Patrimônio cultural no ensino de artes visuais : uma observação em livros didáticos de arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa, Elanne de Freitas
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/231349
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso, tem como temática o patrimônio cultural e suas abordagens no livro didático de Artes Visuais. A motivação para este trabalho surge de estudos realizados em disciplinas que abordaram o tema e da inquietação acerca de sua presença em livros didáticos disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro e do Material didático - PNLD, para as escolas públicas brasileiras. Para sua efetivação foi realizado um levantamento teórico a fim de apreender conceitos relacionados ao tema. A seguir, foi realizada uma observação em livros didáticos de Arte disponibilizados pelo PNLD 2020, a fim de verificar de que modo a temática está presente em tais produções bibliográficas. Desta observação, conclui-se que a temática ainda é tema incipiente, visto que não está presente em todas as publicações. Além disso, naquelas onde aparece é abordada de modo superficial e restrito a circuitos e produções legitimadas. Conclui-se, ainda, a importância do docente em expandir as proposições apresentadas pelos livros didáticos, a partir de recursos que abordam o tema, tais como jogos e outros materiais.
id UFRGS-2_8eee77b7a236a9d233e48b23c028fb98
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231349
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pessoa, Elanne de FreitasWeber, Dorcas Janice2021-10-27T04:26:44Z2021http://hdl.handle.net/10183/231349001132959Este trabalho de conclusão de curso, tem como temática o patrimônio cultural e suas abordagens no livro didático de Artes Visuais. A motivação para este trabalho surge de estudos realizados em disciplinas que abordaram o tema e da inquietação acerca de sua presença em livros didáticos disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro e do Material didático - PNLD, para as escolas públicas brasileiras. Para sua efetivação foi realizado um levantamento teórico a fim de apreender conceitos relacionados ao tema. A seguir, foi realizada uma observação em livros didáticos de Arte disponibilizados pelo PNLD 2020, a fim de verificar de que modo a temática está presente em tais produções bibliográficas. Desta observação, conclui-se que a temática ainda é tema incipiente, visto que não está presente em todas as publicações. Além disso, naquelas onde aparece é abordada de modo superficial e restrito a circuitos e produções legitimadas. Conclui-se, ainda, a importância do docente em expandir as proposições apresentadas pelos livros didáticos, a partir de recursos que abordam o tema, tais como jogos e outros materiais.application/pdfporPatrimônio culturalEducação patrimonialLivro didáticoArtes visuaisPatrimônio cultural no ensino de artes visuais : uma observação em livros didáticos de arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2021Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132959.pdf.txt001132959.pdf.txtExtracted Texttext/plain79930http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231349/2/001132959.pdf.txt18e19637b91703bccba8d4bb8f413623MD52ORIGINAL001132959.pdfTexto completoapplication/pdf7739921http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231349/1/001132959.pdfa815ea78e785de229a0fb1a8210971e7MD5110183/2313492023-05-05 03:22:22.50596oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231349Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-05T06:22:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Patrimônio cultural no ensino de artes visuais : uma observação em livros didáticos de arte
title Patrimônio cultural no ensino de artes visuais : uma observação em livros didáticos de arte
spellingShingle Patrimônio cultural no ensino de artes visuais : uma observação em livros didáticos de arte
Pessoa, Elanne de Freitas
Patrimônio cultural
Educação patrimonial
Livro didático
Artes visuais
title_short Patrimônio cultural no ensino de artes visuais : uma observação em livros didáticos de arte
title_full Patrimônio cultural no ensino de artes visuais : uma observação em livros didáticos de arte
title_fullStr Patrimônio cultural no ensino de artes visuais : uma observação em livros didáticos de arte
title_full_unstemmed Patrimônio cultural no ensino de artes visuais : uma observação em livros didáticos de arte
title_sort Patrimônio cultural no ensino de artes visuais : uma observação em livros didáticos de arte
author Pessoa, Elanne de Freitas
author_facet Pessoa, Elanne de Freitas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessoa, Elanne de Freitas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Weber, Dorcas Janice
contributor_str_mv Weber, Dorcas Janice
dc.subject.por.fl_str_mv Patrimônio cultural
Educação patrimonial
Livro didático
Artes visuais
topic Patrimônio cultural
Educação patrimonial
Livro didático
Artes visuais
description Este trabalho de conclusão de curso, tem como temática o patrimônio cultural e suas abordagens no livro didático de Artes Visuais. A motivação para este trabalho surge de estudos realizados em disciplinas que abordaram o tema e da inquietação acerca de sua presença em livros didáticos disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro e do Material didático - PNLD, para as escolas públicas brasileiras. Para sua efetivação foi realizado um levantamento teórico a fim de apreender conceitos relacionados ao tema. A seguir, foi realizada uma observação em livros didáticos de Arte disponibilizados pelo PNLD 2020, a fim de verificar de que modo a temática está presente em tais produções bibliográficas. Desta observação, conclui-se que a temática ainda é tema incipiente, visto que não está presente em todas as publicações. Além disso, naquelas onde aparece é abordada de modo superficial e restrito a circuitos e produções legitimadas. Conclui-se, ainda, a importância do docente em expandir as proposições apresentadas pelos livros didáticos, a partir de recursos que abordam o tema, tais como jogos e outros materiais.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-27T04:26:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/231349
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001132959
url http://hdl.handle.net/10183/231349
identifier_str_mv 001132959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231349/2/001132959.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231349/1/001132959.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 18e19637b91703bccba8d4bb8f413623
a815ea78e785de229a0fb1a8210971e7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224614739705856