. Transexualidade. Identidade
id UNIR-2_84281b13db932255fa62fb01a701265e
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/4468
network_acronym_str UNIR-2
network_name_str Labirinto (Porto Velho)
repository_id_str
spelling CONTEXTO ESCOLAR E DOCÊNCIA TRANS EM RONDÔNIA: DESAFIOS E PERSPECTIVASTrajetória. Docência. Transexualidade. IdentidadeO estudo é de abordagem qualitativa e busca apresentar, a partir o viés da psicologia social, os desafios e perspectivas de cinco professoras travestis e transexuais que atuam na Educação Básica em escolas públicas do Estado de Rondônia. O artigo apresenta a trajetória de vida escolar e profissional fazendo uma conexão entre a construção da identidade transexual, a profissão docente, os desafios, experiências e perspectivas no exercício do magistério. A análise dos resultados se sustenta em pressupostos metodológicos utilizados a partir do levantamento de informações com a realização de um encontro focal e de entrevistas individuais tendo a utilização de vídeos como técnica de coleta de dados.Palavras-chave: Trajetória escolar. Docência. Transexualidade. IdentidadePROPESQ2019-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/446810.47209/1519-6674.v30.n.1.p.254-276Revista Labirinto (UNIR); v. 30 (2019): Jan.-Jun.; 254-2761519-667410.47209/1519-6674.v30.n.1reponame:Labirinto (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/4468/3011Copyright (c) 2019 Revista Labirinto (UNIR)info:eu-repo/semantics/openAccessFalcão, Kary JeanCosta, Angelo BrandelliStrey, Marlene Neves2021-01-25T02:59:40Zoai:periodicos.unir.br:article/4468Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTOPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/oai||labirinto@unir.br1519-66741519-6674opendoar:2021-01-25T02:59:40Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTEXTO ESCOLAR E DOCÊNCIA TRANS EM RONDÔNIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
title CONTEXTO ESCOLAR E DOCÊNCIA TRANS EM RONDÔNIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
spellingShingle CONTEXTO ESCOLAR E DOCÊNCIA TRANS EM RONDÔNIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Falcão, Kary Jean
Trajetória. Docência. Transexualidade. Identidade
title_short CONTEXTO ESCOLAR E DOCÊNCIA TRANS EM RONDÔNIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
title_full CONTEXTO ESCOLAR E DOCÊNCIA TRANS EM RONDÔNIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
title_fullStr CONTEXTO ESCOLAR E DOCÊNCIA TRANS EM RONDÔNIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
title_full_unstemmed CONTEXTO ESCOLAR E DOCÊNCIA TRANS EM RONDÔNIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
title_sort CONTEXTO ESCOLAR E DOCÊNCIA TRANS EM RONDÔNIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
author Falcão, Kary Jean
author_facet Falcão, Kary Jean
Costa, Angelo Brandelli
Strey, Marlene Neves
author_role author
author2 Costa, Angelo Brandelli
Strey, Marlene Neves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Falcão, Kary Jean
Costa, Angelo Brandelli
Strey, Marlene Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Trajetória. Docência. Transexualidade. Identidade
topic Trajetória. Docência. Transexualidade. Identidade
description O estudo é de abordagem qualitativa e busca apresentar, a partir o viés da psicologia social, os desafios e perspectivas de cinco professoras travestis e transexuais que atuam na Educação Básica em escolas públicas do Estado de Rondônia. O artigo apresenta a trajetória de vida escolar e profissional fazendo uma conexão entre a construção da identidade transexual, a profissão docente, os desafios, experiências e perspectivas no exercício do magistério. A análise dos resultados se sustenta em pressupostos metodológicos utilizados a partir do levantamento de informações com a realização de um encontro focal e de entrevistas individuais tendo a utilização de vídeos como técnica de coleta de dados.Palavras-chave: Trajetória escolar. Docência. Transexualidade. Identidade
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/4468
10.47209/1519-6674.v30.n.1.p.254-276
url https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/4468
identifier_str_mv 10.47209/1519-6674.v30.n.1.p.254-276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/4468/3011
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Labirinto (UNIR)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Labirinto (UNIR)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PROPESQ
publisher.none.fl_str_mv PROPESQ
dc.source.none.fl_str_mv Revista Labirinto (UNIR); v. 30 (2019): Jan.-Jun.; 254-276
1519-6674
10.47209/1519-6674.v30.n.1
reponame:Labirinto (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Labirinto (Porto Velho)
collection Labirinto (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv ||labirinto@unir.br
_version_ 1800219451537227776