Plano de marketing para o Portal Consulte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colombo, Maicon Dario
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29798
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso desenvolve um Planejamento de Marketing para o Portal Consulte. O Consulte é um site de serviços médicos que, dentre outras ferramentas, possui um sistema de busca de médicos e agendamento de consultas on-line. O planejamento de marketing foi realizado em etapas que possibilitaram a elaboração do plano de marketing. Primeiro foram feitas entrevistas com os proprietários e investidores do Portal Consulte, médicos cadastrados no portal e médicos clientes em potencial. Depois, foi realizada a análise de serviços e mercado. Na sequência, efetuou-se a análise do contexto externo onde foram consideradas as forças ambientais relacionadas ao Portal Consulte, os clientes e concorrentes. Posteriormente foi feita a análise da situação interna e elaborada a matriz Swot considerando oportunidades/ameaças e pontos fortes e fracos. Em seguida, foram definidos objetivos e estratégias como por exemplo: Aumentar a base de clientes para 300 médicos pagando pelos serviços, aumentar o conteúdo do portal, ganhar a confiança dos médicos, aumentar o marketing “boca-a-boca”, focar ações nos médicos em início de carreira e residentes, Fazer o portal gerar receita para auto-financiamento, Fazer o portal gerar lucro para proprietários e investidores, Posicionar o Portal Consulte como solução em informatização de baixo custo. Para finalizar, foi desenvolvido um programa de ação para implementar o plano, sendo organizado de forma que as atividades de menor custo sejam feitas primeiro. Tais ações são: criação de um blog, apresentar o Portal Consulte e seus benefícios para formadores de opinião, convidar médicos a incluir conteúdo em troca de acesso, anunciar a cada edição nas principais revistas de associações e sindicatos médicos e participar de três (3) congressos médicos.
id UFRGS-2_8ecdcaaf5fca67474b03694a7990b66e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29798
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Colombo, Maicon DarioLuce, Fernando Bins2011-06-28T06:00:17Z2010http://hdl.handle.net/10183/29798000776154Este trabalho de conclusão de curso desenvolve um Planejamento de Marketing para o Portal Consulte. O Consulte é um site de serviços médicos que, dentre outras ferramentas, possui um sistema de busca de médicos e agendamento de consultas on-line. O planejamento de marketing foi realizado em etapas que possibilitaram a elaboração do plano de marketing. Primeiro foram feitas entrevistas com os proprietários e investidores do Portal Consulte, médicos cadastrados no portal e médicos clientes em potencial. Depois, foi realizada a análise de serviços e mercado. Na sequência, efetuou-se a análise do contexto externo onde foram consideradas as forças ambientais relacionadas ao Portal Consulte, os clientes e concorrentes. Posteriormente foi feita a análise da situação interna e elaborada a matriz Swot considerando oportunidades/ameaças e pontos fortes e fracos. Em seguida, foram definidos objetivos e estratégias como por exemplo: Aumentar a base de clientes para 300 médicos pagando pelos serviços, aumentar o conteúdo do portal, ganhar a confiança dos médicos, aumentar o marketing “boca-a-boca”, focar ações nos médicos em início de carreira e residentes, Fazer o portal gerar receita para auto-financiamento, Fazer o portal gerar lucro para proprietários e investidores, Posicionar o Portal Consulte como solução em informatização de baixo custo. Para finalizar, foi desenvolvido um programa de ação para implementar o plano, sendo organizado de forma que as atividades de menor custo sejam feitas primeiro. Tais ações são: criação de um blog, apresentar o Portal Consulte e seus benefícios para formadores de opinião, convidar médicos a incluir conteúdo em troca de acesso, anunciar a cada edição nas principais revistas de associações e sindicatos médicos e participar de três (3) congressos médicos.application/pdfporMarketingPlano de marketingPlanejamento de marketingPlano de marketing para o Portal Consulteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000776154.pdf.txt000776154.pdf.txtExtracted Texttext/plain82376http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29798/2/000776154.pdf.txt2b75040a3acfad188c295c0cf6d9fe94MD52ORIGINAL000776154.pdf000776154.pdfTexto completoapplication/pdf482833http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29798/1/000776154.pdf4a20f185b85fa385c0d0782133bc3ed8MD51THUMBNAIL000776154.pdf.jpg000776154.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1161http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29798/3/000776154.pdf.jpg23769843b5574e9f50dde37750ba0419MD5310183/297982018-10-09 09:22:38.275oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29798Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:22:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Plano de marketing para o Portal Consulte
title Plano de marketing para o Portal Consulte
spellingShingle Plano de marketing para o Portal Consulte
Colombo, Maicon Dario
Marketing
Plano de marketing
Planejamento de marketing
title_short Plano de marketing para o Portal Consulte
title_full Plano de marketing para o Portal Consulte
title_fullStr Plano de marketing para o Portal Consulte
title_full_unstemmed Plano de marketing para o Portal Consulte
title_sort Plano de marketing para o Portal Consulte
author Colombo, Maicon Dario
author_facet Colombo, Maicon Dario
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Colombo, Maicon Dario
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luce, Fernando Bins
contributor_str_mv Luce, Fernando Bins
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Plano de marketing
Planejamento de marketing
topic Marketing
Plano de marketing
Planejamento de marketing
description Este trabalho de conclusão de curso desenvolve um Planejamento de Marketing para o Portal Consulte. O Consulte é um site de serviços médicos que, dentre outras ferramentas, possui um sistema de busca de médicos e agendamento de consultas on-line. O planejamento de marketing foi realizado em etapas que possibilitaram a elaboração do plano de marketing. Primeiro foram feitas entrevistas com os proprietários e investidores do Portal Consulte, médicos cadastrados no portal e médicos clientes em potencial. Depois, foi realizada a análise de serviços e mercado. Na sequência, efetuou-se a análise do contexto externo onde foram consideradas as forças ambientais relacionadas ao Portal Consulte, os clientes e concorrentes. Posteriormente foi feita a análise da situação interna e elaborada a matriz Swot considerando oportunidades/ameaças e pontos fortes e fracos. Em seguida, foram definidos objetivos e estratégias como por exemplo: Aumentar a base de clientes para 300 médicos pagando pelos serviços, aumentar o conteúdo do portal, ganhar a confiança dos médicos, aumentar o marketing “boca-a-boca”, focar ações nos médicos em início de carreira e residentes, Fazer o portal gerar receita para auto-financiamento, Fazer o portal gerar lucro para proprietários e investidores, Posicionar o Portal Consulte como solução em informatização de baixo custo. Para finalizar, foi desenvolvido um programa de ação para implementar o plano, sendo organizado de forma que as atividades de menor custo sejam feitas primeiro. Tais ações são: criação de um blog, apresentar o Portal Consulte e seus benefícios para formadores de opinião, convidar médicos a incluir conteúdo em troca de acesso, anunciar a cada edição nas principais revistas de associações e sindicatos médicos e participar de três (3) congressos médicos.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-06-28T06:00:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29798
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000776154
url http://hdl.handle.net/10183/29798
identifier_str_mv 000776154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29798/2/000776154.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29798/1/000776154.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29798/3/000776154.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2b75040a3acfad188c295c0cf6d9fe94
4a20f185b85fa385c0d0782133bc3ed8
23769843b5574e9f50dde37750ba0419
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224410566230016