Enquanto Seu Lobo Não Vem: um plano de marketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alessandro Marques da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48689
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar um plano de marketing para o restaurante Enquanto Seu Lobo Não Vem, situado no município de Natal/RN, fomentado em um ferramental administrativo e estratégico, com o intuito de proporcionar à gestão do restaurante uma visão mercadológica profissional para que ela possa tomar decisões com o suporte científico necessário. Fazendo com que assim a empresa se desenvolva de maneira mais assertiva do que a média dos empreendimentos desse porte que não contam com esse tipo de ferramenta administrativa. Espera-se ainda com este estudo que outros empreendedores se motivem à buscar por profissionais de administração, sobretudo os especializados em marketing, para que possam planejar e executar ações deste tipo em seus empreendimentos. Foram utilizadas pesquisas dos tipos exploratória e descritiva, com metodologias qualitativa e quantitativa, com delineamentos de estudo de caso, levantamento e pesquisa de campo. Usando como meios de coleta de dados a observação, questionários, e entrevistas não estruturadas com os gestores da organização. Como resultado deste trabalho obteve-se um plano de marketing construído através do modelo de Marketing Strategy Canvas – MSC, que é baseado no Bussiness Model Canvas.
id UFRN_fe7da8e8967a20f22789c882539e7d17
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48689
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Alessandro Marques dahttps://orcid.org/0000-0002-1275-813Xhttp://lattes.cnpq.br/4500705754747425https://orcid.org/0000-0001-6302-1173http://lattes.cnpq.br/9227834040889428Araújo, Maria Valéria Pereira dehttps://orcid.org/0000-0001-6302-1173http://lattes.cnpq.br/9227834040889428Brito, Max Leandro de Araújohttps://orcid.org/0000-0003-2827-9886Alves, Rebeka Coelho de Almeidahttps://orcid.org/0000-0002-4287-6719Araújo, Maria Valéria Pereira de2022-07-25T19:10:43Z2022-07-25T19:10:43Z2022-07-21SILVA, Alessandro Marques da. Enquanto Seu Lobo Não Vem: um plano de marketing. 2022. 37f. Monografia (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48689O objetivo deste trabalho é apresentar um plano de marketing para o restaurante Enquanto Seu Lobo Não Vem, situado no município de Natal/RN, fomentado em um ferramental administrativo e estratégico, com o intuito de proporcionar à gestão do restaurante uma visão mercadológica profissional para que ela possa tomar decisões com o suporte científico necessário. Fazendo com que assim a empresa se desenvolva de maneira mais assertiva do que a média dos empreendimentos desse porte que não contam com esse tipo de ferramenta administrativa. Espera-se ainda com este estudo que outros empreendedores se motivem à buscar por profissionais de administração, sobretudo os especializados em marketing, para que possam planejar e executar ações deste tipo em seus empreendimentos. Foram utilizadas pesquisas dos tipos exploratória e descritiva, com metodologias qualitativa e quantitativa, com delineamentos de estudo de caso, levantamento e pesquisa de campo. Usando como meios de coleta de dados a observação, questionários, e entrevistas não estruturadas com os gestores da organização. Como resultado deste trabalho obteve-se um plano de marketing construído através do modelo de Marketing Strategy Canvas – MSC, que é baseado no Bussiness Model Canvas.The objective of this work is to present a marketing plan for the restaurant Enquato Seu Lobo Não Vem, located in the city of Natal/RN, based on administrative and strategic tools, in order to provide the restaurant management with a professional marketing vision so that it can make decisions with the necessary scientific support. Thus, the company develops in a more assertive way than the average of enterprises of this size that do not have this type of administrative tool. It is also expected with this study that other entrepreneurs are motivated to seek management professionals, especially those specialized in marketing, so that they can plan and execute actions of this type in their ventures. Exploratory and descriptive research were used, with qualitative and quantitative methodologies, with case study designs, survey and field research. Using observation, questionnaires, and unstructured interviews with the organization's managers as means of collecting data. As a result of this work, a marketing plan was built using the Marketing Strategy Canvas - MSC, which is based on the Business Model Canvas.Universidade Federal do Rio Grande do NorteAdministraçãoUFRNBrasilDepartamento de Ciências AdministrativasPlano de MarketingPlanejamento de MarketingPesquisa de MarketingMarketing planBussiness Model CanvasMarketing PlanningMarketing ResearchRestaurantEnquanto Seu Lobo Não Vem: um plano de marketingEnquanto Seu Lobo Não Vem: a marketing planinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48689/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52ORIGINALEnquantoSeuLoboNaoVem_Silva_2022.pdfEnquantoSeuLoboNaoVem_Silva_2022.pdfTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso Superior de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em cumprimento às exigências legais como requisito parcial à obtenção do título de bacharel em Administração.application/pdf742153https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48689/1/EnquantoSeuLoboNaoVem_Silva_2022.pdf81b2bfb697948cc1dbb35916192a7d59MD51123456789/486892023-06-22 17:05:37.923oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-22T20:05:37Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Enquanto Seu Lobo Não Vem: um plano de marketing
