Enquanto Seu Lobo Não Vem: um plano de marketing
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48689 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é apresentar um plano de marketing para o restaurante Enquanto Seu Lobo Não Vem, situado no município de Natal/RN, fomentado em um ferramental administrativo e estratégico, com o intuito de proporcionar à gestão do restaurante uma visão mercadológica profissional para que ela possa tomar decisões com o suporte científico necessário. Fazendo com que assim a empresa se desenvolva de maneira mais assertiva do que a média dos empreendimentos desse porte que não contam com esse tipo de ferramenta administrativa. Espera-se ainda com este estudo que outros empreendedores se motivem à buscar por profissionais de administração, sobretudo os especializados em marketing, para que possam planejar e executar ações deste tipo em seus empreendimentos. Foram utilizadas pesquisas dos tipos exploratória e descritiva, com metodologias qualitativa e quantitativa, com delineamentos de estudo de caso, levantamento e pesquisa de campo. Usando como meios de coleta de dados a observação, questionários, e entrevistas não estruturadas com os gestores da organização. Como resultado deste trabalho obteve-se um plano de marketing construído através do modelo de Marketing Strategy Canvas – MSC, que é baseado no Bussiness Model Canvas. |
id |
UFRN_fe7da8e8967a20f22789c882539e7d17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48689 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Alessandro Marques dahttps://orcid.org/0000-0002-1275-813Xhttp://lattes.cnpq.br/4500705754747425https://orcid.org/0000-0001-6302-1173http://lattes.cnpq.br/9227834040889428Araújo, Maria Valéria Pereira dehttps://orcid.org/0000-0001-6302-1173http://lattes.cnpq.br/9227834040889428Brito, Max Leandro de Araújohttps://orcid.org/0000-0003-2827-9886Alves, Rebeka Coelho de Almeidahttps://orcid.org/0000-0002-4287-6719Araújo, Maria Valéria Pereira de2022-07-25T19:10:43Z2022-07-25T19:10:43Z2022-07-21SILVA, Alessandro Marques da. Enquanto Seu Lobo Não Vem: um plano de marketing. 2022. 37f. Monografia (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48689O objetivo deste trabalho é apresentar um plano de marketing para o restaurante Enquanto Seu Lobo Não Vem, situado no município de Natal/RN, fomentado em um ferramental administrativo e estratégico, com o intuito de proporcionar à gestão do restaurante uma visão mercadológica profissional para que ela possa tomar decisões com o suporte científico necessário. Fazendo com que assim a empresa se desenvolva de maneira mais assertiva do que a média dos empreendimentos desse porte que não contam com esse tipo de ferramenta administrativa. Espera-se ainda com este estudo que outros empreendedores se motivem à buscar por profissionais de administração, sobretudo os especializados em marketing, para que possam planejar e executar ações deste tipo em seus empreendimentos. Foram utilizadas pesquisas dos tipos exploratória e descritiva, com metodologias qualitativa e quantitativa, com delineamentos de estudo de caso, levantamento e pesquisa de campo. Usando como meios de coleta de dados a observação, questionários, e entrevistas não estruturadas com os gestores da organização. Como resultado deste trabalho obteve-se um plano de marketing construído através do modelo de Marketing Strategy Canvas – MSC, que é baseado no Bussiness Model Canvas.The objective of this work is to present a marketing plan for the restaurant Enquato Seu Lobo Não Vem, located in the city of Natal/RN, based on administrative and strategic tools, in order to provide the restaurant management with a professional marketing vision so that it can make decisions with the necessary scientific support. Thus, the company develops in a more assertive way than the average of enterprises of this size that do not have this type of administrative tool. It is also expected with this study that other entrepreneurs are motivated to seek management professionals, especially those specialized in marketing, so that they can plan and execute actions of this type in their ventures. Exploratory and descriptive research were used, with qualitative and quantitative methodologies, with case study designs, survey and field research. Using observation, questionnaires, and unstructured interviews with the organization's managers as means of collecting data. As a result of this work, a marketing plan was built using the Marketing Strategy Canvas - MSC, which is based on the Business Model Canvas.Universidade Federal do Rio Grande do NorteAdministraçãoUFRNBrasilDepartamento de Ciências AdministrativasPlano de MarketingPlanejamento de MarketingPesquisa de MarketingMarketing planBussiness Model CanvasMarketing PlanningMarketing ResearchRestaurantEnquanto Seu Lobo Não Vem: um plano de marketingEnquanto Seu Lobo Não Vem: a marketing planinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48689/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52ORIGINALEnquantoSeuLoboNaoVem_Silva_2022.pdfEnquantoSeuLoboNaoVem_Silva_2022.pdfTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso Superior de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em cumprimento às exigências legais como requisito parcial à obtenção do título de bacharel em Administração.application/pdf742153https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48689/1/EnquantoSeuLoboNaoVem_Silva_2022.pdf81b2bfb697948cc1dbb35916192a7d59MD51123456789/486892023-06-22 17:05:37.923oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-22T20:05:37Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Enquanto Seu Lobo Não Vem: um plano de marketing |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Enquanto Seu Lobo Não Vem: a marketing plan |
