Serious games : evolution of applications as a teaching technique for the Lean Construction community

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miron, Luciana Inês Gomes
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Viana, Daniela Dietz, Brandalise, Fernanda Marisa Pasinato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/274383
Resumo: O “International Group for Lean Construction” busca adaptar à indústria de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) uma nova filosofia gerencial. O aprendizado dessa filosofia pode ser apoiado pela utilização de metodologias ativas, especialmente dos jogos didáticos (do inglês “serious games”). Este trabalho teve como objetivo analisar a evolução da aplicação de jogos didáticos como técnica de aprendizagem baseada em classes de problemas, no contexto da comunidade da Construção Enxuta.Foi realizada uma revisão sistemática de literatura e a análise de uma experiência empírica, em uma disciplina de graduação de arquitetura e urbanismo. Os resultados demonstram a evolução do uso dessas técnicas, bem como suas implicações para a formação e treinamento de profissionais da AEC.
id UFRGS-2_8edc1372033c97a11dba785ddfec14c9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274383
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Miron, Luciana Inês GomesViana, Daniela DietzBrandalise, Fernanda Marisa Pasinato2024-03-29T06:19:13Z20241415-8876http://hdl.handle.net/10183/274383001199201O “International Group for Lean Construction” busca adaptar à indústria de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) uma nova filosofia gerencial. O aprendizado dessa filosofia pode ser apoiado pela utilização de metodologias ativas, especialmente dos jogos didáticos (do inglês “serious games”). Este trabalho teve como objetivo analisar a evolução da aplicação de jogos didáticos como técnica de aprendizagem baseada em classes de problemas, no contexto da comunidade da Construção Enxuta.Foi realizada uma revisão sistemática de literatura e a análise de uma experiência empírica, em uma disciplina de graduação de arquitetura e urbanismo. Os resultados demonstram a evolução do uso dessas técnicas, bem como suas implicações para a formação e treinamento de profissionais da AEC.The “International Group for Lean Construction” aims to adopt a new management philosophy for the Architecture, Engineering, and Construction (AEC) industry. Learning this philosophy can be supported by using active methodologies, especially serious games. This work aimed to analyse the evolution of using serious games as a teaching technique based on problem classes, in the context of the Lean Construction community. A literature review and an analysis of an empirical experience were carried out in an architecture and urbanism undergraduate course. The results demonstrate the evolution of the use of these techniques, as well as their implications for the education and training of AEC professionals.application/pdfengAmbiente construído: revista da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. Porto Alegre. Vol. 24 (jan./dez. 2024), e131759, 13 p.JogosConstrução enxutaEnsinoSerious GamesLean ConstructionTeachingActive methodologiesProblem classesSerious games : evolution of applications as a teaching technique for the Lean Construction communityJogos didáticos : evolução de aplicação como técnica de ensino para a comunidade da Construção Enxutainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001199201.pdf.txt001199201.pdf.txtExtracted Texttext/plain64841http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274383/2/001199201.pdf.txtc2333484ea51783ffe91307580d7a862MD52ORIGINAL001199201.pdfTexto completo (inglês)application/pdf451974http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274383/1/001199201.pdf1b513924dd61b3a95d8e3d6e84bcf0d6MD5110183/2743832024-03-30 06:24:35.781255oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274383Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-30T09:24:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Serious games : evolution of applications as a teaching technique for the Lean Construction community
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Jogos didáticos : evolução de aplicação como técnica de ensino para a comunidade da Construção Enxuta
title Serious games : evolution of applications as a teaching technique for the Lean Construction community
spellingShingle Serious games : evolution of applications as a teaching technique for the Lean Construction community
Miron, Luciana Inês Gomes
Jogos
Construção enxuta
Ensino
Serious Games
Lean Construction
Teaching
Active methodologies
Problem classes
title_short Serious games : evolution of applications as a teaching technique for the Lean Construction community
title_full Serious games : evolution of applications as a teaching technique for the Lean Construction community
title_fullStr Serious games : evolution of applications as a teaching technique for the Lean Construction community
title_full_unstemmed Serious games : evolution of applications as a teaching technique for the Lean Construction community
title_sort Serious games : evolution of applications as a teaching technique for the Lean Construction community
author Miron, Luciana Inês Gomes
author_facet Miron, Luciana Inês Gomes
Viana, Daniela Dietz
Brandalise, Fernanda Marisa Pasinato
author_role author
author2 Viana, Daniela Dietz
Brandalise, Fernanda Marisa Pasinato
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miron, Luciana Inês Gomes
Viana, Daniela Dietz
Brandalise, Fernanda Marisa Pasinato
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Construção enxuta
Ensino
topic Jogos
Construção enxuta
Ensino
Serious Games
Lean Construction
Teaching
Active methodologies
Problem classes
dc.subject.eng.fl_str_mv Serious Games
Lean Construction
Teaching
Active methodologies
Problem classes
description O “International Group for Lean Construction” busca adaptar à indústria de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) uma nova filosofia gerencial. O aprendizado dessa filosofia pode ser apoiado pela utilização de metodologias ativas, especialmente dos jogos didáticos (do inglês “serious games”). Este trabalho teve como objetivo analisar a evolução da aplicação de jogos didáticos como técnica de aprendizagem baseada em classes de problemas, no contexto da comunidade da Construção Enxuta.Foi realizada uma revisão sistemática de literatura e a análise de uma experiência empírica, em uma disciplina de graduação de arquitetura e urbanismo. Os resultados demonstram a evolução do uso dessas técnicas, bem como suas implicações para a formação e treinamento de profissionais da AEC.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-29T06:19:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/274383
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-8876
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001199201
identifier_str_mv 1415-8876
001199201
url http://hdl.handle.net/10183/274383
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ambiente construído: revista da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. Porto Alegre. Vol. 24 (jan./dez. 2024), e131759, 13 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274383/2/001199201.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274383/1/001199201.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c2333484ea51783ffe91307580d7a862
1b513924dd61b3a95d8e3d6e84bcf0d6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225115394899968