Acessibilidade em um grupo de escolas públicas municipais de Canoas : verificação dos itens construtivos para acesso de alunos cadeirantes de acordo com a NBR 9050/2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribas, Jéssica Goularte
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/169865
Resumo: O projeto e execução de edificações acessíveis tem ganhado mais atenção no decorrer dos últimos anos. Segundo o Relatório Mundial sobre Deficiência publicado em 2011 e elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo possuem algum tipo de deficiência. No país, os dados estatísticos do Censo de 2010 do IBGE mostram que 1 a cada 4 brasileiros possui algum tipo de deficiência. A acessibilidade visa não somente a remoção e a ausência de barreiras arquitetônicas, mas também tem como objetivo promover o conforto e a independência de pessoas com deficiência. Apesar da criação de políticas públicas de inclusão e leis que garantem os direitos das pessoas com deficiência, os itens construtivos que promovem a acessibilidade, na maioria das vezes, são colocados ou executados de maneira inadequada inviabilizando o seu uso ou perdendo sua funcionalidade. Tendo em vista que ainda são poucos os locais públicos e privados que possuem itens construtivos que promovem a acessibilidade de pessoas cadeirantes, o objetivo deste trabalho consistiu na análise desses itens em um grupo de três escolas públicas municipais localizadas na cidade de Canoas/RS. A opção por escolas foi feita com base no entendimento de que a escola é um dos primeiros locais que frequentamos na nossa vida e nela passamos boa parte do tempo, portanto, presume-se que este local deve oferecer condições adequadas de acesso para todos que a frequentam. A pesquisa foi realizada com base nas especificações técnicas da NBR 9050/2015. Foram realizadas visitas nas escolas escolhidas para que sejam feitas medições e o registro fotográfico dos itens construtivos que promovem a acessibilidade no local. A análise dos dados foi feita de forma comparativa com as especificações técnicas presentes na norma. Após, para os itens que estiveram em desconformidade com a norma foi proposto uma solução para que o item passasse a cumprir suas funções de maneira segura e satisfatória para os seus usuários. Após a análise das três escolas, pudemos constatar que alguns fatores influenciaram diretamente os problemas encontrados em cada uma delas como, por exemplo, os projetos arquitetônicos que não foram pensados adequadamente do ponto de vista da acessibilidade e que os itens construtivos presentes nas escolas foram colocados de acordo com as necessidades dos alunos e conforme a estrutura viabilizasse.
id UFRGS-2_8eb506da6b717933b6943641eb934b69
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169865
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ribas, Jéssica GoularteOliveira, Cristiane Sardin Padilla de2017-10-31T02:27:08Z2017http://hdl.handle.net/10183/169865001051110O projeto e execução de edificações acessíveis tem ganhado mais atenção no decorrer dos últimos anos. Segundo o Relatório Mundial sobre Deficiência publicado em 2011 e elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo possuem algum tipo de deficiência. No país, os dados estatísticos do Censo de 2010 do IBGE mostram que 1 a cada 4 brasileiros possui algum tipo de deficiência. A acessibilidade visa não somente a remoção e a ausência de barreiras arquitetônicas, mas também tem como objetivo promover o conforto e a independência de pessoas com deficiência. Apesar da criação de políticas públicas de inclusão e leis que garantem os direitos das pessoas com deficiência, os itens construtivos que promovem a acessibilidade, na maioria das vezes, são colocados ou executados de maneira inadequada inviabilizando o seu uso ou perdendo sua funcionalidade. Tendo em vista que ainda são poucos os locais públicos e privados que possuem itens construtivos que promovem a acessibilidade de pessoas cadeirantes, o objetivo deste trabalho consistiu na análise desses itens em um grupo de três escolas públicas municipais localizadas na cidade de Canoas/RS. A opção por escolas foi feita com base no entendimento de que a escola é um dos primeiros locais que frequentamos na nossa vida e nela passamos boa parte do tempo, portanto, presume-se que este local deve oferecer condições adequadas de acesso para todos que a frequentam. A pesquisa foi realizada com base nas especificações técnicas da NBR 9050/2015. Foram realizadas visitas nas escolas escolhidas para que sejam feitas medições e o registro fotográfico dos itens construtivos que promovem a acessibilidade no local. A análise dos dados foi feita de forma comparativa com as especificações técnicas presentes na norma. Após, para os itens que estiveram em desconformidade com a norma foi proposto uma solução para que o item passasse a cumprir suas funções de maneira segura e satisfatória para os seus usuários. Após a análise das três escolas, pudemos constatar que alguns fatores influenciaram diretamente os problemas encontrados em cada uma delas como, por exemplo, os projetos arquitetônicos que não foram pensados adequadamente do ponto de vista da acessibilidade e que os itens construtivos presentes nas escolas foram colocados de acordo com as necessidades dos alunos e conforme a estrutura viabilizasse.application/pdfporEngenharia civilAcessibilidade em um grupo de escolas públicas municipais de Canoas : verificação dos itens construtivos para acesso de alunos cadeirantes de acordo com a NBR 9050/2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2017Engenharia Civilgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001051110.pdf001051110.pdfTexto completoapplication/pdf2637734http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169865/1/001051110.pdf6de57cf5363c087b4c7737d7107772c9MD51TEXT001051110.pdf.txt001051110.pdf.txtExtracted Texttext/plain125240http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169865/2/001051110.pdf.txt17a03f095f73203bafe547823d6fcea2MD52THUMBNAIL001051110.pdf.jpg001051110.