Ocupar a escola : alargar o presente da educação ao considerar a diversidade sócio-cultural na gestão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Eduardo Hernandes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/127962
Resumo: Este trabalho resulta de minhas experiências nos Estágios de Docência em Ciências Sociais I e II realizados na Escola Apeles Porto Alegre no ano de 2014. Na escola encontramos muitos problemas e dificuldades. Problemas estruturais de precarização e desvalorização da educação; dificuldades que resultam do descompasso entre perspectivas pedagógicas ultrapassadas e culturas juvenis dinâmicas; impasses que provem da aderência a uma perspectiva de saber abstrata e separada em disciplinas estanques. Porém este artigo visa pensar as possibilidades. Por meio de obervações participantes, diálogos e entrevistas com atores escolares pensar: O que é possível fazer com o que temos? Enquanto buscamos algo melhor. Propõe-se aqui pensar as possibilidade de alargamento do presente da escola, incluindo saberes, experiências e relações que chegam a escola através de educandos, professores e funcionários e hoje estão ausentes nos planejamentos. Como fecundar os currículos com a energia, criatividade e expressividade das juventudes? Quais as latências existentes na escola nos permitem dialogar com os conceitos e teorias das Ciências Sociais? Por fim apresentamos projetos em andamento no Apeles em busca de tornar essas provocações ações.
id UFRGS-2_8eeb20d2fc97893966802747657c2354
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/127962
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dutra, Eduardo HernandesAlves, Caleb Faria2015-10-22T02:41:35Z2015http://hdl.handle.net/10183/127962000974247Este trabalho resulta de minhas experiências nos Estágios de Docência em Ciências Sociais I e II realizados na Escola Apeles Porto Alegre no ano de 2014. Na escola encontramos muitos problemas e dificuldades. Problemas estruturais de precarização e desvalorização da educação; dificuldades que resultam do descompasso entre perspectivas pedagógicas ultrapassadas e culturas juvenis dinâmicas; impasses que provem da aderência a uma perspectiva de saber abstrata e separada em disciplinas estanques. Porém este artigo visa pensar as possibilidades. Por meio de obervações participantes, diálogos e entrevistas com atores escolares pensar: O que é possível fazer com o que temos? Enquanto buscamos algo melhor. Propõe-se aqui pensar as possibilidade de alargamento do presente da escola, incluindo saberes, experiências e relações que chegam a escola através de educandos, professores e funcionários e hoje estão ausentes nos planejamentos. Como fecundar os currículos com a energia, criatividade e expressividade das juventudes? Quais as latências existentes na escola nos permitem dialogar com os conceitos e teorias das Ciências Sociais? Por fim apresentamos projetos em andamento no Apeles em busca de tornar essas provocações ações.This paper is the result of my experiences in Teaching Internship in Social Sciences I and II, made in the School Apelles Porto Alegre in the year 2014. At school we found many problems and difficulties. Structural problems of precariousness and devaluation of education; difficulty resulting from the mismatch between outdated pedagogical perspectives and dynamic youth cultures; impasses that comes from the adherence to a perspective of knowledge that is abstract and separated into tigth disciplines. However, this article aims to think the possibilities. Through participant observations, dialogues and interviews with school players to think: What you can do with what we have? As we seek something better. We propose to think the possibility of enlarging schools present, including knowledges, experiences and relationships that come to school with students, faculty and staff and are now absent in planning. How to fertilize the curriculum with the energy, creativity and expressivity of the youth? What existing latencies in school allow us to engage with the concepts and theories of the social sciences? Finally we present ongoing projects in Apeles in the pursuit of making these provocations actions.application/pdfporEducação : AdolescenteDiversidade socialDiversidade cultural : EducaçãoGestão pedagógica da escolaSociologyEducationArtistic teachingYouthOcupar a escola : alargar o presente da educação ao considerar a diversidade sócio-cultural na gestão escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2015Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000974247.pdf000974247.pdfTexto completoapplication/pdf726716http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127962/1/000974247.pdf62bdeca25424381060f4a545149c89c3MD51TEXT000974247.pdf.txt000974247.pdf.txtExtracted Texttext/plain72925http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127962/2/000974247.pdf.txtd7ce104269455d10309651019a6aed8dMD52THUMBNAIL000974247.pdf.jpg000974247.