O publijornalismo e o hibridismo discursivo do branded content no site da Exame

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ortiz, Juan David Rico
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/211951
Resumo: Esta monografia busca compreender os movimentos que fundem o fazer jornalístico ao ofício publicitário e criam o discurso híbrido do publijornalismo. Para tal, fizemos uma análise discursiva do branded content no site da revista Exame . O corpus contempla 26 textos veiculados entre 15 de julho e 1º de novembro de 2019. Ao longo do estudo, abordamos os princípios que orientam o jornalismo e as funções que guiam a publicidade. Também aplicamos o conceito de hibridismo e tratamos das questões éticas que giram em torno do tema. Entendemos que o publijornalismo é um discurso híbrido, porque transita na zona fronteiriça de dois campos distintos. Suas principais estratégias de enunciação são oito: divulgação, veracidade, novidade, atualidade, persuasão, didatismo, magia e normatividade. Além disso, o publijornalismo engloba um produto, uma atividade e uma comunidade profissional híbrida. As intenções publicitárias prevalecem nesse discurso.
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