Diversidade cultural religiosa na cultura da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cecchetti, Elcio
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91839
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação
id UFSC_07a955f6358673e08b2c59f6f769631f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91839
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaCecchetti, ElcioCardoso, Terezinha Maria2012-10-24T03:04:39Z2012-10-24T03:04:39Z20082008259518http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91839Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em EducaçãoA pesquisa Diversidade Cultural Religiosa na Cultura da Escola tem por objetivo compreender como acontecem as interações e relações entre as diferentes identidades religiosas na cultura de uma escola pública da cidade de Florianópolis/SC. Entende Diversidade Cultural como os conjuntos de símbolos e significados peculiares construídos por cada sujeito/grupo social, através do tempo e do espaço, que servem de referência para a configuração de identidades pessoais e coletivas. Concebe o humano como um ser sócio-histórico-cultural, que constrói sua(s) identidade(s) a partir das relações de poder e estratégias de resistência, num processo de apropriação/produção das culturas. Compreende cultura da escola como amálgama dos imperativos da cultura escolar, da influência da conjuntura histórica, geográfica, social e cultural do contexto na qual a escola está situada e da teia de significados tecidos no cotidiano pela trama das relações entre seus sujeitos. Utilizando a etnografia como metodologia, esta investigação possibilita entrever as dificuldades da cultura da escola em respeitar e acolher positivamente as diversas identidades religiosas, com seus muitos olhares, rostos, nomes, textos, ritos e símbolos. O não reconhecimento da diversidade cultural religiosa e a naturalização de preconceitos que legitimam processos de exclusão e desigualdade evidenciam a necessidade da escola se desprender da perspectiva monocultural, integrando a diversidade de culturas e os diferentes sujeitos sócio-histórico-culturais presentes em seu contexto. A escola está sendo desafiada a abrir espaços para a alteridade, modificando os ritos, ritmos e processos que colaboram para a manutenção dos rótulos e estereótipos perante as crenças afro-brasileiras e pentecostais. O desafio é buscar outra forma de relacionamento com a diversidade cultural que permita compreendê-las em suas bases lógicas e epistemológicas. Um pensamento que afirme a existência de diversas racionalidades, todas legítimas e constituídas por sujeitos no seio de suas culturas, abrindo possibilidades para diálogos e interações positivas entre elas. The research Religious Cultural Diversity in the Culture of the School has the goal to understand the way happen the interactions and relations between the different religious identities in the culture of a public school from Florianópolis, Santa Catarina. It understands Diversity Cultural as the sets of symbols and peculiar meanings constructed by each citizen/social group, through the time and the space that serve as a reference for the configuration of personal and collective identities. The human being is conceived as a social, historical and cultural being that constructs his/her identity from the relations of power and strategies of resistance in an appropriation process/production of cultures. It understands the culture of the school as amalgam of the imperatives of the school culture, of the influence of historical, geographic, social and cultural from the context in which the school is situated and the relations among the citizens. Using the ethnography as methodology, this investigation allows seeing indistinctly the difficulties of the culture of the school in respecting and receiving the diverse religious identities positively, with its many looks, faces, names, texts, rites and symbols. The non recognition of the religious cultural diversity and the naturalization of preconceptions that legitimize processes of exclusion and inequality evidence the necessity of the school disconnect itself from the monoculture perspective, integrating the diversity of cultures and the different social, historical and cultural citizens present in its context. The school is being defied to open spaces for changing's, modifying the rites, rhythms and processes that collaborate for the maintenance of the labels and stereotypes facing the afro-Brazilians and Pentecostals beliefs. The challenge is to search another form of relationship with the cultural diversity that allows understanding them in its logical and epistemological bases. A thought that affirms the existence of diverse rationalities, all legitimated and constituted by citizens in their cultures, opening positive possibilities for dialogs and interactions among them.porFlorianópolis, SCEducaçãoDiversidade culturalReligiaoPreconceitos e antipatiasDiversidade cultural religiosa na cultura da escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL259518.pdfapplication/pdf1220191https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91839/1/259518.pdf4b79cbd66d041bd500196277ba43dbc6MD51TEXT259518.pdf.txt259518.pdf.txtExtracted Texttext/plain494013https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91839/2/259518.pdf.txt00e027e2f41fe71bfddfc5b1157b9d16MD52THUMBNAIL259518.pdf.jpg259518.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1156https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91839/3/259518.pdf.jpgea29640c15b6da2fcd46b8be0f648dbcMD53123456789/918392013-05-01 16:04:35.544oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91839Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T19:04:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diversidade cultural religiosa na cultura da escola
title Diversidade cultural religiosa na cultura da escola
spellingShingle Diversidade cultural religiosa na cultura da escola
Cecchetti, Elcio
Educação
Diversidade cultural
Religiao
Preconceitos e antipatias
title_short Diversidade cultural religiosa na cultura da escola
title_full Diversidade cultural religiosa na cultura da escola
title_fullStr Diversidade cultural religiosa na cultura da escola
title_full_unstemmed Diversidade cultural religiosa na cultura da escola
title_sort Diversidade cultural religiosa na cultura da escola
author Cecchetti, Elcio
author_facet Cecchetti, Elcio
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Cecchetti, Elcio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cardoso, Terezinha Maria
contributor_str_mv Cardoso, Terezinha Maria
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Educação
Diversidade cultural
Religiao
Preconceitos e antipatias
topic Educação
Diversidade cultural
Religiao
Preconceitos e antipatias
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação
publishDate 2008
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-24T03:04:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-24T03:04:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91839
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 259518
identifier_str_mv 259518
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91839/1/259518.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91839/2/259518.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91839/3/259518.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4b79cbd66d041bd500196277ba43dbc6
00e027e2f41fe71bfddfc5b1157b9d16
ea29640c15b6da2fcd46b8be0f648dbc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805419759501312