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1173http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169865/3/001051110.pdf.jpgb33c02565056b0247cb3e27efa27f72aMD5310183/1698652018-10-30 07:51:50.756oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169865Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T10:51:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Acessibilidade em um grupo de escolas públicas municipais de Canoas : verificação dos itens construtivos para acesso de alunos cadeirantes de acordo com a NBR 9050/2015
title Acessibilidade em um grupo de escolas públicas municipais de Canoas : verificação dos itens construtivos para acesso de alunos cadeirantes de acordo com a NBR 9050/2015
spellingShingle Acessibilidade em um grupo de escolas públicas municipais de Canoas : verificação dos itens construtivos para acesso de alunos cadeirantes de acordo com a NBR 9050/2015
Ribas, Jéssica Goularte
Engenharia civil
title_short Acessibilidade em um grupo de escolas públicas municipais de Canoas : verificação dos itens construtivos para acesso de alunos cadeirantes de acordo com a NBR 9050/2015
title_full Acessibilidade em um grupo de escolas públicas municipais de Canoas : verificação dos itens construtivos para acesso de alunos cadeirantes de acordo com a NBR 9050/2015
title_fullStr Acessibilidade em um grupo de escolas públicas municipais de Canoas : verificação dos itens construtivos para acesso de alunos cadeirantes de acordo com a NBR 9050/2015
title_full_unstemmed Acessibilidade em um grupo de escolas públicas municipais de Canoas : verificação dos itens construtivos para acesso de alunos cadeirantes de acordo com a NBR 9050/2015
title_sort Acessibilidade em um grupo de escolas públicas municipais de Canoas : verificação dos itens construtivos para acesso de alunos cadeirantes de acordo com a NBR 9050/2015
author Ribas, Jéssica Goularte
author_facet Ribas, Jéssica Goularte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribas, Jéssica Goularte
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Cristiane Sardin Padilla de
contributor_str_mv Oliveira, Cristiane Sardin Padilla de
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia civil
topic Engenharia civil
description O projeto e execução de edificações acessíveis tem ganhado mais atenção no decorrer dos últimos anos. Segundo o Relatório Mundial sobre Deficiência publicado em 2011 e elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo possuem algum tipo de deficiência. No país, os dados estatísticos do Censo de 2010 do IBGE mostram que 1 a cada 4 brasileiros possui algum tipo de deficiência. A acessibilidade visa não somente a remoção e a ausência de barreiras arquitetônicas, mas também tem como objetivo promover o conforto e a independência de pessoas com deficiência. Apesar da criação de políticas públicas de inclusão e leis que garantem os direitos das pessoas com deficiência, os itens construtivos que promovem a acessibilidade, na maioria das vezes, são colocados ou executados de maneira inadequada inviabilizando o seu uso ou perdendo sua funcionalidade. Tendo em vista que ainda são poucos os locais públicos e privados que possuem itens construtivos que promovem a acessibilidade de pessoas cadeirantes, o objetivo deste trabalho consistiu na análise desses itens em um grupo de três escolas públicas municipais localizadas na cidade de Canoas/RS. A opção por escolas foi feita com base no entendimento de que a escola é um dos primeiros locais que frequentamos na nossa vida e nela passamos boa parte do tempo, portanto, presume-se que este local deve oferecer condições adequadas de acesso para todos que a frequentam. A pesquisa foi realizada com base nas especificações técnicas da NBR 9050/2015. Foram realizadas visitas nas escolas escolhidas para que sejam feitas medições e o registro fotográfico dos itens construtivos que promovem a acessibilidade no local. A análise dos dados foi feita de forma comparativa com as especificações técnicas presentes na norma. Após, para os itens que estiveram em desconformidade com a norma foi proposto uma solução para que o item passasse a cumprir suas funções de maneira segura e satisfatória para os seus usuários. Após a análise das três escolas, pudemos constatar que alguns fatores influenciaram diretamente os problemas encontrados em cada uma delas como, por exemplo, os projetos arquitetônicos que não foram pensados adequadamente do ponto de vista da acessibilidade e que os itens construtivos presentes nas escolas foram colocados de acordo com as necessidades dos alunos e conforme a estrutura viabilizasse.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-31T02:27:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/169865
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001051110
url http://hdl.handle.net/10183/169865
identifier_str_mv 001051110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169865/1/001051110.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169865/2/001051110.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169865/3/001051110.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6de57cf5363c087b4c7737d7107772c9
17a03f095f73203bafe547823d6fcea2
b33c02565056b0247cb3e27efa27f72a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224539659567104