Serious games : evolution of applications as a teaching technique for the Lean Construction community
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/274383 |
Resumo: | O “International Group for Lean Construction” busca adaptar à indústria de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) uma nova filosofia gerencial. O aprendizado dessa filosofia pode ser apoiado pela utilização de metodologias ativas, especialmente dos jogos didáticos (do inglês “serious games”). Este trabalho teve como objetivo analisar a evolução da aplicação de jogos didáticos como técnica de aprendizagem baseada em classes de problemas, no contexto da comunidade da Construção Enxuta.Foi realizada uma revisão sistemática de literatura e a análise de uma experiência empírica, em uma disciplina de graduação de arquitetura e urbanismo. Os resultados demonstram a evolução do uso dessas técnicas, bem como suas implicações para a formação e treinamento de profissionais da AEC. |
id |
UFRGS-2_8edc1372033c97a11dba785ddfec14c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274383 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Miron, Luciana Inês GomesViana, Daniela DietzBrandalise, Fernanda Marisa Pasinato2024-03-29T06:19:13Z20241415-8876http://hdl.handle.net/10183/274383001199201O “International Group for Lean Construction” busca adaptar à indústria de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) uma nova filosofia gerencial. O aprendizado dessa filosofia pode ser apoiado pela utilização de metodologias ativas, especialmente dos jogos didáticos (do inglês “serious games”). Este trabalho teve como objetivo analisar a evolução da aplicação de jogos didáticos como técnica de aprendizagem baseada em classes de problemas, no contexto da comunidade da Construção Enxuta.Foi realizada uma revisão sistemática de literatura e a análise de uma experiência empírica, em uma disciplina de graduação de arquitetura e urbanismo. Os resultados demonstram a evolução do uso dessas técnicas, bem como suas implicações para a formação e treinamento de profissionais da AEC.The “International Group for Lean Construction” aims to adopt a new management philosophy for the Architecture, Engineering, and Construction (AEC) industry. Learning this philosophy can be supported by using active methodologies, especially serious games. This work aimed to analyse the evolution of using serious games as a teaching technique based on problem classes, in the context of the Lean Construction community. A literature review and an analysis of an empirical experience were carried out in an architecture and urbanism undergraduate course. The results demonstrate the evolution of the use of these techniques, as well as their implications for the education and training of AEC professionals.application/pdfengAmbiente construído: revista da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. Porto Alegre. Vol. 24 (jan./dez. 2024), e131759, 13 p.JogosConstrução enxutaEnsinoSerious GamesLean ConstructionTeachingActive methodologiesProblem classesSerious games : evolution of applications as a teaching technique for the Lean Construction communityJogos didáticos : evolução de aplicação como técnica de ensino para a comunidade da Construção Enxutainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001199201.pdf.txt001199201.pdf.txtExtracted Texttext/plain64841http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274383/2/001199201.pdf.txtc2333484ea51783ffe91307580d7a862MD52ORIGINAL001199201.pdfTexto completo (inglês)application/pdf451974http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274383/1/001199201.pdf1b513924dd61b3a95d8e3d6e84bcf0d6MD5110183/2743832024-03-30 06:24:35.781255oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274383Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-30T09:24:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Serious games : evolution of applications as a teaching technique for the Lean Construction community |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Jogos didáticos : evolução de aplicação como técnica de ensino para a comunidade da Construção Enxuta |
title |
Serious games : evolution of applications as a teaching technique for the Lean Construction community |
spellingShingle |
Serious games : evolution of applications as a teaching technique for the Lean Construction community Miron, Luciana Inês Gomes Jogos Construção enxuta Ensino Serious Games Lean Construction Teaching Active methodologies Problem classes |
title_short |
Serious games : evolution of applications as a teaching technique for the Lean Construction community |
title_full |
Serious games : evolution of applications as a teaching technique for the Lean Construction community |
title_fullStr |
Serious games : evolution of applications as a teaching technique for the Lean Construction community |
title_full_unstemmed |
Serious games : evolution of applications as a teaching technique for the Lean Construction community |
title_sort |
Serious games : evolution of applications as a teaching technique for the Lean Construction community |
author |
Miron, Luciana Inês Gomes |
author_facet |
Miron, Luciana Inês Gomes Viana, Daniela Dietz Brandalise, Fernanda Marisa Pasinato |
author_role |
author |
author2 |
Viana, Daniela Dietz Brandalise, Fernanda Marisa Pasinato |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miron, Luciana Inês Gomes Viana, Daniela Dietz Brandalise, Fernanda Marisa Pasinato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos Construção enxuta Ensino |
topic |
Jogos Construção enxuta Ensino Serious Games Lean Construction Teaching Active methodologies Problem classes |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Serious Games Lean Construction Teaching Active methodologies Problem classes |
description |
O “International Group for Lean Construction” busca adaptar à indústria de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) uma nova filosofia gerencial. O aprendizado dessa filosofia pode ser apoiado pela utilização de metodologias ativas, especialmente dos jogos didáticos (do inglês “serious games”). Este trabalho teve como objetivo analisar a evolução da aplicação de jogos didáticos como técnica de aprendizagem baseada em classes de problemas, no contexto da comunidade da Construção Enxuta.Foi realizada uma revisão sistemática de literatura e a análise de uma experiência empírica, em uma disciplina de graduação de arquitetura e urbanismo. Os resultados demonstram a evolução do uso dessas técnicas, bem como suas implicações para a formação e treinamento de profissionais da AEC. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-29T06:19:13Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/274383 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1415-8876 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001199201 |
identifier_str_mv |
1415-8876 001199201 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/274383 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Ambiente construído: revista da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. Porto Alegre. Vol. 24 (jan./dez. 2024), e131759, 13 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274383/2/001199201.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274383/1/001199201.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c2333484ea51783ffe91307580d7a862 1b513924dd61b3a95d8e3d6e84bcf0d6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225115394899968 |