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Enquanto Seu Lobo Não Vem: a marketing plan
title Enquanto Seu Lobo Não Vem: um plano de marketing
spellingShingle Enquanto Seu Lobo Não Vem: um plano de marketing
Silva, Alessandro Marques da
Plano de Marketing
Planejamento de Marketing
Pesquisa de Marketing
Marketing plan
Bussiness Model Canvas
Marketing Planning
Marketing Research
Restaurant
title_short Enquanto Seu Lobo Não Vem: um plano de marketing
title_full Enquanto Seu Lobo Não Vem: um plano de marketing
title_fullStr Enquanto Seu Lobo Não Vem: um plano de marketing
title_full_unstemmed Enquanto Seu Lobo Não Vem: um plano de marketing
title_sort Enquanto Seu Lobo Não Vem: um plano de marketing
author Silva, Alessandro Marques da
author_facet Silva, Alessandro Marques da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-1275-813X
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4500705754747425
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-6302-1173
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9227834040889428
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Araújo, Maria Valéria Pereira de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-6302-1173
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9227834040889428
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Brito, Max Leandro de Araújo
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-2827-9886
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Alves, Rebeka Coelho de Almeida
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4287-6719
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Alessandro Marques da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Maria Valéria Pereira de
contributor_str_mv Araújo, Maria Valéria Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Plano de Marketing
Planejamento de Marketing
Pesquisa de Marketing
Marketing plan
Bussiness Model Canvas
Marketing Planning
Marketing Research
Restaurant
topic Plano de Marketing
Planejamento de Marketing
Pesquisa de Marketing
Marketing plan
Bussiness Model Canvas
Marketing Planning
Marketing Research
Restaurant
description O objetivo deste trabalho é apresentar um plano de marketing para o restaurante Enquanto Seu Lobo Não Vem, situado no município de Natal/RN, fomentado em um ferramental administrativo e estratégico, com o intuito de proporcionar à gestão do restaurante uma visão mercadológica profissional para que ela possa tomar decisões com o suporte científico necessário. Fazendo com que assim a empresa se desenvolva de maneira mais assertiva do que a média dos empreendimentos desse porte que não contam com esse tipo de ferramenta administrativa. Espera-se ainda com este estudo que outros empreendedores se motivem à buscar por profissionais de administração, sobretudo os especializados em marketing, para que possam planejar e executar ações deste tipo em seus empreendimentos. Foram utilizadas pesquisas dos tipos exploratória e descritiva, com metodologias qualitativa e quantitativa, com delineamentos de estudo de caso, levantamento e pesquisa de campo. Usando como meios de coleta de dados a observação, questionários, e entrevistas não estruturadas com os gestores da organização. Como resultado deste trabalho obteve-se um plano de marketing construído através do modelo de Marketing Strategy Canvas – MSC, que é baseado no Bussiness Model Canvas.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-25T19:10:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-25T19:10:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-07-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Alessandro Marques da. Enquanto Seu Lobo Não Vem: um plano de marketing. 2022. 37f. Monografia (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48689
identifier_str_mv SILVA, Alessandro Marques da. Enquanto Seu Lobo Não Vem: um plano de marketing. 2022. 37f. Monografia (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Administrativas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48689/2/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48689/1/EnquantoSeuLoboNaoVem_Silva_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
81b2bfb697948cc1dbb35916192a7d59
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117781863268352