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1280http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127962/3/000974247.pdf.jpg63f21f7a000757c45e203910e5784a0fMD5310183/1279622018-10-24 08:58:53.611oai:www.lume.ufrgs.br:10183/127962Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T11:58:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ocupar a escola : alargar o presente da educação ao considerar a diversidade sócio-cultural na gestão escolar
title Ocupar a escola : alargar o presente da educação ao considerar a diversidade sócio-cultural na gestão escolar
spellingShingle Ocupar a escola : alargar o presente da educação ao considerar a diversidade sócio-cultural na gestão escolar
Dutra, Eduardo Hernandes
Educação : Adolescente
Diversidade social
Diversidade cultural : Educação
Gestão pedagógica da escola
Sociology
Education
Artistic teaching
Youth
title_short Ocupar a escola : alargar o presente da educação ao considerar a diversidade sócio-cultural na gestão escolar
title_full Ocupar a escola : alargar o presente da educação ao considerar a diversidade sócio-cultural na gestão escolar
title_fullStr Ocupar a escola : alargar o presente da educação ao considerar a diversidade sócio-cultural na gestão escolar
title_full_unstemmed Ocupar a escola : alargar o presente da educação ao considerar a diversidade sócio-cultural na gestão escolar
title_sort Ocupar a escola : alargar o presente da educação ao considerar a diversidade sócio-cultural na gestão escolar
author Dutra, Eduardo Hernandes
author_facet Dutra, Eduardo Hernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Eduardo Hernandes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, Caleb Faria
contributor_str_mv Alves, Caleb Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação : Adolescente
Diversidade social
Diversidade cultural : Educação
Gestão pedagógica da escola
topic Educação : Adolescente
Diversidade social
Diversidade cultural : Educação
Gestão pedagógica da escola
Sociology
Education
Artistic teaching
Youth
dc.subject.eng.fl_str_mv Sociology
Education
Artistic teaching
Youth
description Este trabalho resulta de minhas experiências nos Estágios de Docência em Ciências Sociais I e II realizados na Escola Apeles Porto Alegre no ano de 2014. Na escola encontramos muitos problemas e dificuldades. Problemas estruturais de precarização e desvalorização da educação; dificuldades que resultam do descompasso entre perspectivas pedagógicas ultrapassadas e culturas juvenis dinâmicas; impasses que provem da aderência a uma perspectiva de saber abstrata e separada em disciplinas estanques. Porém este artigo visa pensar as possibilidades. Por meio de obervações participantes, diálogos e entrevistas com atores escolares pensar: O que é possível fazer com o que temos? Enquanto buscamos algo melhor. Propõe-se aqui pensar as possibilidade de alargamento do presente da escola, incluindo saberes, experiências e relações que chegam a escola através de educandos, professores e funcionários e hoje estão ausentes nos planejamentos. Como fecundar os currículos com a energia, criatividade e expressividade das juventudes? Quais as latências existentes na escola nos permitem dialogar com os conceitos e teorias das Ciências Sociais? Por fim apresentamos projetos em andamento no Apeles em busca de tornar essas provocações ações.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-10-22T02:41:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/127962
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000974247
url http://hdl.handle.net/10183/127962
identifier_str_mv 000974247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127962/1/000974247.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127962/2/000974247.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127962/3/000974247.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 62bdeca25424381060f4a545149c89c3
d7ce104269455d10309651019a6aed8d
63f21f7a000757c45e203910e5784a0f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224491821432832