Plano de marketing para o Portal Consulte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/29798 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso desenvolve um Planejamento de Marketing para o Portal Consulte. O Consulte é um site de serviços médicos que, dentre outras ferramentas, possui um sistema de busca de médicos e agendamento de consultas on-line. O planejamento de marketing foi realizado em etapas que possibilitaram a elaboração do plano de marketing. Primeiro foram feitas entrevistas com os proprietários e investidores do Portal Consulte, médicos cadastrados no portal e médicos clientes em potencial. Depois, foi realizada a análise de serviços e mercado. Na sequência, efetuou-se a análise do contexto externo onde foram consideradas as forças ambientais relacionadas ao Portal Consulte, os clientes e concorrentes. Posteriormente foi feita a análise da situação interna e elaborada a matriz Swot considerando oportunidades/ameaças e pontos fortes e fracos. Em seguida, foram definidos objetivos e estratégias como por exemplo: Aumentar a base de clientes para 300 médicos pagando pelos serviços, aumentar o conteúdo do portal, ganhar a confiança dos médicos, aumentar o marketing “boca-a-boca”, focar ações nos médicos em início de carreira e residentes, Fazer o portal gerar receita para auto-financiamento, Fazer o portal gerar lucro para proprietários e investidores, Posicionar o Portal Consulte como solução em informatização de baixo custo. Para finalizar, foi desenvolvido um programa de ação para implementar o plano, sendo organizado de forma que as atividades de menor custo sejam feitas primeiro. Tais ações são: criação de um blog, apresentar o Portal Consulte e seus benefícios para formadores de opinião, convidar médicos a incluir conteúdo em troca de acesso, anunciar a cada edição nas principais revistas de associações e sindicatos médicos e participar de três (3) congressos médicos. |
id |
UFRGS-2_8ecdcaaf5fca67474b03694a7990b66e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29798 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Colombo, Maicon DarioLuce, Fernando Bins2011-06-28T06:00:17Z2010http://hdl.handle.net/10183/29798000776154Este trabalho de conclusão de curso desenvolve um Planejamento de Marketing para o Portal Consulte. O Consulte é um site de serviços médicos que, dentre outras ferramentas, possui um sistema de busca de médicos e agendamento de consultas on-line. O planejamento de marketing foi realizado em etapas que possibilitaram a elaboração do plano de marketing. Primeiro foram feitas entrevistas com os proprietários e investidores do Portal Consulte, médicos cadastrados no portal e médicos clientes em potencial. Depois, foi realizada a análise de serviços e mercado. Na sequência, efetuou-se a análise do contexto externo onde foram consideradas as forças ambientais relacionadas ao Portal Consulte, os clientes e concorrentes. Posteriormente foi feita a análise da situação interna e elaborada a matriz Swot considerando oportunidades/ameaças e pontos fortes e fracos. Em seguida, foram definidos objetivos e estratégias como por exemplo: Aumentar a base de clientes para 300 médicos pagando pelos serviços, aumentar o conteúdo do portal, ganhar a confiança dos médicos, aumentar o marketing “boca-a-boca”, focar ações nos médicos em início de carreira e residentes, Fazer o portal gerar receita para auto-financiamento, Fazer o portal gerar lucro para proprietários e investidores, Posicionar o Portal Consulte como solução em informatização de baixo custo. Para finalizar, foi desenvolvido um programa de ação para implementar o plano, sendo organizado de forma que as atividades de menor custo sejam feitas primeiro. Tais ações são: criação de um blog, apresentar o Portal Consulte e seus benefícios para formadores de opinião, convidar médicos a incluir conteúdo em troca de acesso, anunciar a cada edição nas principais revistas de associações e sindicatos médicos e participar de três (3) congressos médicos.application/pdfporMarketingPlano de marketingPlanejamento de marketingPlano de marketing para o Portal Consulteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000776154.pdf.txt000776154.pdf.txtExtracted Texttext/plain82376http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29798/2/000776154.pdf.txt2b75040a3acfad188c295c0cf6d9fe94MD52ORIGINAL000776154.pdf000776154.pdfTexto completoapplication/pdf482833http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29798/1/000776154.pdf4a20f185b85fa385c0d0782133bc3ed8MD51THUMBNAIL000776154.pdf.jpg000776154.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1161http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29798/3/000776154.pdf.jpg23769843b5574e9f50dde37750ba0419MD5310183/297982018-10-09 09:22:38.275oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29798Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:22:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Plano de marketing para o Portal Consulte |
title |
Plano de marketing para o Portal Consulte |
spellingShingle |
Plano de marketing para o Portal Consulte Colombo, Maicon Dario Marketing Plano de marketing Planejamento de marketing |
title_short |
Plano de marketing para o Portal Consulte |
title_full |
Plano de marketing para o Portal Consulte |
title_fullStr |
Plano de marketing para o Portal Consulte |
title_full_unstemmed |
Plano de marketing para o Portal Consulte |
title_sort |
Plano de marketing para o Portal Consulte |
author |
Colombo, Maicon Dario |
author_facet |
Colombo, Maicon Dario |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Colombo, Maicon Dario |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Luce, Fernando Bins |
contributor_str_mv |
Luce, Fernando Bins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Plano de marketing Planejamento de marketing |
topic |
Marketing Plano de marketing Planejamento de marketing |
description |
Este trabalho de conclusão de curso desenvolve um Planejamento de Marketing para o Portal Consulte. O Consulte é um site de serviços médicos que, dentre outras ferramentas, possui um sistema de busca de médicos e agendamento de consultas on-line. O planejamento de marketing foi realizado em etapas que possibilitaram a elaboração do plano de marketing. Primeiro foram feitas entrevistas com os proprietários e investidores do Portal Consulte, médicos cadastrados no portal e médicos clientes em potencial. Depois, foi realizada a análise de serviços e mercado. Na sequência, efetuou-se a análise do contexto externo onde foram consideradas as forças ambientais relacionadas ao Portal Consulte, os clientes e concorrentes. Posteriormente foi feita a análise da situação interna e elaborada a matriz Swot considerando oportunidades/ameaças e pontos fortes e fracos. Em seguida, foram definidos objetivos e estratégias como por exemplo: Aumentar a base de clientes para 300 médicos pagando pelos serviços, aumentar o conteúdo do portal, ganhar a confiança dos médicos, aumentar o marketing “boca-a-boca”, focar ações nos médicos em início de carreira e residentes, Fazer o portal gerar receita para auto-financiamento, Fazer o portal gerar lucro para proprietários e investidores, Posicionar o Portal Consulte como solução em informatização de baixo custo. Para finalizar, foi desenvolvido um programa de ação para implementar o plano, sendo organizado de forma que as atividades de menor custo sejam feitas primeiro. Tais ações são: criação de um blog, apresentar o Portal Consulte e seus benefícios para formadores de opinião, convidar médicos a incluir conteúdo em troca de acesso, anunciar a cada edição nas principais revistas de associações e sindicatos médicos e participar de três (3) congressos médicos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-06-28T06:00:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/29798 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000776154 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/29798 |
identifier_str_mv |
000776154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29798/2/000776154.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29798/1/000776154.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29798/3/000776154.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2b75040a3acfad188c295c0cf6d9fe94 4a20f185b85fa385c0d0782133bc3ed8 23769843b5574e9f50dde37750ba0419 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447059869728768 |