title |
Enquanto Seu Lobo Não Vem: um plano de marketing |
spellingShingle |
Enquanto Seu Lobo Não Vem: um plano de marketing Silva, Alessandro Marques da Plano de Marketing Planejamento de Marketing Pesquisa de Marketing Marketing plan Bussiness Model Canvas Marketing Planning Marketing Research Restaurant |
title_short |
Enquanto Seu Lobo Não Vem: um plano de marketing |
title_full |
Enquanto Seu Lobo Não Vem: um plano de marketing |
title_fullStr |
Enquanto Seu Lobo Não Vem: um plano de marketing |
title_full_unstemmed |
Enquanto Seu Lobo Não Vem: um plano de marketing |
title_sort |
Enquanto Seu Lobo Não Vem: um plano de marketing |
author |
Silva, Alessandro Marques da |
author_facet |
Silva, Alessandro Marques da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-1275-813X |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4500705754747425 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-6302-1173 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9227834040889428 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Araújo, Maria Valéria Pereira de |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-6302-1173 |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9227834040889428 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Brito, Max Leandro de Araújo |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-2827-9886 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Alves, Rebeka Coelho de Almeida |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-4287-6719 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Alessandro Marques da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Araújo, Maria Valéria Pereira de |
contributor_str_mv |
Araújo, Maria Valéria Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plano de Marketing Planejamento de Marketing Pesquisa de Marketing Marketing plan Bussiness Model Canvas Marketing Planning Marketing Research Restaurant |
topic |
Plano de Marketing Planejamento de Marketing Pesquisa de Marketing Marketing plan Bussiness Model Canvas Marketing Planning Marketing Research Restaurant |
description |
O objetivo deste trabalho é apresentar um plano de marketing para o restaurante Enquanto Seu Lobo Não Vem, situado no município de Natal/RN, fomentado em um ferramental administrativo e estratégico, com o intuito de proporcionar à gestão do restaurante uma visão mercadológica profissional para que ela possa tomar decisões com o suporte científico necessário. Fazendo com que assim a empresa se desenvolva de maneira mais assertiva do que a média dos empreendimentos desse porte que não contam com esse tipo de ferramenta administrativa. Espera-se ainda com este estudo que outros empreendedores se motivem à buscar por profissionais de administração, sobretudo os especializados em marketing, para que possam planejar e executar ações deste tipo em seus empreendimentos. Foram utilizadas pesquisas dos tipos exploratória e descritiva, com metodologias qualitativa e quantitativa, com delineamentos de estudo de caso, levantamento e pesquisa de campo. Usando como meios de coleta de dados a observação, questionários, e entrevistas não estruturadas com os gestores da organização. Como resultado deste trabalho obteve-se um plano de marketing construído através do modelo de Marketing Strategy Canvas – MSC, que é baseado no Bussiness Model Canvas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-25T19:10:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-25T19:10:43Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-07-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Alessandro Marques da. Enquanto Seu Lobo Não Vem: um plano de marketing. 2022. 37f. Monografia (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48689 |
identifier_str_mv |
SILVA, Alessandro Marques da. Enquanto Seu Lobo Não Vem: um plano de marketing. 2022. 37f. Monografia (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48689 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Administração |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Ciências Administrativas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48689/2/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48689/1/EnquantoSeuLoboNaoVem_Silva_2022.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 81b2bfb697948cc1dbb35916192a7d59 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832931072376832 |